1. Início
  2. / Construção
  3. / Volkswagen vence licitação do BRT Rio de Janeiro; com capacidade de carregar 22 ton e 110 passageiros, superônibus de 15 metros conta com terceiro eixo, motor de 277 cv e suspensão pneumática
Localização RJ Tempo de leitura 3 min de leitura

Volkswagen vence licitação do BRT Rio de Janeiro; com capacidade de carregar 22 ton e 110 passageiros, superônibus de 15 metros conta com terceiro eixo, motor de 277 cv e suspensão pneumática

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 02/09/2022 às 14:38
Atualizado em 03/09/2022 às 11:13
Volkswagen - motor - Ford - transmissão - bit - passageiros - Rio de Janeiro
BRT do Rio de janeiro contará com p mais moderno Volksbus 22.280 ODS / Imagem Volkswagen

Os superônibus com capacidade para 110 passageiros da Volkswagen Caminhões e Ônibus estarão presentes no BRT do Rio de Janeiro.

Os superônibus da maior fabricante de veículos do mundo, a Volkswagen, chegaram ao mercado para atender às necessidades das grandes cidades. A montadora alemã venceu a licitação do BRT do Rio de Janeiro e a Volkswagen Caminhões e Ônibus entregará 35 unidades até o fim do ano para transportar a população da capital fluminense.

Volksbus 22.280 ODS conta com a maior capacidade técnica do segmento, podendo levar aproximadamente 110 passageiros, em carrocerias de até 15 metros de comprimento.

Além disso, o superônibus da Volkswagen conta com suspensão pneumática, item fundamental para o bem-estar a bordo, além da motorização MAN D08 de 277 cavalos e transmissão ZF de seis marchas.

A receita de sucesso desse gigante do transporte de passageiros é o posicionamento do terceiro eixo na dianteira. Isso permite ao chassi alcançar a capacidade de carga de 22 toneladas e, ao mesmo tempo, possibilita maior flexibilidade de configurações, de acordo com a necessidade da operação.

Volksbus 22.280 ODS estará rodando, em breve, nos Estados de SP, AM e MS

O veículo da montadora alemã é resultado da análise minuciosa da VWCO em relação às demandas do mercado. Modelo visa atender o aumento de cerca de 30% na capacidade de transporte em relação aos ônibus urbanos tradicionais, reduzindo o custo operacional quando comparado com veículos maiores, como os articulados.

Essa redução se deve ao fato de que veículo consome menos combustível e tem custos de aquisição e operação reduzidos.

De acordo com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, o modelo estará rodando, em breve, também pelas ruas de outras três cidades: Campinas/SP, pela Itajaí Transportes; Dourados/MS, pela Viação Dourados; e Manaus/AM, pela Eucatur – neste caso o negócio foi firmado após o apoio da montadora, por três meses, para a realização de testes.

Ford lança faróis inteligentes que mostram diretamente no chão sinais de trânsito, limite de velocidade e tráfego à frente e também medem vaga de estacionamento

A gigante montadora Ford Motors, que fechou suas fábricas e encerrou sua produção de veículos no Brasil, está procurando levar o conceito dos sistemas de exibição Head-up para o próximo nível com faróis que projetam imagens na estrada. Para quem não sabe, os sistemas de exibição Head-up projetam gráficos no pára-brisas, e estão se tornando cada vez mais comuns em carros modernos.

A nova tecnologia de faróis inteligentes High Resolution Highlights, que atualmente está sendo testada pelos engenheiros da montadora americana, pode projetar sinais de trânsito, direções de navegação ou até mesmo informações meteorológicas na estrada à frente. Assista ao vídeo abaixo e confira a nova tecnologia em desenvolvimento pelos engenheiros da Ford!

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos