A empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, A TCP, encerrou o ano de 2022 com a maior movimentação de sua história, com cerca de 1,16 milhão de TEUs (unidade que equivale a um contêiner de 20 pés de comprimento).
O resultado aconteceu em ano recorde de produtividade operacional e também é fruto de investimentos para a melhoria no atendimento de importadores, exportadores e armadores. O fechamento é de 5% maior do que o ano de 2021, quando a empresa fez um movimento de cerca de 1,1 milhão de TEUs.
Os sucessivos investimentos em produtividade foram uma das chaves para o Terminal de Contêineres de Paranaguá crescer cerca de 5% após os períodos conturbados com o comércio exterior. James Cao, CEO da TCP, explica como melhorias fizeram um impacto positivamente nas operações:
“Nossa estrutura ampliada possibilitou ao time operacional da TCP atingir níveis recordes de produtividade, resultando em mais navios sendo operados mais rapidamente, com redução significativa no número de omissões. Para 2023, vamos potencializar o nosso parque de equipamentos e capacidade de recebimento de cargas”.
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Na área das exportações, o destaque foi para os congelados, que possuem um maior número de tomadas para contêineres refrigerados entre os terminais brasileiros. Foram cerca de mais de 208.479 TEUs, totalizando 8% maior do que 2021.
“Um dos investimentos a ser consolidado em 2023 é a expansão do número de tomadas para contêineres Reefer, dos atuais 3.572 para 5.126. Isso nos concretizará como líder absoluto da infraestrutura para o mercado de carnes na América Latina”, comenta o executivo.
O aumento se deve também pelo modal ferroviário. Cerca de um em cada cinco contêineres se exportação chegaram ao terminal pela ferrovia, o grande diferencial logístico da empresa, a única do sul do país com o acesso direto em zona alfandegada. Com um aumento de quase 40% em comparação a 2021, que foram movimentados 189.014 TEUs pelo modal.
No ano de 2022, a TCP assinou uma aquisição de cerca de 11 novos guindastes do tipo RTG, conhecidos na parte de setores como transtêineres.
Os novos modelos de equipamentos tem a previsão de chegar ao terminal em 2023, fazendo um pacote maior de investimentos, o que contempla expansão dos números de tomadas para contêineres refrigerados em cerca de 43% expressivos.
A produtividade do navio aumentou expressivamente em 2022 no terminal. No mês de outubro, a empresa alcançou 202 movimentos por hora em um navio, essa é a maior produtividade já registrada pela empresa. Segundo o CEO, o aumento do calado operacional e do suporte para as autoridades portuárias foi fundamental.
“O tempo de espera para atracação em nosso terminal caiu de mais de 13 horas em 2021, para 7 horas apenas. As constantes ações de melhoria da Portos do Paraná, Marinha, Praticagem, ANTAQ e outras autoridades do setor surtiram grandes efeitos ns TCP, e somos gratos pelo trabalho realizado”, disse ele.
“Para 2023, vemos que a dinâmica do mercado está voltando a favorecer exportadores e importadores, com fretes mais baixos. Com isso esperamos picos de volume maiores, os quais estamos preparados para atender”, finaliza ele.