1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Xpeng, a principal aliada da Volkswagen na China, chegará ao mercado brasileiro com novos sedãs e SUVs de luxo
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Xpeng, a principal aliada da Volkswagen na China, chegará ao mercado brasileiro com novos sedãs e SUVs de luxo

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 06/05/2024 às 10:17
Xpeng, a principal aliada da Volkswagen na China, chegará ao mercado brasileiro com novos sedãs e SUVs de luxo
Foto: Carro mais recente da XPENG/Divulgação

Xpeng no Brasil? Principal aliada da Volkswagen na China chegará em breve por aqui com seus carros elétricos inovadores. Montadora chama atenção no mercado automotivo pelo seu portfólio de luxo.

À medida que ampliam sua presença nos mercados europeu e asiático, as montadoras chinesas continuam explorando novas regiões para expandir suas operações. Entre elas estão Omoda/Jaecoo, Neta e Zeekr, e agora mais uma empresa se prepara para ingressar no mercado brasileiro. Desta vez é a XPeng, uma startup que colabora com a Volkswagen e tem sido destacada como uma das promessas emergentes, ao lado de Nio e Li Auto.

Modelos presentes no portfólio da Xpeng

Informações do Motor1.com Brasil, que conversou com Sarah Chang, assessora de mídia da XPeng na China, durante o Salão de Pequim, confirmaram os planos da Xpeng no Brasil. Segundo Chang, a empresa aliada da Volkswagen está negociando com um parceiro brasileiro, que será representante oficial, e que o anúncio acontecerá muito em breve.

Outras fontes revelam que a discussão acontecia com dois interessados, mas agora estão acertando os detalhes com a empresa escolhida. Ainda não há informações sobre qual será o primeiro modelo a ser lançado pela Xpeng no Brasil. Atualmente, a marca conta com uma linha formada pelos sedãs P5 e P7, os SUVs G6 e G9, e a minivan X9.

A montadora possui um posicionamento premium (apesar de cobrar menos do que a Nio na China). Desta forma, faria sentido apostar no luxo e na tecnologia embarcada da Xpeng no Brasil. Duas escolhas prováveis são o SUV grande G6, por ser um carro desenvolvido pensando no mercado externo, e o sedan P5, por inaugurar o uso do sistema de sensores a laser LiDAR e que promete um nível de autonomia de condução acima do Full-Self Driving da Tesla.

Carros da aliada da Volkswagen esbanjam luxo e tecnologia de sobra

O G6 da Xpeng é um carro de 4,75 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,89m, um porte parecido ao do Jeep Commander, com seus 4,76 metros. É comercializado em duas configurações: uma usando apenas motor 296 cv no eixo traseiro e com uma bateria de 66 kWh, e a outra com dois motores, tração integral e uma potência combinada de 487 cv, energizados por uma bateria de 87,5 kWh. A autonomia pode chegar a até 700 km na versão com a bateria maior.

G6 da Xpeng/Divulgação

Já o Xpeng P5 atualmente é a menina dos olhos da marca, por ser o primeiro carro que, teoricamente, poderia oferecer um nível 4 de condução autônoma. Neste nível, o veículo pode andar sozinho e, caso o motorista não responda a um pedido para intervir, o carro é capaz de parar com segurança. Isto é alcançado devido ao uso da tecnologia de sensores laser LiDAR.

No total, usa dois LiDARs, 12 sensores ultrassônicos, 5 de microôndas e 12 câmeras de alta resolução, monitorando um raio de 150 metros e 150º ao redor do sedã.

Volkswagen investe US$ 700 milhões na Xpeng

O P5 vai além do sistema semi-autônomo e traz tecnologias interessantes, como o modo cinema, que rebate os bancos dianteiros até que fiquem retos, permitindo colocar um colchão de ar sobre eles, e usar um projetor vendido como opcional para projetar a imagem no teto do veículo. O desempenho da Xpeng chamou a atenção até mesmo de estrangeiros.

A Volkswagen anunciou recentemente que investiu US$ 700 milhões para comprar 4,99% das ações, além de uma colaboração para desenvolver dois modelos VW para o mercado chinês usando a plataforma e a tecnologia da fabricante.

Vale mencionar que a Xpeng entregou um total de 9.393 veículos no último mês, um aumento de 33% em relação ao último ano. Suas entregas mensais também aumentaram 4,0% sequencialmente.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x