A FUP (Federação Única dos Petroleiros), representante da maior parte dos empregados da Petrobras, informou que essa seria “a melhor opção”
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) indicou aos seus sindicatos a aprovação do acordo coletivo de trabalho (ACT) negociado com a Petrobras. Pela proposta, o salário não será reajustado até agosto de 2021. Em contrapartida, a estatal garante que não vai demitir qualquer funcionário sem justa causa até 31 de agosto de 2022.
Veja ainda outras notícias:
- 630 empregos diretos e indiretos em nova fábrica da JBS, a empresa que superou a Petrobras em receita. Unidade em SP será inaugurada em 2021
- O plano de recuperação sustentável do Brasil pode impulsionar a economia, criar empregos e reduzir as emissões de gases tóxicos
- Construção Civil – o setor é responsável pela alta na oferta de vagas de emprego e contratações em Minas Gerais e Tocantins
A indicação de aprovação do ACT partiu do conselho deliberativo da federação e vai ser apresentada aos empregados, por meio de assembleias promovidas pelos sindicatos filiados, para que votem pela sua aprovação ou não. A avaliação da FUP ao analisar a última contraproposta da empresa é que, diante da crise e também das condições trabalhistas impostas pela nova legislação, a melhor opção seria fechar o acordo.
“Sabíamos que as negociações com a atual gestão da Petrobras seriam difíceis, não apenas pela dificuldade de mobilizar nossos trabalhadores e nossas trabalhadoras por causa da covid-19, mas pelo próprio contexto político e econômico do País”, afirmou o coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, em comunicado da federação.
-
Brasil reforça soberania e libera exploração de petróleo em áreas inéditas do pré-sal
-
Albert Manifold assume BP com promessa de simplificar portfólio e acelerar estratégia voltada ao petróleo
-
Produção de petróleo e gás ganha novas regras do CNPE e ANP, prorroga contratos de partilha no Brasil e fortalece investimentos com mais segurança e previsibilidade
-
Produção de petróleo no Brasil cai em agosto, mas campo de Búzios assume liderança histórica no setor energético
Mediante acordo, os salários serão reajustados apenas em setembro de 2021, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPC); um grupo de discussão será formado para definir as regras do teletrabalho; e a empresa se comprometeu a negociar as condições de pagamento da participação nos lucros e resultados (PLR) de 2021, incorporado no ano passado a um novo regime de remuneração, o Programa de Prêmio por Performance (PPP). A Federação informou ainda negociações relativas à assistência média, benefício-farmácia e vale-refeição.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.