O Volkswagen SP 2, aclamado por seu design, não alcançou o sucesso esperado devido à insuficiente potência de seu motor, uma escolha que limitou severamente sua performance e apelo no mercado esportivo.
O Volkswagen SP 2, lançado na década de 70, é frequentemente citado como um dos modelos mais bonitos já produzidos pela Volkswagen no Brasil. Com um design atraente e inovador, o carro tinha tudo para ser um grande sucesso. Entretanto, apesar de sua estética, o SP 2 falhou em atender às expectativas do mercado esportivo, principalmente por um motivo crucial: a falta de potência em seu motor.
Desenvolvido durante o auge dos esportivos fora-de-série, o SP 2 fazia parte do Projeto X da Volkswagen, que visava criar um veículo esportivo mais acessível e eficiente que os modelos da época. O carro foi construído sobre a plataforma da perua Variant e tinha a carroceria de chapa de aço. Seu lançamento ocorreu em 1972, e o modelo foi recebido com entusiasmo, prometendo revolucionar a categoria de veículos esportivos no Brasil.
Nome “SP” no Volkswagen SP 2 é uma homenagem à cidade de São Paulo
O nome “SP” no Volkswagen SP 2 é uma homenagem à cidade de São Paulo. Esse modelo foi concebido e desenvolvido pela Volkswagen do Brasil, especificamente no estado de São Paulo, durante um período em que a indústria automobilística brasileira buscava criar identidades únicas para os seus veículos. O nome serviu tanto para celebrar a origem do carro quanto para realçar seu caráter inovador e esportivo dentro da linha de produção da Volkswagen na época.
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Volkswagen SP 1, com um motor de 1.6 litros que gerava apenas 65 cavalos, e a SP 2, um pouco mais potente, com um motor de 1.7 litros e 75 cavalos
O Volkswagen SP 2 estava disponível em duas versões: SP 1, com um motor de 1.6 litros que gerava apenas 65 cavalos, e a SP 2, um pouco mais potente, com um motor de 1.7 litros e 75 cavalos. Apesar da melhoria na versão SP 2, o desempenho ainda era considerado insuficiente para um esportivo, com a aceleração de 0 a 100 km/h levando 17 segundos e uma velocidade máxima de apenas 161 km/h.
Essa falta de força foi decisiva para o declínio nas vendas do modelo. Enquanto o design atraía os consumidores, a performance não correspondia às expectativas para um carro esportivo, levando muitos a optar por alternativas como o Puma GT, que oferecia uma experiência de condução mais dinâmica e emocionante.
Produção do Volkswagen SP 2 foi descontinuada em 1976, após a fabricação de pouco mais de 10 mil unidades
A produção do Volkswagen SP 2 foi descontinuada em 1976, após a fabricação de pouco mais de 10 mil unidades. A tentativa de revigorar o modelo com uma versão mais potente, a SP 3, que utilizaria um motor dianteiro do Passat, nunca saiu do papel, consolidando o destino do SP 2 como um belo carro que não entregava a performance prometida.
Hoje, o Volkswagen SP 2 é considerado um clássico, com poucas unidades remanescentes nas ruas. Seu legado, no entanto, serve como um lembrete crítico para a indústria automotiva: o equilíbrio entre estética e performance é crucial, especialmente no segmento de esportivos. O caso do SP 2 destaca a importância de atender às expectativas de potência e desempenho dos consumidores para garantir o sucesso de um veículo no mercado competitivo.
Bom dia, Bruno,
Ainda não nos conhecemos. Sou o autor do livro “VW SP, a história de um ícone”, lançado em 2021.
Acabei de ler seu artigo sobre esse carro. A matéria é boa, no entanto contém algumas informações erradas.
Se me permite, gostaria de lhe propor a leitura de meu livro citado acima, no qual você encontrará, não somente as informações necessárias, mas todo o desenvolvimento do carro, desde o final dos anos ’60.
Atenciosamente,
Juan Dierckx
Deveria ter Colocado o Motor AP 1.8 dele aí sim ficaria um carro de qualidade SP 2 AP 1.8
O mesmo ocorreu recentemente com a Hyundai que não aprendeu a lição e lançou o Veloster. O carro é lindo mas é pé quebrado. Uma performance que decepcionou os clientes