1. Início
  2. / Automotivo
  3. / VW Logus CL 1.6: O carro popular produzido em parceria com a Ford que fazia 16 km/l sem esforço e conquistou os motoristas brasileiros
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 1 comentários

VW Logus CL 1.6: O carro popular produzido em parceria com a Ford que fazia 16 km/l sem esforço e conquistou os motoristas brasileiros

Escrito por Débora Araújo
Publicado em 02/09/2024 às 06:26
VW Logus CL 1.6
Foto: Divulgação

A Autolatina foi uma joint venture que surgiu na década de 80 com foco em integrar as operações da Ford e da Volkswagen, compartilhando os custos e potencializando os pontos fortes de cada. Essa parceria trouxe, tanto no Brasil quanto na Argentina, alguns produtos interessantes sob a marca Ford ou VW, entre eles está o VW Logus, carro popular médio que substituiu o Apollo, que, por sua vez, era um Ford na essência.

Como surgiu o VW Logus CL 1.6?

O Volkswagen Apollo veio em 1990 como um irmão gêmeo univitelino do Ford Verona. Está certo que o Ford foi lançado um pouco antes, no final de 1989, e que o VW tinha suas diferenças, mas eram tão pequenas, que passavam despercebidas aos olhos mais desatentos.

Em 1992, ele foi descontinuado, abrindo espaço para um sucesso projetado sobre a mesma plataforma do Ford Verona/Escort, porém agora de quinta geração: era o Logus. Sendo maior, mais bonito e mais moderno que o Apollo, o carro popular caiu no gosto dos consumidores, que tinham como opção um sedã médio com jeito e espaço de carro grande.

Lançado em 1993, o VW Logus chegou às lojas nas versões CL 1.6 ou 1.8 e GLS 1.8, esbanjando em todas uma boa dose de conforto e economia de combustível. Com motores dispostos em posição transversal, o carro popular oferecia bastante espaço interno, tanto para quem viajava na frente quanto ao banco traseiro, e sua frente baixa e traseira alta remeteram aos melhores importados da época. Mesmo compartilhando a base mecânica com o Escort, o VW Logus CL 1.6 tinha sua personalidade própria, e bons argumentos de venda, como o porta-malas de 416 litros de capacidade. 

VW Logus CL 1.6 entregava até 16,4 km/l

Na versão CL, bem mais simples, o sedã trazia de série o motor AE-1600, de origem Ford, mais conhecido como CHT. O propulsor estava disponível apenas na variante a gasolina: assim, possuía carburador de corpo duplo e fornecia 73,4 cv de potência a 5.600 RPM com 11,9 kgfm de torque a 3.400 RPM, conseguindo levar o Logus de 0 a 100 km/h em 16,5 s, correndo até os 157 km/h.

Algo que era elogiável, o consumo chegava a 9,7 km/l na cidade e 16,4 km/l na estrada, permitindo autonomia máxima de impressionantes 1.050 km graças aos 64 litros de tanque.

Primo pobre das versões mais luxuosas, o VW Logus CL 1.6 trazia o mesmo design, porém com aparência espartana. As rodas eram de aço estampado com calota central plástica e pneus 175/70R13 (Sem liga-leve ou supercalotas). Travas, espelhos ou vidros com acionamento elétrico e direção hidráulica não eram oferecidos nem mesmo como opcionais, ainda que já houvesse de série o “luxo” da instalação para som.

Mesmo sendo simples, o VW Logus CL 1.6 oferecia conforto, com bancos dianteiros com regulagem de distância e inclinação do encosto, de estrutura bastante anatômica e tecidos agradáveis ao toque. Esses tecidos eram encontrados também em parte da forração da porta, um luxo hoje em dia. A tampa do porta-luvas trazia porta copos, e seu banco traseiro tinha encosto basculante.

Com o mesmo volante espumado dos demais modelos da linha, a peça tinha ótima empunhadura, enquanto um moderno painel de instrumentos oferecia velocímetro, marcadores de temperatura do motor e nível de combustível, além de um relógio analógico. Os cintos de segurança dianteiros possuíam regulagem de altura na coluna, enquanto os retrovisores vinham com a regulagem interna.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Débora Araújo

Escrevo sobre energias renováveis, automóveis, ciência e tecnologia, indústria e as principais tendências do mercado de trabalho. Com um olhar atento às evoluções globais e atualizações diárias, dedico-me a compartilhar sempre informações relevantes.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x