1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Wärtsilä anuncia novo contrato de operação e manutenção de plataforma FPSO da 3R Petroleum no campo offshore de Papa Terra
Tempo de leitura 3 min de leitura

Wärtsilä anuncia novo contrato de operação e manutenção de plataforma FPSO da 3R Petroleum no campo offshore de Papa Terra

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 12/04/2023 às 13:25
A companhia multinacional Wärtsilä anunciou um contrato de operação com a 3R Petroleum para as atividades do FPSO P-63 no campo Papa Terra. Esse é mais um acordo importante para a presença da empresa de tecnologia no mercado offshore brasileiro.
Foto: Agência Petrobras

A companhia multinacional Wärtsilä anunciou um contrato de operação com a 3R Petroleum para as atividades do FPSO P-63 no campo Papa Terra. Esse é mais um acordo importante para a presença da empresa de tecnologia no mercado offshore brasileiro.

No início desta quarta-feira, (12/04), a multinacional de tecnologia e inovação Wärtsilä anunciou novos rumos para suas atividades no mercado offshore brasileiro. Ela assinou um contrato para a operação do FPSO P-63, da companhia 3R Petroleum, na região do campo Papa Terra. Além disso, ela realizará a manutenção e fiscalização das atividades durante os próximos cinco anos, conforme outro acordo assinado com a petroleira nacional.

Petroleira offshore 3R Petroleum investe em tecnologia e eficiência operacional com novos contratos com a multinacional Wärtsilä para o campo Papa Terra

A empresa de tecnologia Wärtsilä, sediada na Finlândia, foi escolhida para operar módulos de energia a bordo de uma embarcação flutuante de produção, armazenamento e descarga (FPSO) da 3R Petroleum que trabalha no mar do Brasil.

A Wärtsilä irá operar os módulos de potência a bordo do FPSO P-63, que está localizado no campo offshore de Papa Terra em lâmina d’água de 1.200 metros e é propriedade da petroleira nacional.

Além disso, a Wärtsilä assinou um contrato de manutenção otimizada de cinco anos com a 3R Petroleum para garantir a confiabilidade e o desempenho da instalação.

A empresa destaca que seus acordos de manutenção otimizados fornecem previsibilidade de custos de longo prazo e disponibilidade de ativos com manutenção baseada em dados usada em todas as etapas, desde o planejamento até a execução.

Humberto Romanus, Gerente de Instalações da 3R Petroleum, destacou: “Temos o prazer de ter a Wärtsilä como uma parceira qualificada e experiente na operação e manutenção deste FPSO. Sentimos que eles são claramente a empresa mais qualificada para este projeto e estamos ansiosos para trabalhar com eles.”

Companhia utilizará sua expertise no mercado da tecnologia offshore para potencializar operações no campo Papa Terra com o FPSO P-63

O acordo com a Wärtsilä faz parte de mais um investimento da petroleira na qualidade operacional das suas atividades no campo Papa Terra.

A petroleira adquiriu o campo da Petrobras em dezembro de 2022. A Wärtsilä tinha um acordo anterior com a Petrobras e o FPSO P-63 tem três módulos de potência, cada um com dois motores bicombustíveis Wärtsilä 50DF.

Sob o novo contrato, a empresa finlandesa continuará a ter uma tripulação a bordo operando os módulos 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O contrato com a 3R Petroleum é um passo importante para a Wärtsilä em sua estratégia de expansão no mercado de energia offshore.

A empresa tem um histórico comprovado na operação e manutenção de FPSOs em todo o mundo, e o contrato com a petroleira nacional reforça ainda mais sua posição como líder de mercado.

Com sua ampla experiência e conhecimento em tecnologia de energia, a Wärtsilä está bem posicionada para continuar expandindo sua presença nesse mercado em constante evolução.

Além disso, ela está demonstrando seu compromisso em fornecer soluções de energia confiáveis e eficientes para o mercado de petróleo e gás offshore do Brasil.

O acordo para a operação e manutenção do FPSO da 3R Petroleum no Campo Papa Terra é apenas mais um passo dado para a sua expansão no mercado brasileiro ao longo dos próximos anos.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos