1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Volvo adota estratégia para minimizar impacto de aumento de preços em carros elétricos ao absorver parte da alíquota de importação
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Volvo adota estratégia para minimizar impacto de aumento de preços em carros elétricos ao absorver parte da alíquota de importação

Escrito por Paulo S. Nogueira
Publicado em 08/12/2023 às 06:35
montadora sueca
Divulgação/Volvo – Todos os direitos: CanalTech

Volvo eletrificados no Brasil terão aumento em 2024, mas não aplicará 100% da alíquota de importação do governo.

Até janeiro de 2024, os carros eletrificados da Volvo ainda contam com a isenção de impostos de importação, o que os torna mais acessíveis para os consumidores interessados nessa tecnologia. No entanto, a partir dessa data, a situação irá mudar e os preços desses veículos tendem a subir consideravelmente.

  • Quanto custarão os 10 carros elétricos mais vendidos com volta de impostos?
  • Está na hora de comprar um carro elétrico?

A montadora sueca, ciente do impacto que essa medida pode ter no bolso dos consumidores, está buscando alternativas para minimizar o aumento nos preços. A estratégia da Volvo é adotar uma matemática própria que visa amenizar o impacto da alíquota definida pelo governo para não sobrecarregar seus clientes.

Volvo confirma aumento de preços no Brasil

Marcelo Godoy, presidente da Volvo no Brasil, confirmou que, na média, os carros da montadora sueca ficarão entre 5% e 10% mais caros no país. Os percentuais serão aplicados de acordo com o modelo e a motorização.

O SUV elétrico popular, Volvo EX30, lançado para ser o modelo ‘popular’ da marca no Brasil, com preços entre R$ 219.950 e R$ 279.950, será o menos impactado pelo imposto de importação, com aumento de 5% para toda a gama.

Em compensação, a Volvo informou que até mesmo os clientes que fizeram a pré-reserva do modelo (cerca de 2.000), previsto para começar a ser entregue no 1º trimestre de 2024, não escaparão do aumento por conta da volta da alíquota imposta pelo governo.

Volvo absorve parte do imposto para manter objetivos comerciais no país

O presidente da Volvo ressaltou que a marca está absorvendo metade do imposto (no caso do EX30) para ‘deixar claro ao mercado quais os objetivos comerciais no país’ e, também, para ‘reforçar a construção de marca’ no Brasil.

Os demais modelos elétricos da Volvo, XC40 e C40, terão seus preços majorados em 10%, assim como os híbridos plug-in da marca, o XC60 e o XC90. O aumento aplicado para a dupla também é menor do que o estabelecido pelo governo para híbridos, que será de 12% a partir de janeiro de 2024.

Volvo não seguirá tabela de alíquotas do governo

Vale reforçar também que a Volvo não pretende seguir a tabela de alíquotas do governo, que terá novos aumentos em julho de 2024, julho de 2025 e julho de 2026, chegando a um ápice de 35% para todos os carros eletrificados. A montadora sueca vai aplicar uma única vez a alíquota de 5% ou 10% nos carros vendidos no Brasil.

Fonte: Canal Tech

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Paulo S. Nogueira

Criador e divulgador de conteúdo na área do petróleo, gás, offshore, renováveis, mineração, economia tecnologia, construção e outros setores da energia.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x