O enorme navio Ship ONE Apus, que é coordenado pelas empresas ONE e NYK, foi vítima de um infortúnio, causado por uma tempestade no Oceano Pacífico, na rota entre Estados Unidos e China, no dia 30 de novembro mais de mil contêineres cairam em alto mar.
Devido a tempestade, com ondas altas e ventos muito fortes, o navio cargueiro acabou por ter sua carga arremessada, e até então, as empresas fizeram um levantamento de pelo menos 1.816 contêineres no mar, dentre elas, 64 estão contendo cargas perigosas.
Leia também
Logo após a tempestade, o navio cargueiro alterou sua rota, com destino ao Japão, para correção da carga, e avaliação dos danos e perdas em um montante de reais em carga no mar, e assim também a garantia de segurança de toda a tripulação.
Além dos contêineres ao mar, após tempestade, contêineres abordo também estão danificados
Em decorrência da tempestade, fora os 1.816 contêineres que caíram no mar, existem outras centenas de contêineres no navio que estão danificados, com suas cargas contidas neles, danificadas parcialmente ou totalmente, o que resulta numa perda drástica.
- Gigante Embraer choca o mercado internacional ao quebrar recordes com a venda de dezenas de aeronaves militares em apenas 30 dias, colocando o Brasil no centro das atenções globais
- Ponte gigantesca, mais alta que a Torre Eiffel, suspensa a 343 metros do solo, revoluciona engenharia e reduz emissões de carbono
- Vale revoluciona o mercado! Gigante brasileira anuncia construção da maior fábrica de cimento sustentável do planeta, transformando rejeitos de mineração em inovação ambiental
- A maior fazenda vertical urbana da América Latina fica no Brasil! Conheça a Pink Farms e veja como ela está mudando a produção de alimentos
Esse é considerado até então o segundo maior acidente com navios de transporte de contêineres, desde o naufrágio do MOL Comfort, no ano de 2013, quando o navio se partiu ao meio. Nesse infortúnio foram perdidos mais de 4.300 contêineres.
Navio enfrenta tempestade próximo ao Noroeste do Havaí
O navio estava em passagem de Yantian, China para Long Beach nos EUA, aproximadamente 1600 NM a noroeste do Havaí, quando se encontrou com uma violenta tempestade, produzindo ventos muito fortes e ondas muito altas, que fizeram o ONE Apus revirar fortemente, resultando assim no deslocamento dos contêineres perdidos e danificados.
Uma notificação foi enviada ao JRCC em Honolulu e Guam com avisos de navegação marítima posteriormente transmitidos. As primeiras investigações a bordo do ONE Apus determinaram que os compartimentos de contêiner impactados permaneceram inseguros para inspeções próximas.