1. Início
  2. / Economia
  3. / Viadutos, pontes e túnel: nova rodovia paralela à BR-101 será colossal com 145 quilômetros e 7 BILHÕES em investimentos
Localização SC Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 19 comentários

Viadutos, pontes e túnel: nova rodovia paralela à BR-101 será colossal com 145 quilômetros e 7 BILHÕES em investimentos

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 24/10/2024 às 02:46
Nova rodovia em SC com 145 km e R$ 7 bilhões promete transformar o transporte e turismo na região. Será a solução definitiva para a BR-101?
Nova rodovia em SC com 145 km e R$ 7 bilhões promete transformar o transporte e turismo na região. Será a solução definitiva para a BR-101?

Estado está prestes a ganhar uma rodovia colossal com 145 quilômetros e R$ 7 bilhões em investimentos! A nova Via Mar promete aliviar o trânsito da BR-101 e trazer impactos positivos no transporte e turismo da região.

Uma obra colossal está em andamento no litoral norte de Santa Catarina.

No entanto, o que realmente está por trás desse projeto que promete não só desafogar o trânsito, mas também transformar a infraestrutura da região?

A resposta não é tão simples quanto parece, mas envolve uma nova rodovia de 145 quilômetros e um investimento de R$ 7 bilhões.

A relevância desse empreendimento vai muito além do asfalto e das pontes, já que ele pode redefinir o cenário logístico e turístico da região, alterando o cotidiano de milhares de pessoas e empresas.

Conforme anunciado em uma cerimônia realizada na Casa d’Agronômica, liderada pelo governador Jorginho Mello e outras figuras políticas, a nova rodovia paralela à BR-101, chamada Eixo Rodoviário Via Mar, é um passo fundamental para solucionar o gargalo enfrentado pelo trânsito intenso do estado, especialmente no norte.

S24 ULTRA

KIT FERRAMENTAS - Black Friday

As ordens de serviço de quatro dos cinco lotes, totalizando 90,5 quilômetros, já foram assinadas, com a promessa de entregar uma nova alternativa de tráfego até 2026.

Detalhes do projeto e parcerias público-privadas

O projeto do Eixo Rodoviário Via Mar foi elaborado com o suporte do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), com um investimento de R$ 552.590,25.

Além disso, a expectativa é de que a obra seja viabilizada por meio de parcerias público-privadas, conforme explicou Ricardo Grando, secretário-adjunto de Infraestrutura de Santa Catarina.

Segundo ele, “o projeto nasce com o DNA das parcerias, e buscamos investidores que possam participar dessa importante obra”.

A extensão total da rodovia será de 145,215 quilômetros, ligando Joinville até o Contorno Viário de Florianópolis.

Com viadutos, pontes e até mesmo um túnel, o Eixo Rodoviário Via Mar busca ser mais que uma simples estrada: será uma nova rota que aliviará o tráfego da BR-101, uma das principais rodovias do Brasil.

Lotes e trechos previstos

A nova rodovia será dividida em cinco lotes, com destaque para os quatro primeiros, cujos projetos já foram autorizados.

Lote 1:

  • Trecho: Joinville até Guaramirim
  • Extensão: 26,85 km
  • Valor: R$ 2,208,061,41
  • Duas pontes e dois viadutos

Lote 2:

  • Trecho: Guaramirim até Massaranduba
  • Extensão: 21,09 km
  • Valor: R$ 2,003,731,00
  • Uma ponte e um viaduto

Lote 3:

  • Trecho: Massaranduba até Navegantes
  • Extensão: 16,77 km
  • Valor: R$ 2,212,430,00
  • Oito contenções e duas pontes

Lote 4:

  • Trecho: Navegantes até Itajaí
  • Extensão: 25,87 km
  • Valor: R$ 3,185,204,65
  • Quatro viadutos e quatro pontes

O quinto lote, que ainda está pendente de assinatura, corresponde ao trecho de 54,72 quilômetros, entre Itajaí e Florianópolis, e inclui um túnel que será uma das maiores obras de arte especial da rodovia.

Impacto no transporte e no turismo

Além da questão logística, a nova rodovia deve impactar positivamente a economia, especialmente no setor de transportes e turismo.

Segundo Dagnor Schneider, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas de Santa Catarina (Fetrancesc), “o colapso da malha rodoviária atual faz com que o setor perca produtividade, aumentando os custos de transporte em mais de um milhão de reais por ano”.

Isso afeta diretamente os portos de Itajaí, Navegantes e Itapoá, além de prejudicar o turismo nas populares cidades litorâneas de Santa Catarina.

Com a nova via, a expectativa é de que o fluxo de cargas e turistas seja otimizado, aliviando a BR-101 e permitindo que a economia local cresça com mais rapidez.

“A Via Mar será fundamental para dar à Santa Catarina a infraestrutura necessária para movimentar grandes volumes através dos nossos portos”, complementa Ricardo Grando.

Parcerias e possíveis pedágios

Durante a cerimônia de assinatura, o governador Jorginho Mello foi questionado sobre a possibilidade de pedágios na nova rodovia.

Ele deixou claro que não há intenção de instalar pedágios em rodovias já existentes, mas não descartou a cobrança na Via Mar.

A obra, que será viabilizada através de parcerias público-privadas, tem como objetivo atrair investidores interessados em construir e operar o novo eixo rodoviário.

“O governo pagará os projetos executivos e, posteriormente, os colocará no mercado para que investidores possam realizar essa obra”, afirmou o governador, destacando que a nova rodovia será uma alternativa à BR-101, que já não suporta o volume atual de tráfego no Vale do Itajaí.

O futuro da mobilidade em Santa Catarina

O investimento de R$ 7 bilhões na construção dessa rodovia é parte de um esforço maior do governo catarinense para melhorar a infraestrutura de transportes no estado.

O Programa Estrada Boa, que contempla mais de 40 obras, inclui essa nova rodovia como uma das principais iniciativas para fortalecer o escoamento de cargas e facilitar o trânsito de turistas.

Os estudos ambientais necessários para o licenciamento da obra foram iniciados em outubro de 2024, e o processo de contratação de empresas para o início das obras já está em andamento.

A Via Mar surge como uma solução ambiciosa e necessária para os desafios logísticos de Santa Catarina, uma região que sofre com a sobrecarga da BR-101. Com isso, resta a dúvida: será que essa nova rodovia realmente trará a transformação esperada para o estado?

Inscreva-se
Notificar de
guest
19 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x