200 mil vagas abertas pelo Programa Educar para Trabalhar, na Bahia, que oferece cursos gratuitos e online (EAD) de Qualificação Profissional
Foi lançado ontem (21/07), pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o edital do Programa Educar para Trabalhar, que oferece 200 mil vagas de cursos gratuitos e online de Qualificação Profissional nas áreas de petróleo e gás, tecnologia, administração, construção civil e mais! Veja a seguir como garantir a sua!
Leia também
- 79 vagas de emprego para trabalhar na fábrica da multinacional General Electric Renewable hoje, 22 de abril
- Multinacional abre mais de 500 vagas de emprego home office para trabalhar no conforto de casa em qualquer lugar do Brasil; salário de até R$ 12 mil!
- General Electric Renewable está fabricando a maior e mais poderosa turbina eólica do mundo para ser instalada no maior parque eólico offshore em 2023
- Após Chevrolet, Ford e Volkswagen, a multinacional Fiat suspende produção de veículos em sua fábrica e põe 1900 funcionários de férias coletiva
Estudantes matriculados em 2020/2021 nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual de ensino, bem como o egresso dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual de ensino, que tenha concluído o curso técnico entre 2017 e 2019, deverão realizar a inscrição no período de 26 de abril a 1º de maio.
Já os estudantes matriculados em 2020/2021 no Ensino Médio regular da rede pública estadual de ensino deverão realizar a inscrição no período de 2 a 5 de maio.
- Fiocruz libera inscrições para cursos 100% EAD, gratuitos e com certificado! Há chances na Fundação Oswaldo Cruz em várias áreas sem que haja necessidade de prova para participar
- Como transformar sua carreira em menos de dois anos? O SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos! Veja como participar do processo seletivo
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
- Que tal um curso gratuito de casa com R$ 2 mil no bolso? Ministério da Cultura oferece 1.000 vagas com bolsa em escrita literária!
O processo de seleção dos candidatos inscritos será feito por Sorteio Eletrônico, no dia 6 de maio. A listagem com o resultado parcial do processo de seleção com a indicação dos nomes dos classificados será divulgada na mesma data do sorteio e o resultado final, no dia 9 de maio, ambos no Portal da Educação.
A matrícula será realizada no período de 10 a 16 de maio. Os cursos terão duração média de três meses e serão distribuídos em três entradas. As aulas da primeira entrada serão iniciadas no dia 17 de maio; as da segunda entrada, no dia 5 de julho; e as da terceira entrada, no dia 30 de agosto.
Confira abaixo os principais requisitos para concorrer a uma das 200 mil vagas no estado da Bahia
- Ser residente e domiciliado no Estado da Bahia
- Possuir registro de matrícula junto à SEC
- Possuir Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) válido
- Ser estudante regularmente matriculado no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021 e possuir frequência neste ano letivo
- Ser egresso de curso da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual, no período de 2017 a 2019
- Possuir documentação pessoal atualizada junto à unidade escolar na qual está ou esteve matriculado.
Sobre os cursos gratuitos e online (EAD) de Qualificação Profissional
As vagas estão distribuídas em 11 Eixos Tecnológicos e 44 cursos de Qualificação Profissional ou de Formação Inicial e Continuada (FIC), em um total de 3.567 turmas.
Dentre os cursos ofertados, destacam-se: Administrador de Banco de Dados; Auxiliar de Laboratório de Microbiologia; Bovinocultor de Corte; Confeiteiro; Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos; Desenhista da Construção Civil; Montador e Reparador de Microcomputadores; Operador em Petróleo e Gás; Padeiro; Programador Web; Recepcionista em Serviços de Saúde; e Vitrinista; dentre outros. A relação completa dos cursos se encontra no edital.
Inscrição: As inscrições serão gratuitas e realizadas no período de 26 de abril a 5 de maio, exclusivamente por meio de formulário eletrônico e questionário socioeconômico, disponíveis no Portal da Educação, neste link.