1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / WEG fabrica motores de alta tensão para equipar a maior usina a gás da Ásia Central; projeto adota turbinas com combustão mais alta, sendo o mais potente e eficiente do mundo com capacidade de fornecer 36 milhões de kWh
Tempo de leitura 3 min de leitura

WEG fabrica motores de alta tensão para equipar a maior usina a gás da Ásia Central; projeto adota turbinas com combustão mais alta, sendo o mais potente e eficiente do mundo com capacidade de fornecer 36 milhões de kWh

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 19/01/2023 às 18:18
turbina - motor - weg - china - Ásia - usina
Motores – Imagem WEG

WEG forneceu motores de alta tensão para projeto considerado o maior com turbina a gás de ciclo combinado da Ásia Central!

WEG, a gigante brasileira líder global em fabricação de turbinas, motores e outros equipamentos, forneceu 11 motores de alta tensão para projeto considerado o maior com turbina a gás de ciclo combinado da Ásia Central.

A produção dos motores de alta tensão ocorreu na fábrica da WEG localizada em Nantong, na China, que atualmente conta com uma estrutura e local de fabricação que se igualam com a da matriz, no Brasil, além de apresentar um ponto importante de logística por estar mais próxima ao destino final dos produtos, no Uzbequistão.

O projeto de geração de energia independente de ciclo combinado a gás de 1.500MW, instalado em Syr Darya, Uzbequistão, foi idealizado por meio das empresas China Energy Construction Gezhouba Group (CGGC) e a Zhejiang Thermal Power Construction Co (ZTPC).

Segundo a WEG, o sucesso do fornecimento se deu através da cooperação e a confiança que os OEM’s (Original Equipment Manufacturers) têm com a multinacional brasileira em relação a sua experiencia em produzir produtos de última geração, robustez, alto nível de eficiência energética e competitividade.

Os motores de alta tensão fabricados ela WEG, tem potência total de 60.660KW, e foram aplicados respectivamente em compressores centrífugos da Royal Turbo Engineering, bombas de circulação de água e bombas de eixo longo da Leo Group, e ainda bombas de condensação da Ebara Pumps.

A maior usina a gás da Ásia Central está localizada a 5 quilômetros a oeste do condado de Shilin, Syr Darya, Uzbequistão, a cerca de 150 quilômetros da capital Tashkent, com uma área de construção de cerca de 75 hectares.

Usina beneficiará milhões de residentes no Uzbequistão.

Esse é o primeiro projeto de IPP e o maior de usina elétrica do país, além da mais avançada turbina a gás 9H do mundo, sendo que além de atrair investimentos e desenvolvimento estrangeiros ao Uzbequistão, o projeto faz pleno uso dos abundantes recursos locais de água e gás natural.

O projeto adota a turbina a gás com a temperatura de combustão mais alta, maior potência individual, e maior eficiência do mundo, com esquema de design de “descarga zero de águas residuais”. É o principal projeto de economia de energia e proteção ambiental de alta eficiência do mundo. Com capacidade de fornecimento de mais de 36 milhões de quilowatts-hora de eletricidade à rede elétrica local todos os dias, beneficiando milhões de residentes no Uzbequistão.

Projeto de subsistência planejado pelo Uzbequistão é considerado um dos mais importante do país. De acordo com as condições do local e a tecnologia de ciclo combinado, a capacidade nominal de geração de energia líquida contratada do local da usina proposta deve ser de 1.500 MW.

Além disso, a eletricidade gerada pela usina é exportada para a rede nacional do Uzbequistão através das instalações elétricas especiais da usina/sistema de identificação automática (AIS) 500 kV/220 kV no âmbito deste projeto. A configuração da usina é baseada no princípio do bloco de potência de uma configuração 2+1: duas unidades multieixo, cada uma composta por duas turbinas a gás, HRSGs e uma unidade de turbina a vapor e instalações auxiliares associadas, formam um bloco de potência.

Este fornecimento é mais uma importante referência para WEG e demonstra a capacidade da companhia na produção de soluções para grandes projetos de geração de energias renováveis.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos