A nova moto elétrica do Watts, especialista em mobilidade elétrica do Grupo Multi, chega ao mercado com um design muito semelhante ao da famosa Honda XRE 190. A nova motocicleta incorpora diversas tecnologias avançadas e tem o potencial de gerar mudanças no setor de motos elétricas.
A nova moto elétrica W-Trail está prestes a revolucionar o mercado brasileiro. Lançada há alguns meses pela Watts, marca do grupo Multi, esta moto tem atraído atenção não apenas pela sua ficha técnica, mas também pelo design que lembra a famosa XRE 190. Com tecnologia avançada, a W-Trail promete transformar o segmento de motos elétricas no Brasil.
Diferenciais da nova moto elétrica semelhante à XRE 190
A nova moto elétrica da Watts conta com rodas maiores, maior curso de suspensão, além, claro, do novo visual aventureiro. Inclusive, a novidade se parece muito com uma Honda XRE 190. Ao que tudo indica, o lançamento teve origem na marca chinesa Velimotor, mais precisamente no modelo VMX10S.
Seu motor elétrico central fornece potência máxima de 12.000W, tem torque de 380 N.m e é capaz de atingir até 100 km/h – equivalente a uma moto à combustão de 200cc. A bateria de lítio de 72V e 58AH oferece uma das maiores autonomias do mercado: até 100 km. Outra novidade está na possibilidade de recarregá-la também estações para carros elétricos, onde é possível atingir 100% do nível em até 3 horas – a bateria portátil segue permitindo que as cargas sejam completadas em qualquer tomada convencional.
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
A moto elétrica W-Trail da Watts possui semelhanças estéticas inegáveis com a moto da Honda. Entre elas, farol em formato de escudo, a pequena carenagem ao redor, assim como o acampamento do pontiagudo bico, que avança cerca de 20 centímetros sobre a roda.
Comprimento x Largura x Altura (mm) | 2.130mm x 820mm x 1.160mm |
Potência do motor (W) | Motor central com corrente -Nominal: 4.000W / Máxima: 12.000W |
Velocidade máxima até (km/h) | 100km/h |
Tempo de 0 a 60 km/h | 5,5 segundos |
Torque (N.m.) | Máximo de 380 N.m. |
Automonia (km) | 100km |
Aceita duas baterias | Não |
Carregador | 72V22AH ON BOARD |
Tempo carregamento | Até 3 horas em 220v ou wall box |
Peso sem bateria (kg) | 115kg |
Peso por bateria (kg) | 34 kg |
Peso suportado (kg) | 150kg |
Transporta carga até | 25kg |
Distância entre banco e solo (mm) | 900mm |
Bateria | Litio 72V – 58AH |
Iluminação em LED | Sim |
Painel digital | Sim. 4 polegadas |
Freios | painecone |
Resistente à água | Sim |
Zero emissão de ruído | Sim |
Carregador USB | Sim |
Carregador USB-C | Não |
Sistema de ré | Sim |
Piloto automático | Não |
Transmissão automática | Sim |
Amortecedor traseiro monolink | Sim. Com ajuste de altura |
Suspensão dianteira invertida | Sim. Com curso de 190mm |
Porta luvas | Não |
Pneus | 19″ e 18″ – Fr: 90/90-19 Tr: 4.60-18 |
Garantia | 12 meses na moto | 24 meses motor e bateria |
Até mesmo as entradas de ar da carenagem da nova moto elétrica e o formato da parte do tanque superior parecem ter sido desenhadas pela mesma pessoa, assim como as lanternas traseiras e alças do garupa. Contudo, nem tudo deve ser igual.
“A W-Trail é a concretização de que é possível ampliar a variedade de categorias de motos elétricas e que elas são capazes de atender aos mais diversos perfis de motociclistas, equilibrando especialmente potência e autonomia. O lançamento da nossa trail é um marco que reforça o compromisso da Watts em continuar inovando e promovendo as melhores soluções em mobilidade urbana, unindo economia, sustentabilidade, conforto e segurança”, celebra Rodrigo Gomes, fundador e diretor comercial da Watts.
Novidade: moto elétrica da Watts chega a 100 km/h
A suspensão dianteira invertida e o banco em dois níveis da nova XRE 190 elétrica são bem diferentes do conjunto simples da 190cc vendida no mercado brasileiro e a maior diferença está no motor, claro. O modelo chinês possui uma unidade elétrica, com potência de 12 kW, cerca de 16,1cv.
Com ele, a fabricante promete velocidade máxima de 100 km/h. Esse conjunto tem ainda sistema de regeneração de energia e marcha ré, como toda moto elétrica, para ajudar em manobras mais apertadas.
Para alimentar o modelo, a VMX10S conta com uma bateria de 72V com uma autonomia de até 100 km com um único carregamento. O modelo também não foi totalmente comprometido pelo peso de um conjunto elétrico, marcando na balança o total de 128 kg. Curiosamente, a nova moto elétrica pesa apenas 1 kg a mais que a XRE 190.