Segundo publicações de Eduardo Felix, especialista em recursos humanos, antes de clicar em “enviar candidatura” algumas medidas e cuidados devem ser tomados. A atualização de dados é sem dúvidas a principal delas. Será que o seu currículo está atualizado? Será que ele possui as informações certas?
Veja ainda outras notícias:
- Coronavírus: refinarias da Petrobras operam com 60 por cento de capacidade
- Processo seletivo aberto para profissionais de Segurança do Trabalho na Companhia Brasileira de Serviços de Infraestrutura
A seguir você confere algumas dicas do especialista, que tem como exemplo o site de oportunidades “vagas.com”, mas que servem para qualquer outra plataforma.
Você se cadastra no site Vagas.com e nunca foi chamado para entrevistas ou raramente é?
- Escassez de mão de obra: Finlândia, país MAIS feliz do mundo, está com 5.300 MIL vagas de empregos para diferentes cargos como garçons, soldadores, pintores, operadores de máquinas, dobradeiras, engenheiros e muito mais
- Ganhe R$3.306,60 + benefícios trabalhando 44h semanais! O Sesc anuncia vaga de emprego, veja como participar do processo seletivo; Inscrição até 28 de novembro
- Eurofarma abre processo seletivo com vagas home office, presenciais e híbridas para candidatos com e sem experiência anterior
- Sonha em ser funcionário público? Novo concurso da Câmara oferece 63 vagas em níveis fundamental, médio e superior
Veja algumas coisas que podem estar faltando:
1 – Atualização Quando fez a última? Dica: digite um ponto. Atualize. Apague. Atualize. Pronto! Quando? Uma vez por dia é suficiente.
2 – Não adianta atualizar se não tem as palavras-chave necessárias para vaga que busca.
3 – Onde encontrar essas palavras? Digite no Google Mapa Vagas de Carreiras. Digite seu cargo da forma que mais se repete nas buscas. Exemplo: Recepcionista.
4 – Mostre nas suas experiências o que é relevante para a vaga. Como? Veja seu histórico de candidaturas. Abra um documento no Word. Copie as 50 últimas vagas. Veja os padrões de repetições de frases: você irá utilizá-los na descrição das suas funções.
5 – Concordância entre a sua experiência profissional e as vagas que se candidata. Gerente há 10 anos querendo ser analista? Assistente há 1 ano querendo ser supervisor? São exemplos clássicos, mas há outros. Pense: currículo não é panfleto!
6 – Nada de F5 o dia todo. Horário para começar e terminar a busca no Vagas. Uma vez por dia é suficiente.
7 – Telefone ou e-mail digitados de forma errada? Mudaram? Atenção!
8 – Pretensão salarial: site Glassdoor. Aprenda a distribuir por faixas: de 1k a 2k.
Dicas de ouro para entrevista de emprego
1 – Aprenda a ler a descrição da vaga. Sugestão: corte os verbos que introduzem uma função e vá direto ao ponto: Ex: planejar, executar e acompanhar (corta!) as atividades de capacitação de pessoas em conhecimentos de produtos. Você já sabe o que irá fazer? Treinamento.
2 – Aprenda a fazer inferências. Muitas perguntas saem da própria descrição da vaga. No exemplo acima, podem perguntar de diversas formas situações nas quais você tenha treinado pessoas = capacitação.
3 – Ensinaram-te a utilizar a metodologia STAR ou CAR e não sabe como utilizar? Agora sabe: seus exemplos devem ser baseados na descrição da vaga – sempre!
4 – Imagine que você concorra ao cargo de Amélia Sr. e que saiba lavar, passar e cozinhar, mas a vaga só pede para que o candidato saiba lavar e passar. Se o entrevistador não perguntar e não houver na descrição algo sobre cozinhar, então se eu cozinho não interessa.
5 – E se a vaga tem a descrição muito técnica? Provavelmente a entrevista irá pelo mesmo caminho.
6 – Saiba também inferir pontos fortes e fracos que vai levar para entrevista. No exemplo, qual é o principal ponto forte para quem ministra treinamentos? Comunicação – não é apenas falar, ok?
7 – Faça planilhas das suas candidaturas.
Boa sorte!