1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Volkswagen SP 2: o belo esportivo que teve o sucesso destruído por causa de um fator
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 9 comentários

Volkswagen SP 2: o belo esportivo que teve o sucesso destruído por causa de um fator

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 05/05/2024 às 12:31
Volkswagen SP 2: o belo esportivo que teve o sucesso destruído por causa de um fator
Volkswagen SP 2 1973 Foto: Old Is Cool Motors/Divulgação
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O Volkswagen SP 2, aclamado por seu design, não alcançou o sucesso esperado devido à insuficiente potência de seu motor, uma escolha que limitou severamente sua performance e apelo no mercado esportivo.

O Volkswagen SP 2, lançado na década de 70, é frequentemente citado como um dos modelos mais bonitos já produzidos pela Volkswagen no Brasil. Com um design atraente e inovador, o carro tinha tudo para ser um grande sucesso. Entretanto, apesar de sua estética, o SP 2 falhou em atender às expectativas do mercado esportivo, principalmente por um motivo crucial: a falta de potência em seu motor.

Desenvolvido durante o auge dos esportivos fora-de-série, o SP 2 fazia parte do Projeto X da Volkswagen, que visava criar um veículo esportivo mais acessível e eficiente que os modelos da época. O carro foi construído sobre a plataforma da perua Variant e tinha a carroceria de chapa de aço. Seu lançamento ocorreu em 1972, e o modelo foi recebido com entusiasmo, prometendo revolucionar a categoria de veículos esportivos no Brasil.

Nome “SP” no Volkswagen SP 2 é uma homenagem à cidade de São Paulo

YouTube Video

O nome “SP” no Volkswagen SP 2 é uma homenagem à cidade de São Paulo. Esse modelo foi concebido e desenvolvido pela Volkswagen do Brasil, especificamente no estado de São Paulo, durante um período em que a indústria automobilística brasileira buscava criar identidades únicas para os seus veículos. O nome serviu tanto para celebrar a origem do carro quanto para realçar seu caráter inovador e esportivo dentro da linha de produção da Volkswagen na época.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Volkswagen SP 1, com um motor de 1.6 litros que gerava apenas 65 cavalos, e a SP 2, um pouco mais potente, com um motor de 1.7 litros e 75 cavalos

O Volkswagen SP 2 estava disponível em duas versões: SP 1, com um motor de 1.6 litros que gerava apenas 65 cavalos, e a SP 2, um pouco mais potente, com um motor de 1.7 litros e 75 cavalos. Apesar da melhoria na versão SP 2, o desempenho ainda era considerado insuficiente para um esportivo, com a aceleração de 0 a 100 km/h levando 17 segundos e uma velocidade máxima de apenas 161 km/h.

Essa falta de força foi decisiva para o declínio nas vendas do modelo. Enquanto o design atraía os consumidores, a performance não correspondia às expectativas para um carro esportivo, levando muitos a optar por alternativas como o Puma GT, que oferecia uma experiência de condução mais dinâmica e emocionante.

Produção do Volkswagen SP 2 foi descontinuada em 1976, após a fabricação de pouco mais de 10 mil unidades

A produção do Volkswagen SP 2 foi descontinuada em 1976, após a fabricação de pouco mais de 10 mil unidades. A tentativa de revigorar o modelo com uma versão mais potente, a SP 3, que utilizaria um motor dianteiro do Passat, nunca saiu do papel, consolidando o destino do SP 2 como um belo carro que não entregava a performance prometida.

Hoje, o Volkswagen SP 2 é considerado um clássico, com poucas unidades remanescentes nas ruas. Seu legado, no entanto, serve como um lembrete crítico para a indústria automotiva: o equilíbrio entre estética e performance é crucial, especialmente no segmento de esportivos. O caso do SP 2 destaca a importância de atender às expectativas de potência e desempenho dos consumidores para garantir o sucesso de um veículo no mercado competitivo.

Inscreva-se
Notificar de
guest
9 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberto
Roberto
13/05/2024 12:00

Se eles tivessem colocado o motor da variant 70, que vinha da Alemanha e tinha 100 cv. Teria sido um sucesso, mas para o brasileiro sempre foi assim , **** ao povo, que ele aplaude até hj.

MrSidnei666
MrSidnei666(@sidnei_pinho_rj)
08/05/2024 20:27

Eu fui do tempo do SP2 e do PUMA!
Bons tempos foram aqueles, pois tive a oportunidade de ver esses carros trafegando pelas ruas do Rio de Janeiro.

Yu Alyson
Yu Alyson
08/05/2024 11:46

Até hoje eu procuro um SP 2 mas realmente é muito difícil achar um, sou fã de carro antigos e seria ótimo dar uma oportunidade de melhorar um carro lindo desses

Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x