Nova picape da Volkswagen e desafios com as novas regras de emissões dão o tom do mercado automotivo
A Volkswagen Saveiro, um dos ícones do segmento de picapes compactas, está com os dias contados no mercado brasileiro. As últimas informações publicadas pelo mobiauto indicam que a Tarok, a nova picape da montadora alemã, será a responsável por substituir a Saveiro e chegará ao mercado em 2026, trazendo consigo uma série de mudanças e desafios para a marca.
A picape Tarok, que inicialmente seria baseada na plataforma MQB de Golf e Tiguan, teve seu projeto reformulado e agora utilizará a base do T-Cross na plataforma MQB-A0. Essa mudança indica uma construção mais simples e compartilhamento de peças com o SUV compacto da marca. Essa estratégia é semelhante à adotada pela Chevrolet com a Montana, derivada do utilitário Tracker.
Novas regras de emissões e falta de espaço
Dois motivos principais levam ao fim da linha para a picape Saveiro. O primeiro está relacionado às novas regras de emissões, com a oitava fase do Proconve exigindo carros mais eficientes a partir de 2025. O motor 1.6 aspirado flex, utilizado apenas na Saveiro, não estará adequado às novas normas e será descontinuado.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Reprodução: Mobiauto
Além disso, a chegada da Tarok não deixará espaço para a Saveiro no mercado. A nova picape da Volkswagen ocupará um segmento diferente, atendendo a clientes que buscam uma picape para o dia a dia na cidade, diferente do perfil mais voltado para o trabalho da Saveiro.
Mudanças na produção da Volkswagen
A produção da Tarok será feita em São José dos Pinhais (PR), enquanto a fábrica de Taubaté (SP) se dedicará à produção da família Polo e do novo SUV compacto da marca, possivelmente chamado de Gol. Com isso, a Volkswagen terá que encontrar espaço nas instalações de São Bernardo do Campo (SP) para produzir mais dois SUVs, como prometido em evento recente.
A fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, produz atualmente Nivus, Polo GTS, Virtus e Saveiro. Com a saída da Saveiro, a linha de montagem ficará totalmente atualizada com a plataforma modular MQB, preparando o terreno para a chegada dos novos produtos da Volkswagen.
Com a despedida da Saveiro e a chegada da Tarok, a Volkswagen está preparando uma mudança significativa em seu lineup de veículos, buscando atrair novos clientes e se adaptar às exigências do mercado e das regulamentações de emissões. Resta aguardar para ver como essa transição impactará os consumidores e a marca no Brasil.