1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Adeus Peugeot e-208: Volkswagen tira carta triunfal da manga com seu novo compacto elétrico de 234 cv, inspirado no Fusca e no Golf! Com visual novo, o ID.2 promete revolucionar o mercado em 2025
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Adeus Peugeot e-208: Volkswagen tira carta triunfal da manga com seu novo compacto elétrico de 234 cv, inspirado no Fusca e no Golf! Com visual novo, o ID.2 promete revolucionar o mercado em 2025

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 12/06/2024 às 22:58
Volkswagen", "carros elétricos", "elétrico" e "ID.2", "hatch elétrico"
foto/reprodução: wikipedia

O novo hatch elétrico da volkswagen promete misturar nostalgia com tecnologia de ponta e competir com os melhores do mercado!

Apesar da desaceleração nas vendas e do retorno aos motores a combustão, a Volkswagen está empolgada e não é com o Golf. A verdadeira animação da montadora alemã é o ID.2, confirmado para 2025. Este hatch compacto e elétrico está destinado a rivalizar com o Peugeot e-208, prometendo um design que vai além do conceito inicial, de acordo com notíciasautomotivas

A visão de design da Volkswagen para o ID.2

Segundo Andreas Mindt, chefe de design da Volkswagen, a versão de produção do ID.2 vai superar as expectativas estabelecidas pelo conceito. Em entrevista ao site Autocar, Mindt afirmou: “É ainda melhor [do que o conceito]. Gosto muito e é uma das razões pelas quais estou tão otimista em relação ao nosso futuro”.

Mindt explicou ainda que o feedback sobre o conceito foi extremamente positivo, o que impulsionou a decisão de produção. “Houve muito vento favorável para a versão de produção. Eu quase tive que forçar todos ao meu redor, dizendo: ‘Olhem o feedback. Temos que transformar este design em realidade. Não importa o que digam, economizar dinheiro, seja o que for – eu quero este design’”, acrescentou.

Volkswagen", "carros elétricos", "elétrico" e "ID.2", "hatch elétrico"
foto/reprodução: quatrorodas

Um hatch compacto elétrico com especificações impressionantes

Medindo 4,05 metros de comprimento e com uma distância entre eixos de 2,6 metros, o ID.2 será o equivalente elétrico do Polo. Ele contará com um porta-malas duplo com capacidade de 490 litros, que pode ser expandida para 1.330 litros. Apesar do apelo moderno, o ID.2 mantém a estética reconhecível da Volkswagen, embora alguns possam achar as lanternas traseiras um pouco fora do comum.

A arquitetura do ID.2 será baseada na plataforma MEB Entry, uma versão compacta da plataforma modular MEB que já suporta outros modelos elétricos da Volkswagen, como o ID.3 e ID.4. Essa plataforma promete não só um desempenho eficiente, mas também uma produção mais econômica, permitindo que a Volkswagen ofereça o ID.2 a um preço competitivo.

Nostalgia encontra tecnologia moderna

Um dos aspectos mais emocionantes do ID.2 é o seu interior. A Volkswagen planeja permitir que os proprietários personalizem a instrumentação e o sistema de entretenimento para refletir estilos clássicos da marca, incluindo referências ao Fusca e ao Golf dos anos 80. Essa mistura de nostalgia e modernidade certamente atrairá os entusiastas de longa data da Volkswagen.

Para os fãs, o layout circular do Fusca e o design quadrado do cluster visto em modelos como Gol e Santana trarão boas lembranças. O ID.2 pode não ser um carro “retrô”, mas sua tecnologia permitirá que um pouco do passado esteja presente. “Por que não levar a nostalgia para o futuro?” parece ser a pergunta que a Volkswagen está fazendo.

Volkswagen", "carros elétricos", "elétrico" e "ID.2", "hatch elétrico"
foto/reprodução: carrosbemmontados

Além disso, o ID.2 incluirá as mais recentes tecnologias de assistência ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência e sistemas avançados de conectividade. Tudo isso faz do ID.2 não apenas uma homenagem ao passado, mas também um símbolo do futuro da mobilidade elétrica.

Especulações sobre produção e mercado

Quanto à produção, há especulações sobre se o ID.2 será fabricado no Brasil. Considerando que fabricantes chineses conseguem oferecer carros elétricos a preços semelhantes ao Polo, é plausível que a Volkswagen possa seguir essa estratégia para se manter competitiva. A produção local não só reduziria os custos, mas também atenderia à crescente demanda por veículos elétricos na América Latina.

Outra possibilidade é que o ID.2 seja produzido na Europa, em fábricas já estabelecidas para a linha ID. Isso garantiria um controle de qualidade rigoroso e permitiria à Volkswagen alavancar suas instalações e logística existentes. A decisão final provavelmente dependerá de uma combinação de fatores econômicos e estratégicos.

O ID.2 no cenário global dos carros elétricos

O Volkswagen ID.2 entra em um mercado de carros elétricos que está se expandindo rapidamente. A concorrência inclui não só o Peugeot e-208, mas também modelos como o Renault Zoe e o Nissan Leaf. No entanto, a Volkswagen acredita que o design atraente, a tecnologia avançada e a abordagem de preços acessíveis do ID.2 lhe darão uma vantagem competitiva.

Portanto, o crescimento do mercado de carros elétricos é impulsionado por uma combinação de regulamentações ambientais mais rigorosas, incentivos governamentais e uma maior conscientização dos consumidores sobre a sustentabilidade. A Volkswagen, com seu compromisso de lançar uma gama completa de veículos elétricos, está bem posicionada para capitalizar essa tendência.

Em suma, o Volkswagen ID.2 está posicionado para ser um jogador significativo no mercado de carros elétricos, combinando tecnologia de ponta com um toque de nostalgia. Portanto, seu design, praticidade e possíveis estratégias de mercado sugerem que ele pode ser um forte concorrente para modelos como o Peugeot e-208.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x