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Yamaha XTZ 750 Super Ténéré 1993 com motor bicilíndrico em linha de 749cc, faz 100 km/h em impressionantes 4,9 segundos

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 30/06/2025 às 09:41
Yamaha XTZ 750 Super Ténéré 1993: A História Cronológica da Lenda do Paris-Dakar
Yamaha XTZ 750 Super Ténéré 1993: A História Cronológica da Lenda do Paris-Dakar
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Robusta, potente e com um visual que marcou época, a Yamaha XTZ 750 Super Ténéré 1993 é uma das motos mais icônicas já vendidas no país, um verdadeiro “trator de duas rodas” que nasceu nas pistas do deserto.

A Yamaha XTZ 750 Super Ténéré 1993 é mais do que uma motocicleta; é uma lenda sobre rodas. Inspirada nas máquinas que dominaram o Rali Paris-Dakar, ela chegou ao Brasil trazendo o espírito de aventura das grandes competições off-road para as ruas e estradas do país.

Com seu imponente motor de dois cilindros, suspensão de longo curso e um design inconfundível, a Super Ténéré se tornou um objeto de desejo e um símbolo de robustez. Hoje, mais de 30 anos após seu lançamento, ela continua a ser uma moto cobiçada por colecionadores e entusiastas.

As primeiras Yamaha XTZ 750 Ténéré (1983-1988)

A história da linhagem Ténéré começa muito antes do modelo 750. A primeira motocicleta com esse nome foi lançada pela Yamaha em 1983: a famosa Ténéré 600. Ela era equipada com um motor de um cilindro e um farol único, estabelecendo a base para a reputação de robustez da família.

Em 1988, a Yamaha apresentou a segunda geração, a Ténéré 600Z. Este modelo trouxe uma das características visuais mais marcantes da linha: o farol duplo arredondado. No mesmo ano, no Salão de Paris, a Yamaha apresentou o protótipo da moto que se tornaria a Super Ténéré 750, sinalizando uma revolução em desempenho e tecnologia.

O auge no deserto: o lançamento da Super Ténéré e o domínio no rali (1989-1997)

Yamaha XTZ 750 Super Ténéré 1993 com motor bicilíndrico em linha de 749cc, faz 100 km/h em impressionantes 4,9 segundos

A Yamaha XTZ 750 Super Ténéré foi oficialmente lançada e comercializada na Europa entre 1989 e 1997. Seu nome e sua concepção estão diretamente ligados às competições. “Ténéré” é uma referência a uma das etapas mais desafiadoras do Rali Paris-Dakar, no Deserto do Saara. A moto de rua foi inspirada no protótipo de competição da Yamaha que venceu o rali por sete vezes, um feito que cimentou sua imagem de máquina de aventura.

A própria sigla XTZ, conforme a nomenclatura da Yamaha, reforça essa vocação: o “X” significa fora de estrada, o “T” representa seu motor quatro tempos e o “Z” indica seu visual mais esportivo, consolidando-a na categoria “Touring Trail”.

O modelo de 1993 em detalhes: o coração e a estrutura da lenda

A Yamaha XTZ 750 Super Ténéré 1993 representa o auge dessa geração. O que a fazia um “trator de duas rodas” era seu impressionante motor: um bicilíndrico em linha de 749cc, com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC). Uma de suas maiores inovações, segundo a própria Yamaha, era o uso do sistema Gênesis, com cinco válvulas por cilindro, totalizando dez válvulas.

Alimentado por dois carburadores da marca Mikuni, o motor entregava 69 cavalos de potência e 6,8 kgf.m de torque. Esse conjunto, acoplado a um câmbio de cinco marchas, era capaz de levar a moto de 0 a 100 km/h em impressionantes 4,9 segundos, com uma velocidade máxima que podia chegar a 190 km/h.

A ciclística foi construída para ser uma verdadeira moto de uso misto. O chassi do tipo berço duplo em aço garantia a resistência para o off-road. O conjunto de suspensão era um de seus grandes destaques, com um garfo telescópico de 235 mm de curso na dianteira e um monoamortecedor de 240 mm de curso na traseira. As rodas raiadas, com aro 21 na frente e 17 atrás, completavam o pacote trail. O sistema de freios já contava com disco duplo na dianteira e disco simples na traseira, com pinças da marca Nissin.

A experiência ao longo dos anos: o veredito dos proprietários

Quem pilota uma Super Ténéré destaca, acima de tudo, o conforto. A posição de pilotagem é ereta e relaxada, e o banco é largo e macio. A carenagem frontal, com seu para-brisa, oferece uma boa proteção contra o vento, tornando-a uma excelente moto para viajar.

No entanto, a moto tem suas particularidades. Uma crítica comum é a vibração em altas velocidades, acima de 120 km/h, uma característica do seu motor. Outro ponto de atenção, hoje em dia, é a dificuldade para encontrar algumas peças de reposição originais, como carenagens e faróis, o que é esperado para uma moto com mais de 30 anos. O painel, totalmente analógico, também não possui marcador de combustível.

O valor de um ícone em 2025: quanto custa a Super Ténéré hoje?

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Definir o preço de uma Yamaha XTZ 750 Super Ténéré 1993 hoje é uma tarefa complexa. A Tabela FIPE indica um valor de referência em torno de R$ 19.300, mas esse número é apenas simbólico.

O que realmente define o preço de uma moto tão rara e icônica é o seu estado de conservação. Um exemplar totalmente original e bem cuidado, como o apresentado no teste, é uma obra de arte e pode valer muito mais no mercado de colecionadores. Encontrar uma em bom estado é cada vez mais difícil, o que a torna um verdadeiro tesouro para quem a possui.

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José Bassan
José Bassan
05/07/2025 14:54

Sou proprietário de uma zxt 750 super tenere ano 1993 na cor preta. É uma excelente moto e temos uma lista com peças de reposição compatíveis ( nao originais) de outros modelos. A moto vale cada centavos nao deixando a desejar para as motos atuais.

José
José
30/06/2025 22:14

Cara, o vídeo que você colocou no finalzinho da matéria é da exemplar do meu pai. Honrado demais. Muito obrigado!!

Ruben Pfundner
Ruben Pfundner
30/06/2025 10:37

Essa é do tempo que fabricavam motos, e existiam motociclistas para pilotá-las!! Bons tempos!!!! Sou motociclista à 40 anos!!! Compraria fácil uma dessas comparado à todas as 750 do mercado atual!!

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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