Buscando uma melhor eficiência nas operações ferroviárias, a VLI desenvolveu uma tecnologia que reduz o consumo de combustível em locomotivas. A tecnologia reduziu o consumo de quase um milhão de litros, só no ano passado
A VLI, empresa de soluções logísticas que integra, terminais, ferrovias e portos, criou uma ferramenta chamada Fuelytics, que torna viável a redução no uso de combustível e na emissão de gases poluentes em operações ferroviárias. Com a nova tecnologia, apenas em 2020, a VLI reduziu o consumo de diesel em 940 mil litros e cerca de 2,8 mil toneladas de CO2 emitidos na atmosfera terrestre.
Leia também
Ferramenta de operações ferroviárias da VLI teve início em 2019
Para o gerente de inovação da VLI, Alexandre Galloti, a empresa está altamente empenhada em sua contribuição para uma forte evolução da logística e concentra seus esforços em criar ferramentas e soluções sustentáveis que beneficiem as operações ferroviárias, o meio ambiente e a sociedade.
Nesse contexto, a empresa tem muito orgulho de contribuir para o surgimento de um projeto como o Fuelytics, que foi incubado e estimulado por meio do programa de intraempreendedorismo do Inova VLI.
-
Cidade do interior de SP recebe investimento milionário da MRS para obras de novo viaduto, pátio e passarela que melhoram o trânsito e segurança
-
Com 1.294 metros de extensão, ponte entre Brasil e Paraguai chega a 75% de execução
-
Shopee amplia rede logística no Rio e acelera entregas com 20 hubs e promessa de chegada em até 24 horas
-
Reembolso do saldo do RioCard já está disponível sem taxa com migração para o cartão Jaé
O Fuelytics teve seu início em meados de 2019, quando foi submetido ao principal programa de inovações da empresa, o Inova VLI. Um ano depois, o projeto de redução de combustível estava mais evoluído e foi qualificado por testes de viabilidade e, uma vez aprovado, passou a ser instalado de forma gradual em todas as operações ferroviárias onde a empresa atua.
Como funciona a ferramenta para operações ferroviárias da VLI?
Na prática, por meio de informações operacionais, assim como as que estão em computadores de bordo das locomotivas, por meio de modelagem matemática, é possível descobrir correlações estatísticas e encontrar variáveis com potencial ganho de eficiência, tornar as ações que viabilizam o ganho, uma prioridade e também mensurá-lo.
Com a mensuração das variáveis impactantes também há possibilidade de direcionar investimentos em via permanente que tornem possível adquirir ganho em eficiência e uma consequente redução no uso de combustível e emissão de CO2.
Outras variáveis consideradas na fórmula é a forma de condução do veículo, a necessidade de manutenção da locomotiva e o perfil do trecho percorrido entre outros componentes que, de forma direta ou indireta, impactam na relação performance x consumo.
850 mil litros economizados de janeiro a agosto deste ano
De acordo com a Larissa Camargo, Analista de Processos de Engenharia e uma das principais colaboradoras responsáveis pela concepção da ferramenta para operações ferroviárias, que foi desenvolvida em parceria com uma equipe multidisciplinar de profissionais da companhia, o Fuelytics é uma ferramenta de gestão, uma solução para otimizar a eficiência energética das locomotivas e não apenas uma tecnologia embarcada.
Entre os meses de janeiro e agosto de 2021, o Fuelytics teve capacidade de proporcionar a economia de pelo menos 850 mil litros de combustível, consequentemente contribuindo com a redução nas emissões de CO2.
De acordo com outra integrante da equipe, Gabriela Brandão, a nova ferramenta está em constante aprimoramento. Novas revisões de metodologia proporcionam a VLI a encontrar outras oportunidades de melhoria no consumo de combustível, diversas vezes com direcionamentos específicos para suprir as necessidades de cada corredor logístico.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.