Buscando uma melhor eficiência nas operações ferroviárias, a VLI desenvolveu uma tecnologia que reduz o consumo de combustível em locomotivas. A tecnologia reduziu o consumo de quase um milhão de litros, só no ano passado
A VLI, empresa de soluções logísticas que integra, terminais, ferrovias e portos, criou uma ferramenta chamada Fuelytics, que torna viável a redução no uso de combustível e na emissão de gases poluentes em operações ferroviárias. Com a nova tecnologia, apenas em 2020, a VLI reduziu o consumo de diesel em 940 mil litros e cerca de 2,8 mil toneladas de CO2 emitidos na atmosfera terrestre.
Leia também
Ferramenta de operações ferroviárias da VLI teve início em 2019
Para o gerente de inovação da VLI, Alexandre Galloti, a empresa está altamente empenhada em sua contribuição para uma forte evolução da logística e concentra seus esforços em criar ferramentas e soluções sustentáveis que beneficiem as operações ferroviárias, o meio ambiente e a sociedade.
Nesse contexto, a empresa tem muito orgulho de contribuir para o surgimento de um projeto como o Fuelytics, que foi incubado e estimulado por meio do programa de intraempreendedorismo do Inova VLI.
- Inovação Tecnológica: Impulsionando o Futuro do Setor de Transportes
- Governo Federal quer colocar ferrovias em foco e reviver projeto ferroviário de quase 500 km esquecido há anos
- Caminhões com eixo suspenso: A inovação que mudou o transporte, reduziu custos e transformou a economia das estradas!
- Asia Shipping revoluciona logística com aquisição da Hórus e soluções inovadoras
O Fuelytics teve seu início em meados de 2019, quando foi submetido ao principal programa de inovações da empresa, o Inova VLI. Um ano depois, o projeto de redução de combustível estava mais evoluído e foi qualificado por testes de viabilidade e, uma vez aprovado, passou a ser instalado de forma gradual em todas as operações ferroviárias onde a empresa atua.
Como funciona a ferramenta para operações ferroviárias da VLI?
Na prática, por meio de informações operacionais, assim como as que estão em computadores de bordo das locomotivas, por meio de modelagem matemática, é possível descobrir correlações estatísticas e encontrar variáveis com potencial ganho de eficiência, tornar as ações que viabilizam o ganho, uma prioridade e também mensurá-lo.
Com a mensuração das variáveis impactantes também há possibilidade de direcionar investimentos em via permanente que tornem possível adquirir ganho em eficiência e uma consequente redução no uso de combustível e emissão de CO2.
Outras variáveis consideradas na fórmula é a forma de condução do veículo, a necessidade de manutenção da locomotiva e o perfil do trecho percorrido entre outros componentes que, de forma direta ou indireta, impactam na relação performance x consumo.
850 mil litros economizados de janeiro a agosto deste ano
De acordo com a Larissa Camargo, Analista de Processos de Engenharia e uma das principais colaboradoras responsáveis pela concepção da ferramenta para operações ferroviárias, que foi desenvolvida em parceria com uma equipe multidisciplinar de profissionais da companhia, o Fuelytics é uma ferramenta de gestão, uma solução para otimizar a eficiência energética das locomotivas e não apenas uma tecnologia embarcada.
Entre os meses de janeiro e agosto de 2021, o Fuelytics teve capacidade de proporcionar a economia de pelo menos 850 mil litros de combustível, consequentemente contribuindo com a redução nas emissões de CO2.
De acordo com outra integrante da equipe, Gabriela Brandão, a nova ferramenta está em constante aprimoramento. Novas revisões de metodologia proporcionam a VLI a encontrar outras oportunidades de melhoria no consumo de combustível, diversas vezes com direcionamentos específicos para suprir as necessidades de cada corredor logístico.