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Volta triunfal das ferrovias! São Paulo terá trem que sai da capital rumo a cidade do interior paulista para abrigar 50 MIL passageiros por dia

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 05/10/2024 às 20:23

Trem Intercidades entre São Paulo e Sorocaba promete transportar 50 mil passageiros por dia. O projeto depende de audiências públicas em 2025.

Com promessas de revolucionar o transporte ferroviário no estado de São Paulo, um novo projeto de trem pode transformar a rotina de milhares de passageiros.

Mas será que dessa vez o projeto vai sair do papel ou acabará como mais uma promessa?

A ligação ferroviária entre São Paulo e Sorocaba está em fase de planejamento e promete ser um divisor de águas no transporte público, atraindo os olhos de todos que aguardam há anos por um sistema de trens moderno e eficiente.

Segundo informações da Secretaria de Parcerias e Investimentos, o Trem Intercidades no eixo-oeste entre São Paulo e Sorocaba é o próximo grande projeto de médio percurso a ser licitado no estado.

A expectativa é alta, mas o caminho até a assinatura do contrato ainda é longo.

As audiências públicas estão previstas para o primeiro trimestre de 2025, com o edital sendo lançado apenas no terceiro trimestre e o leilão agendado para o fim do ano, no quarto trimestre de 2025.

Percurso promissor, mas será rápido o suficiente?

O traçado do trem seguirá a malha ferroviária original entre a capital paulista e Sorocaba, em um percurso de 100 km de extensão.

Quatro estações serão instaladas ao longo do trajeto: Água Branca, São Roque e duas na cidade de Sorocaba.

O grande diferencial está no tempo de viagem, estimado em apenas 60 minutos, o que representaria uma redução significativa em relação ao trajeto rodoviário atual.

Hoje, o deslocamento de carro entre São Paulo e Sorocaba leva cerca de 110 minutos, enquanto a viagem de ônibus pode demorar até 130 minutos.

A demanda estimada é ambiciosa: 50 mil passageiros por dia poderão utilizar o novo trem.

Isso colocaria o transporte ferroviário em uma posição de destaque no estado, aliviando o trânsito nas rodovias e oferecendo uma alternativa mais sustentável e eficiente para quem precisa se deslocar entre essas duas importantes cidades.

Trem Intercidades ligará São Paulo a Sorocaba, com 50 mil passageiros por dia. Será que esse projeto revolucionário vai sair do papel? (Foto: SPI)
Trem Intercidades ligará São Paulo a Sorocaba, com 50 mil passageiros por dia. Será que esse projeto revolucionário vai sair do papel? (Foto: SPI)

Investimentos bilionários em jogo

Para que o projeto saia do papel, os investimentos estimados giram em torno de R$ 10 bilhões, que virão por meio de uma parceria público-privada (PPP).

Esse montante será utilizado para a construção das estações, modernização da malha ferroviária e aquisição dos trens, além de toda a estruturação necessária para o funcionamento do sistema.

Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o prazo de concessão do trem será de 30 anos.

O projeto já passou pela análise de pré-viabilidade e está em fase de estruturação, mas é preciso que todos os passos burocráticos sejam seguidos à risca para que os prazos se cumpram.

Se tudo correr bem, a assinatura do contrato ocorrerá em 2026, dando início às obras que prometem mudar a cara do transporte público em São Paulo.

Será que o transporte ferroviário finalmente vai engrenar no Brasil?

O projeto do Trem Intercidades é mais um capítulo na longa história das tentativas de revitalização do transporte ferroviário no Brasil.

O país, que já foi referência em transporte de trens, hoje luta para recuperar essa infraestrutura tão necessária.

A volta dos trens de passageiros é vista como uma solução para desafogar o trânsito nas grandes cidades, reduzir a emissão de gases poluentes e oferecer um meio de transporte mais eficiente e econômico para a população.

No entanto, a dúvida que paira sobre muitos especialistas é se o projeto realmente sairá do papel e se o Brasil está pronto para dar esse salto.

Embora os planos sejam grandiosos, o país tem um histórico de projetos de infraestrutura que enfrentam inúmeros obstáculos, como falta de verba, entraves políticos e mudanças de governo.

O futuro do transporte ferroviário

Com uma proposta ambiciosa e a promessa de revolucionar o transporte público em São Paulo, o Trem Intercidades pode ser o primeiro passo para que o Brasil volte a investir no transporte ferroviário de passageiros.

Será que esse projeto conseguirá superar os desafios e se tornar uma realidade? Se tudo correr conforme o planejado, 2026 marcará o início das obras, mas até lá, muitos desafios ainda precisam ser superados.

O que você acha? O Trem Intercidades finalmente sairá do papel ou enfrentará os mesmos problemas que outros projetos ferroviários no Brasil? Deixe seu comentário abaixo e participe dessa discussão!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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