A Volvo anunciou que cerca de 7,4 mil veículos híbridos plug-in podem apresentar risco de incêndio durante o carregamento. O alerta foi feito nos Estados Unidos e afeta modelos como S60, XC60 e XC90. Os proprietários foram orientados a não carregar os carros até que o reparo seja feito.
Imagine comprar um carro elétrico justamente pra carregar em casa e, de repente, receber um aviso dizendo: “melhor não carregar por enquanto”. Pois foi exatamente isso que a Volvo pediu aos donos de modelos híbridos plug-in nos Estados Unidos. A fabricante identificou um problema sério nas baterias que pode causar incêndios durante o carregamento.
Para evitar qualquer risco, a marca está pedindo que os clientes parem de carregar os veículos até que tudo seja inspecionado e corrigido. A medida parece extrema, mas é uma tentativa de evitar acidentes enquanto o recall oficial acontece.
Carros da VOLVO afetados pelo problema
A lista inclui seis modelos híbridos plug-in da Volvo fabricados entre 2020 e 2022: S60, S90, V60, V90, XC60 e XC90. Todos usam o mesmo tipo de bateria de alta voltagem, que pode apresentar um curto-circuito interno em casos raros. Esse curto, se acontecer durante o carregamento, pode gerar calor excessivo e até incêndios.
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Ao todo, 7.483 veículos estão envolvidos no recall nos Estados Unidos. A empresa informou que três incidentes foram registrados até agora, todos sem feridos. Mesmo assim, o risco existe e o alerta foi feito como forma de prevenção.
O que a Volvo está fazendo a respeito
A VOLVO já iniciou uma campanha de recall para resolver o problema. A partir de maio de 2025, os proprietários serão chamados para comparecer às concessionárias. Os carros passarão por uma inspeção nos módulos da bateria, que poderão ser substituídos se houver sinal de defeito.
Um novo software será instalado para monitorar o comportamento das células em tempo real. Esse sistema pode alertar o motorista caso algo anormal aconteça com a bateria.
Até que essa atualização seja feita, o recado é direto: não carregue o carro em casa, nem em pontos públicos. Se possível, dirija apenas com a energia gerada pelo motor a combustão, sem usar o modo elétrico.
E no Brasil, tem risco também?
Por enquanto, o alerta é só para veículos vendidos nos Estados Unidos. Mas no Brasil, os modelos da Volvo XC60 e XC90 também são vendidos com o mesmo tipo de bateria híbrida plug-in. Ainda não há comunicado oficial da marca no país, mas vale a pena ficar de olho.
Caso você tenha um desses modelos, vale entrar em contato com a concessionária ou com o atendimento da Volvo pra verificar se o seu carro está entre os que podem apresentar o problema.