Estado está prestes a ganhar uma rodovia colossal com 145 quilômetros e R$ 7 bilhões em investimentos! A nova Via Mar promete aliviar o trânsito da BR-101 e trazer impactos positivos no transporte e turismo da região.
Uma obra colossal está em andamento no litoral norte de Santa Catarina.
No entanto, o que realmente está por trás desse projeto que promete não só desafogar o trânsito, mas também transformar a infraestrutura da região?
A resposta não é tão simples quanto parece, mas envolve uma nova rodovia de 145 quilômetros e um investimento de R$ 7 bilhões.
- Projeto de lei aprovado: Carteira de habilitação para pessoas de baixa renda será paga com multas de trânsito
- CNH tem novidades: cursos de reciclagem podem ser obrigatórios para milhares de motoristas mesmo sem multas
- Novo radar impiedoso chega às ruas do Brasil: Multas serão inescapáveis, mesmo a 100 metros de distância!
- Idade mínima para se aposentar pode chegar a 78 anos em 2060, aponta estudo do Banco Mundial
A relevância desse empreendimento vai muito além do asfalto e das pontes, já que ele pode redefinir o cenário logístico e turístico da região, alterando o cotidiano de milhares de pessoas e empresas.
Conforme anunciado em uma cerimônia realizada na Casa d’Agronômica, liderada pelo governador Jorginho Mello e outras figuras políticas, a nova rodovia paralela à BR-101, chamada Eixo Rodoviário Via Mar, é um passo fundamental para solucionar o gargalo enfrentado pelo trânsito intenso do estado, especialmente no norte.
As ordens de serviço de quatro dos cinco lotes, totalizando 90,5 quilômetros, já foram assinadas, com a promessa de entregar uma nova alternativa de tráfego até 2026.
Detalhes do projeto e parcerias público-privadas
O projeto do Eixo Rodoviário Via Mar foi elaborado com o suporte do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), com um investimento de R$ 552.590,25.
Além disso, a expectativa é de que a obra seja viabilizada por meio de parcerias público-privadas, conforme explicou Ricardo Grando, secretário-adjunto de Infraestrutura de Santa Catarina.
Segundo ele, “o projeto nasce com o DNA das parcerias, e buscamos investidores que possam participar dessa importante obra”.
A extensão total da rodovia será de 145,215 quilômetros, ligando Joinville até o Contorno Viário de Florianópolis.
Com viadutos, pontes e até mesmo um túnel, o Eixo Rodoviário Via Mar busca ser mais que uma simples estrada: será uma nova rota que aliviará o tráfego da BR-101, uma das principais rodovias do Brasil.
Lotes e trechos previstos
A nova rodovia será dividida em cinco lotes, com destaque para os quatro primeiros, cujos projetos já foram autorizados.
Lote 1:
- Trecho: Joinville até Guaramirim
- Extensão: 26,85 km
- Valor: R$ 2,208,061,41
- Duas pontes e dois viadutos
Lote 2:
- Trecho: Guaramirim até Massaranduba
- Extensão: 21,09 km
- Valor: R$ 2,003,731,00
- Uma ponte e um viaduto
Lote 3:
- Trecho: Massaranduba até Navegantes
- Extensão: 16,77 km
- Valor: R$ 2,212,430,00
- Oito contenções e duas pontes
Lote 4:
- Trecho: Navegantes até Itajaí
- Extensão: 25,87 km
- Valor: R$ 3,185,204,65
- Quatro viadutos e quatro pontes
O quinto lote, que ainda está pendente de assinatura, corresponde ao trecho de 54,72 quilômetros, entre Itajaí e Florianópolis, e inclui um túnel que será uma das maiores obras de arte especial da rodovia.
Impacto no transporte e no turismo
Além da questão logística, a nova rodovia deve impactar positivamente a economia, especialmente no setor de transportes e turismo.
Segundo Dagnor Schneider, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas de Santa Catarina (Fetrancesc), “o colapso da malha rodoviária atual faz com que o setor perca produtividade, aumentando os custos de transporte em mais de um milhão de reais por ano”.
Isso afeta diretamente os portos de Itajaí, Navegantes e Itapoá, além de prejudicar o turismo nas populares cidades litorâneas de Santa Catarina.
Com a nova via, a expectativa é de que o fluxo de cargas e turistas seja otimizado, aliviando a BR-101 e permitindo que a economia local cresça com mais rapidez.
“A Via Mar será fundamental para dar à Santa Catarina a infraestrutura necessária para movimentar grandes volumes através dos nossos portos”, complementa Ricardo Grando.
Parcerias e possíveis pedágios
Durante a cerimônia de assinatura, o governador Jorginho Mello foi questionado sobre a possibilidade de pedágios na nova rodovia.
Ele deixou claro que não há intenção de instalar pedágios em rodovias já existentes, mas não descartou a cobrança na Via Mar.
A obra, que será viabilizada através de parcerias público-privadas, tem como objetivo atrair investidores interessados em construir e operar o novo eixo rodoviário.
“O governo pagará os projetos executivos e, posteriormente, os colocará no mercado para que investidores possam realizar essa obra”, afirmou o governador, destacando que a nova rodovia será uma alternativa à BR-101, que já não suporta o volume atual de tráfego no Vale do Itajaí.
O futuro da mobilidade em Santa Catarina
O investimento de R$ 7 bilhões na construção dessa rodovia é parte de um esforço maior do governo catarinense para melhorar a infraestrutura de transportes no estado.
O Programa Estrada Boa, que contempla mais de 40 obras, inclui essa nova rodovia como uma das principais iniciativas para fortalecer o escoamento de cargas e facilitar o trânsito de turistas.
Os estudos ambientais necessários para o licenciamento da obra foram iniciados em outubro de 2024, e o processo de contratação de empresas para o início das obras já está em andamento.
A Via Mar surge como uma solução ambiciosa e necessária para os desafios logísticos de Santa Catarina, uma região que sofre com a sobrecarga da BR-101. Com isso, resta a dúvida: será que essa nova rodovia realmente trará a transformação esperada para o estado?