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Você compraria um Peugeot 208? Um carro bonito e barato, com ar-condicionado, direção elétrica e freios ABS! Excelente custo-benefício para quem não quer gastar muito

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 27/08/2024 às 18:47
Descubra os principais pontos fortes e fracos do Peugeot 208, um carro compacto que promete tecnologia, design moderno e desempenho eficiente.
Fonte: Quatro Rodas

Descubra os principais pontos fortes e fracos do Peugeot 208, um carro compacto que promete tecnologia, design moderno e desempenho eficiente.

O Peugeot 208 G1, lançado no Brasil em 2013, representou a primeira geração desse modelo no país. Sucessor do Peugeot 207, o 208 chegou com a missão de reposicionar a marca francesa no mercado nacional, oferecendo um carro com design europeu, maior tecnologia e opções de motorização que atendiam às necessidades dos consumidores brasileiros.

Conheça o Peugeot 208 G1 (2013 – 2020)

Com a introdução no mercado, o Peugeot 208 G1 trouxe inovações que buscavam reconquistar a confiança dos consumidores, oferecendo um compacto moderno e eficiente.

Sua estreia oficial aconteceu no primeiro semestre de 2013, logo após ser exibido no Salão do Automóvel de 2012.

O modelo se destacou pela proposta de ser um carro acessível, mas com tecnologias avançadas para a época.

No entanto, antes de comprar um Peugeot 208 G1 usado, é essencial verificar o histórico do veículo para evitar problemas como carros roubados, batidos ou com pendências financeiras.

A consulta da placa é um passo importante para garantir uma compra segura.

O design foi um dos pontos fortes do Peugeot 208 G1. Antes do seu lançamento, o Peugeot 206 era o principal modelo da marca no Brasil, com um design marcante.

No entanto, o 207, que deveria ser seu sucessor, não agradou tanto ao público, pois a versão lançada no Brasil era uma adaptação econômica do modelo europeu, mantendo a base do 206.

Com o 208, a Peugeot acertou ao trazer um design moderno, idêntico ao da versão europeia, o que conquistou novamente os consumidores.

O Peugeot 208 G1 se destacou por seus faróis triangulares, que podiam receber projetores para a luz baixa, e uma frente com linhas limpas e elegantes.

As lanternas traseiras em formato de “C”, com iluminação por LEDs, também contribuíram para um visual moderno e atraente.

O para-choque volumoso, com a placa posicionada na tampa do porta-malas, completava o design diferenciado do modelo.

Performance do veículo

O Peugeot 208 G1 foi lançado com duas opções de motorização. A primeira, um motor 1.5 Flex de codinome “TU4M”, era uma atualização do motor 1.4 usado no 207.

Ele gerava até 93 cavalos de potência e 14,2 kgfm de torque. Já a segunda opção era um motor 1.6, também Flex, que entregava 122 cavalos de potência e 16,4 kgfm de torque.

Ambos os motores eram aspirados, ou seja, não contavam com turbo, o que era comum para a época.

Em termos de transmissão, o motor 1.5 vinha exclusivamente com uma caixa manual de cinco marchas, enquanto o 1.6 podia ser equipado com a mesma transmissão manual ou uma automática de quatro velocidades.

A plataforma do 208 G1 era a PF1, a mesma usada no 206 e em outros modelos da Peugeot e Citroën, como o C3 e DS3, o que garantia confiabilidade e bom desempenho.

Apesar de utilizar uma plataforma antiga, o Peugeot 208 G1 conseguia entregar um desempenho adequado para um carro de sua categoria.

Sua dirigibilidade era elogiada, especialmente em modelos com a transmissão manual, que ofereciam uma condução mais ágil e responsiva.

Tecnologia e Conforto do Peugeot 208 G1

O Peugeot 208 G1 trouxe diversas inovações tecnológicas para o segmento de compactos, posicionando-se como um dos modelos mais bem equipados da categoria.

Desde a versão de entrada, o 208 já vinha com itens como ar-condicionado, direção elétrica, freios ABS e airbags duplos frontais, o que o tornava uma opção atrativa para quem buscava segurança e conforto em um carro compacto.

Outro destaque foi o i-Cockpit, um conceito de painel de instrumentos elevado, posicionado acima do volante, que facilitava a visualização das informações enquanto se dirigia.

Além disso, o 208 contava com uma central multimídia flutuante de 7 polegadas, posicionada no topo do console central, o que era uma novidade na época.

A versão intermediária do 208 incorporava itens como teto panorâmico em vidro fixo, volante multifuncional em couro e GPS nativo na central multimídia, características raras ou inexistentes em outros carros da mesma categoria.

Já a versão top de linha oferecia ar-condicionado digital de duas zonas, faróis com luzes diurnas em LED e sensores de chuva e crepuscular, elevando ainda mais o nível de conforto e tecnologia.

Vantagens e desvantagens de comprar esse modelo

Entre os principais pontos fortes do Peugeot 208 G1 está o seu custo-benefício. No mercado de usados, ele se destaca por oferecer uma boa relação entre preço e equipamentos, além de um desempenho satisfatório com os motores 1.5 e 1.6.

A tecnologia embarcada, mesmo nas versões de entrada, também é um atrativo, fazendo com que o 208 seja uma escolha interessante para quem busca um carro compacto com boa lista de itens de série.

No entanto, o 208 G1 também possui algumas limitações. O espaço interno é um dos pontos fracos, sendo um dos menores hatches disponíveis no mercado brasileiro, o que pode ser um problema para quem precisa de mais espaço para passageiros ou bagagem.

Além disso, a transmissão automática de quatro marchas, apesar de confiável, compromete o desempenho do carro, tornando-o menos ágil em comparação com a versão manual.

Outro desafio ao comprar um Peugeot 208 G1 usado é encontrar um modelo em bom estado de conservação.

Problemas como faróis amarelados, desgaste no acabamento interno e avarias na cortina do teto panorâmico são comuns em modelos mais antigos, exigindo atenção redobrada na hora da compra.

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Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

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