1. Início
  2. / Construção
  3. / Volkswagen terá novas férias coletivas na fábrica de Taubaté por falta de semicondutores
Tempo de leitura 2 min de leitura

Volkswagen terá novas férias coletivas na fábrica de Taubaté por falta de semicondutores

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 25/09/2021 às 23:31
Atualizado em 26/09/2021 às 10:09
combustível - Volkswagen - carros - fabrica
Foto: Divulgação / Volkswagen

Falta de semicondutores obriga a fábrica da Volkswagen ter novas férias coletivas

A falta de componentes está afetando diretamente a fábrica de veículos no Brasil e no mundo. Neste sábado, por conta da escassez de componentes eletrônicos, a Volkswagen (VW) colocará 800 funcionários da Fábrica de Taubaté (SP), em novas férias coletivas.  

Entenda como funcionará as férias coletivas 

Segundo o Sindicado de Metalúrgicos de Taubaté e Região, a decisão da empresa já entra em ação na próxima segunda-feira, dia 27. As férias coletivas terão duração de dez dias, retornando somente no dia 7 de outubro. Os 800 funcionários que entrarão em novas férias coletivas são o correspondente a um turno de trabalho da fábrica. 

A Volkswagen alega que a razão pelas novas férias coletivas é a falta de componentes, principalmente os semicondutores, que são essenciais na produção de veículos. Os semicondutores estão sofrendo com a oscilação na sua produção e alta demanda, prejudicando fortemente a produção mundial de veículos. 

combustível - Volkswagen - carros - fabrica
Imagem de trabalhador na fábrica de Taubaté. Foto: VW

Segundo o sindicado, a Volkswagen afirmou que as férias coletivas iriam afetar 2 mil trabalhadores, mas sempre há a possibilidade de novas alterações. A medida da empresa começará somente com 800 funcionários. 

A fábrica da Volkswagen em Taubaté produz os veículos gol e Voyage. Pensando no futuro, graças a plataforma MQB, a fábrica também está se preparando para um novo ciclo de produtos. As adaptações ocasionaram uma parada técnica na fábrica entre os dias 3 e 12 de maio. 

A dificuldade na fabricação de carros novos está fazendo que o preço de novos e seminovos disparem no país. A expectativa é que a produção de novos semicondutores volte a normalidade somente no próximo ano. 

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos