A montadora chinesa GAC acelera a produção de veículos elétricos com tecnologia de IA e logística inteligente, prometendo fabricar um carro a cada 53 segundos em sua nova fábrica
A China está determinada a se tornar líder global na produção de veículos elétricos, e a GAC (Guangzhou Automobile Group) é um dos grandes nomes nessa corrida. A montadora chinesa não apenas busca aumentar a quantidade de veículos fabricados, mas também está investindo pesado em inovações tecnológicas para acelerar significativamente o processo de produção. A nova fábrica da GAC, localizada em Changsha, na província de Hunan, é um exemplo claro dessa ambição, prometendo fabricar um carro elétrico a cada 53 segundos, de acordo com o site Olhar Digital.
Tecnologia e inovação para acelerar a produção
A fábrica de Changsha é equipada com tecnologias de ponta, incluindo modelagem avançada de inteligência artificial (IA) e sistemas de simulação. Esses recursos permitem uma redução de 25% no tempo de resolução de problemas durante a produção, além de uma economia de 30% no espaço utilizado. A IA desempenha um papel crucial ao identificar e solucionar gargalos no processo de produção de maneira mais eficiente, permitindo que a linha de montagem opere com maior rapidez e precisão.
Além das inovações em IA, a GAC implementou um sistema logístico inteligente que aumenta em 40% a precisão na entrega de componentes necessários para a montagem dos veículos. Isso significa que cada peça chega ao local exato na hora certa, minimizando atrasos e erros. Consequentemente, o tempo de entrega dos veículos finalizados é reduzido em 25%, contribuindo para a impressionante velocidade de produção de um carro novo a cada 53 segundos.
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
O primeiro modelo: Aion V de segunda geração
O primeiro modelo a sair da linha de produção da nova fábrica é o Aion V de segunda geração, um SUV elétrico lançado na China em julho de 2024. Com um preço inicial de aproximadamente 16.462 euros (ou cerca de R$ 100 mil), o Aion V tem sido bem recebido no mercado chinês, destacando-se por seu design moderno, autonomia competitiva e tecnologias avançadas de assistência ao motorista. No primeiro mês de operação da fábrica, foram produzidos 9 mil veículos, uma amostra da capacidade produtiva que a unidade está alcançando.
A expectativa da GAC é que a fábrica atinja sua capacidade máxima no início de 2025, quando estará produzindo cerca de 200 mil veículos por ano. Com essa nova unidade, a GAC espera aumentar sua participação no mercado de veículos elétricos, tanto na China quanto globalmente.
Expansão e capacidade total de produção
A nova fábrica em Changsha é a terceira instalação de produção da GAC dedicada a veículos elétricos na China. As outras duas fábricas combinadas têm uma capacidade de produção anual de 400 mil veículos. Com a adição da nova unidade, a GAC espera alcançar uma capacidade total de 600 mil veículos por ano em território chinês, consolidando sua posição como uma das principais fabricantes de carros elétricos do país.
Apesar das inovações e do impressionante ritmo de produção, a GAC ainda não detém o título de fabricante mais rápida do mundo. Montadoras como Ford e Tesla mantêm esse recorde, com a capacidade de fabricar veículos em 49 segundos e 40 segundos, respectivamente. No entanto, o avanço da GAC demonstra o compromisso da China em não apenas participar, mas liderar o setor de veículos elétricos.