MENU
Menu
Início Você deve morar nestas 11 cidades se quiser trabalhar embarcado no ramo de petróleo e gás offshore ou onshore do Rio de Janeiro

Você deve morar nestas 11 cidades se quiser trabalhar embarcado no ramo de petróleo e gás offshore ou onshore do Rio de Janeiro

26 de março de 2023 às 17:35
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Plataformas de petróleo FPSO rebocado na Baía de Guanabara RJ
(foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Não adianta ser qualificado para atuar embarcado no setor de petróleo e gás offshore ou onshore se você não estiver acessível para as empresas; entenda!

No estado do Rio de Janeiro, várias cidades estão envolvidas em atividades petrolíferas, principalmente em operações offshore, fazendo se importante que os profissionais que atuam ou desejam atuar na área, estejam geograficamente acessíveis por questões de custo de logística. Mas isso vai adiantar se você consultar o artigo que fala sobre os 9 cursos mais recomendados para trabalhar embarcado offshore e subir em uma plataforma de petróleo no Brasil aqui.

NOTA: Vale ressaltar que este artigo refere-se apenas a mão de obra de manutenção e operação em unidades de produção e perfuração, estamos estamos excluindo os profissionais marítimos aquaviários por serem de uma outra categoria, que precisam de autorização e cursos especiais por endosso da Marinha do Brasil.

Artigos recomendados

Antes de 2014, as empresas prestadoras de serviços de engenharia e manutenção offshore não se importavam muito de qual parte do Brasil vinha a sua mão de obra inclusive elas pagam até mesmo passagem e cursos adicionais. Mas isso acabou mudando devido aos escândalos de corrupção envolvendo a Petrobras, desencadeando cancelamentos de contratos e contingenciamento de custos na época, fazendo com que as empresas optassem por profissionais que residam perto do local de trabalho e com os cursos concluídos por conta própria.

Vídeo: O setor de petróleo e gás está aquecido no RJ

Em 2020, o mercado petrolífero carioca vem se mantendo em franco crescimento até o momento, apesar da pandemia e questões geopolíticas envolvendo a Rússia e a Ucrânia. Então agora é a hora! Pois o mercado offshore do Rio de Janeiro está aquecido e as contratações estão acontecendo.

Se você não for um profissional muito diferenciado, escasso no mercado e super experiente na sua função offshore ou onshore, não adianta! Você deverá morar perto dessas empresas para ter as melhores chances de ingressar neste mercado. Segue a lista:

01. Rio de Janeiro ( Capital )

A cidade do Rio de Janeiro sedia a sede da Petrobras, a principal empresa petrolífera do Brasil, bem como outras empresas do setor. Além disso, o Rio de Janeiro possui uma infraestrutura portuária importante para a logística do petróleo.

02. Macaé

Macaé é uma cidade-chave para a indústria petrolífera no Brasil, sendo um centro de operações e manutenção para as plataformas offshore. A cidade abriga a Base de Operações da Petrobras e também é sede de várias outras empresas do setor.

03. Niterói

Niterói tem um papel importante na indústria de construção e reparo naval, com estaleiros e empresas de apoio às operações de petróleo offshore.

04. Campos dos Goytacazes

Localizada próxima à Bacia de Campos, a cidade de Campos dos Goytacazes tem uma presença significativa de empresas de petróleo e gás, além de infraestrutura logística e de apoio.

05. Angra dos Reis

Angra dos Reis abriga um porto que é utilizado para atividades logísticas e de apoio à indústria petrolífera, especialmente nas operações offshore.

06. São Gonçalo

São Gonçalo: Pode haver atividades de suporte às operações petrolíferas, como empresas de logística e serviços relacionados ao setor.

07. Duque de Caxias

A cidade abriga a Refinaria de Duque de Caxias (REDUC), uma das maiores refinarias do Brasil, responsável pelo processamento de petróleo e produção de derivados.

08. Itaboraí

Itaboraí: A cidade abriga o antigo Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ) agora chamado de POLO GASLUB, que inicialmente foi projetado para ser uma refinaria e petroquímica, mas agora deverá ser uma planta de fabricação de lubrificantes, e há estudos para instalar uma termelétrica que aproveitará o gás excedente do pré-sal.

09. Rio das Ostras

Localizada próxima a Macaé, Rio das Ostras também pode apresentar algumas atividades relacionadas à indústria petrolífera, principalmente no que diz respeito à logística e aos serviços de apoio.

10. Maricá

Maricá: A cidade possui instalações de apoio e infraestrutura para a indústria de petróleo e gás, incluindo um aeroporto que pode ser usado para transporte de pessoal e suprimentos às plataformas offshore.

11. São João da Barra

São João da Barra abriga o Porto do Açu, projetado para ser um hub portuário e industrial de grande porte e que, oferece soluções de infraestrutura para o setor de Óleo e Gás. Ele é composto por um complexo portuário, uma zona industrial e uma área de proteção ambiental.

Nota: É importante lembrar que as atividades petrolíferas nessas cidades podem ser indiretas ou em menor escala em comparação com as cidades mencionadas anteriormente.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR