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XRE 190 elétrica? Nova moto elétrica do Grupo Multi chega ao Brasil com autonomia de 100km

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 01/08/2024 às 00:39
Atualizado em 06/08/2024 às 18:06
XRE 190 elétrica? Nova moto elétrica da Multilaser chega ao Brasil com autonomia de 150 km e velocidade máxima de 120 km/h
Foto: Divulgação/Watts

A nova moto elétrica do Watts, especialista em mobilidade elétrica do Grupo Multi, chega ao mercado com um design muito semelhante ao da famosa Honda XRE 190. A nova motocicleta incorpora diversas tecnologias avançadas e tem o potencial de gerar mudanças no setor de motos elétricas.

A nova moto elétrica W-Trail está prestes a revolucionar o mercado brasileiro. Lançada há alguns meses pela Watts, marca do grupo Multi, esta moto tem atraído atenção não apenas pela sua ficha técnica, mas também pelo design que lembra a famosa XRE 190. Com tecnologia avançada, a W-Trail promete transformar o segmento de motos elétricas no Brasil.

Diferenciais da nova moto elétrica semelhante à XRE 190

A nova moto elétrica da Watts conta com rodas maiores, maior curso de suspensão, além, claro, do novo visual aventureiro. Inclusive, a novidade se parece muito com uma Honda XRE 190. Ao que tudo indica, o lançamento teve origem na marca chinesa Velimotor, mais precisamente no modelo VMX10S.

Seu motor elétrico central fornece potência máxima de 12.000W, tem torque de 380 N.m e é capaz de atingir até 100 km/h – equivalente a uma moto à combustão de 200cc. A bateria de lítio de 72V e 58AH oferece uma das maiores autonomias do mercado: até 100 km. Outra novidade está na possibilidade de recarregá-la também estações para carros elétricos, onde é possível atingir 100% do nível em até 3 horas – a bateria portátil segue permitindo que as cargas sejam completadas em qualquer tomada convencional.

A moto elétrica W-Trail da Watts possui semelhanças estéticas inegáveis com a moto da Honda. Entre elas, farol em formato de escudo, a pequena carenagem ao redor, assim como o acampamento do pontiagudo bico, que avança cerca de 20 centímetros sobre a roda.

Comprimento x Largura x Altura (mm)2.130mm x 820mm x 1.160mm
Potência do motor (W)Motor central com corrente -Nominal: 4.000W / Máxima: 12.000W
Velocidade máxima até (km/h)100km/h
Tempo de 0 a 60 km/h5,5 segundos
Torque (N.m.)Máximo de 380 N.m.
Automonia (km)100km
Aceita duas bateriasNão
Carregador72V22AH ON BOARD
Tempo carregamentoAté 3 horas em 220v ou wall box
Peso sem bateria (kg)115kg
Peso por bateria (kg)34 kg
Peso suportado (kg)150kg
Transporta carga até25kg
Distância entre banco e solo (mm)900mm
BateriaLitio 72V – 58AH
Iluminação em LEDSim
Painel digitalSim. 4 polegadas
Freiospainecone
Resistente à águaSim
Zero emissão de ruídoSim
Carregador USBSim
Carregador USB-CNão
Sistema de réSim
Piloto automáticoNão
Transmissão automáticaSim
Amortecedor traseiro monolinkSim. Com ajuste de altura
Suspensão dianteira invertidaSim. Com curso de 190mm
Porta luvasNão
Pneus19″ e 18″ – Fr: 90/90-19 Tr: 4.60-18
Garantia12 meses na moto | 24 meses motor e bateria

Até mesmo as entradas de ar da carenagem da nova moto elétrica e o formato da parte do tanque superior parecem ter sido desenhadas pela mesma pessoa, assim como as lanternas traseiras e alças do garupa. Contudo, nem tudo deve ser igual.

“A W-Trail é a concretização de que é possível ampliar a variedade de categorias de motos elétricas e que elas são capazes de atender aos mais diversos perfis de motociclistas, equilibrando especialmente potência e autonomia. O lançamento da nossa trail é um marco que reforça o compromisso da Watts em continuar inovando e promovendo as melhores soluções em mobilidade urbana, unindo economia, sustentabilidade, conforto e segurança”, celebra Rodrigo Gomes, fundador e diretor comercial da Watts.

Novidade: moto elétrica da Watts chega a 100 km/h

A suspensão dianteira invertida e o banco em dois níveis da nova XRE 190 elétrica são bem diferentes do conjunto simples da 190cc vendida no mercado brasileiro e a maior diferença está no motor, claro. O modelo chinês possui uma unidade elétrica, com potência de 12 kW, cerca de 16,1cv. 

Com ele, a fabricante promete velocidade máxima de 100 km/h. Esse conjunto tem ainda sistema de regeneração de energia e marcha ré, como toda moto elétrica, para ajudar em manobras mais apertadas.

Para alimentar o modelo, a VMX10S conta com uma bateria de 72V com uma autonomia de até 100 km com um único carregamento. O modelo também não foi totalmente comprometido pelo peso de um conjunto elétrico, marcando na balança o total de 128 kg. Curiosamente, a nova moto elétrica pesa apenas 1 kg a mais que a XRE 190.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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