Serão mais de um milhão de motores produzidos anualmente para eletrodomésticos, como máquinas de lavar. 60% da produção irá atender o mercado local argelino e 40% será para exportação.
Os negócios da Weg estão de vento em popa. A multinacional brasileira inaugurou na Argélia, no dia 29 de novembro, sua mais nova fábrica de motores. O evento contou com a presença do Ministro da Indústria, Ahmed Zeghdar, bem como do Embaixador do Brasil, Flavio Marega, na Wilaya de Sétif, em alinhamento com a política das autoridades argelinas.
A nova fábrica de motores WEG conta com a parceria do grupo CEVITAL, e está em consonância com as orientações pretendidas pelo governo argelino com o decreto presidencial n° 67 de 15 de novembro de 2020, incentivando o aumento do conteúdo local, e com a lei de 18 de setembro de 2022, simplificando e incentivando os investimentos industriais.
Assista ao vídeo abaixo e conheça a história da gigante multinacional brasileira
Nova fábrica de motores faz parte da estratégia de internacionalização do Grupo
De acordo com o comunicado, a abordagem do grupo WEG iniciada na Argélia faz parte da estratégia de internacionalização do Grupo. A WEG investe no crescimento de regiões dinâmicas e com alto potencial de desenvolvimento industrial. A criação de um escritório de ligação em Argel foi o primeiro passo para obter uma melhor compreensão do contexto econômico argelino, facilitando a identificação de oportunidades. O segundo passo traduz-se agora na criação de uma sólida parceria com um dos maiores fabricantes da Argélia desde 1971, o grupo CEVITAL.
- Túnel subaquático no Brasil ligará 11 municípios! Obra com 29 metros de profundidade custará R$ 1 bilhões e gerará 11 MIL empregos
- Como pontes sobre a água são construídas? A ENGENHARIA por trás dessas estruturas incríveis
- Barragem de US$ 5 bilhões no Rio Nilo pode causar guerra na África? Egito enfrenta risco de falta d’água enquanto Sudão pode sofrer inundações
- Maior motor do mundo é do tamanho um prédio de três andares e 108.920 cavalos de potência — Potência equivalente a 1200 carros populares
Esta joint venture promove, assim, a industrialização argelina, apostando na produção local, ao mesmo tempo em que promove a criação de uma rede de subempreiteiros particularmente ligados às atividades de produção de eletrodomésticos na Argélia. A fábrica de motores da WEG Algeria Motors Spa, localizada em Sétif, é controlada em 51% pelo grupo WEG e 49% pelo grupo CEVITAL.
Produção da WEG Argélia Motors Spa será superior a um milhão de motores por ano e promete gerar centenas de vagas de emprego na região
A capacidade de produção da WEG Argélia Motors Spa será superior a um milhão de motores por ano. Com isso, mais de uma centena de empregos diretos resultarão dessa parceria para a indústria nacional. Os motores produzidos atenderão ao desempenho e aos requisitos de padrões internacionais para eletrodomésticos, como máquinas de lavar. A distribuição das vendas está estimada em 60% para o mercado local argelino e 40% para exportação.
“Estamos muito felizes em constatar que a Argélia vê no setor industrial o potencial de diversificação econômica, desenvolvendo inúmeros esforços para incentivar e facilitar o investimento do setor privado, nacional e estrangeiro, desenvolvendo a capacidade de produção industrial com produtos de maior valor agregado, promovendo competitividade e melhoria do ambiente de negócios. É importante dizer também que a WEG busca agregar valor por meio de ativos tangíveis e intangíveis, gerando empregos locais, investindo cada vez mais no capital humano e na capacidade de nosso corpo técnico de inovar, gerar valor e desenvolver a responsabilidade corporativa, tanto econômica quanto financeira e socioambientalmente. A Argélia é um país de grandes oportunidades. Temos certeza de que nossa capacidade de produzir motores elétricos localmente, contando com a competência do povo argelino e a expertise de nossos parceiros e fornecedores locais, nos permitirá contribuir ainda mais para o grande crescimento econômico do país. A WEG quer fazer parte dessa nova fase”, afirma Daniel Marteleto Godinho, Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da WEG.