Toyota avalia lançar GR Yaris no Brasil: versão esportiva de 280 cv pode chegar ao país até 2026
A Toyota está prestes a dar um novo passo no segmento de carros esportivos no Brasil. A marca estuda a introdução do GR Yaris, versão esportiva de 280 cv do hatch europeu, como uma das próximas apostas da divisão Gazoo Racing no mercado nacional. A informação foi confirmada por executivos da montadora e sinaliza uma possível chegada do modelo ao país até 2026 — embora a data de lançamento ainda não tenha sido oficialmente definida.
O Toyota GR Yaris é atualmente comercializado em países da Europa e da Ásia, e se destaca por entregar altíssimo desempenho em um pacote compacto. Equipado com motor 1.6 turbo de três cilindros, o hatch foi desenvolvido com foco nas competições de rali e carrega a assinatura da divisão esportiva da marca japonesa. No Brasil, ele pode chegar para ocupar o espaço deixado pela família Yaris tradicional, descontinuada no ano passado.
GR Yaris pode repetir o sucesso do GR Corolla
Segundo fontes ligadas à Toyota, o bom desempenho de vendas do GR Corolla no mercado brasileiro abriu espaço para a chegada de mais um modelo da linha esportiva da montadora. Com preço acima de R$ 450 mil, o Corolla GR conseguiu atrair um público de nicho que busca desempenho, exclusividade e pedigree de competição.
- Royal Enfield Guerrilla 450 pode chegar ao Brasil em 2026 com motor de 40 cv e refrigeração líquida
- Chevrolet Spark EUV chega ao Brasil com autonomia de até 400 km e preço estimado em R$ 130 mil
- Aliados reclamam, e Tarcísio recua de plano de ampliar pedágios em São Paulo
- Nova lei feita para idosos deixa os carros novos mais baratos
Com isso, o GR Yaris no Brasil aparece como uma proposta mais “acessível” dentro do universo GR. Estima-se que o novo esportivo chegue ao país com preços entre R$ 300 mil e R$ 400 mil, a depender do pacote de equipamentos escolhido e da configuração de câmbio adotada.
A importação deve ser feita diretamente do Japão, como já ocorre com outros modelos de performance da Toyota.
Plataforma diferenciada e foco em desempenho
Ao contrário do Yaris que era vendido no Brasil, que usava a plataforma do Etios, o GR Yaris europeu é construído sobre a arquitetura TNGA-B, muito mais moderna e adaptada para aplicações esportivas. Isso significa que o modelo não compartilha praticamente nenhum componente estrutural com o Yaris que rodava por aqui — ou mesmo com o Yaris Cross, SUV que será lançado em breve no Brasil e que utiliza a matriz DNGA da Daihatsu.
O GR Yaris foi desenvolvido com foco nas pistas. O projeto nasceu como base para a participação da Toyota no Campeonato Mundial de Rali (WRC). Por isso, o modelo adota tração integral, carroceria reforçada e conjunto mecânico preparado para extrair o máximo de performance em diversas condições de rodagem.
Motor de três cilindros mais potente do mundo
Um dos destaques do GR Yaris 280 cv é o seu motor 1.6 turbo, com injeção variável entre direta e indireta. Trata-se de um dos motores de três cilindros com maior potência e deslocamento já produzidos em série, e que também equipa o GR Corolla (embora com calibração diferente).
No caso do GR Yaris, o motor entrega 280 cavalos de potência e 39,7 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos. São 24 cv a menos que o Corolla esportivo, mas com 2 kgfm a mais de torque, o que garante agilidade e força em retomadas e curvas fechadas.
O hatch compacto conta ainda com suspensão esportiva, freios dimensionados para alto desempenho e opções de câmbio manual de seis marchas ou automático de oito velocidades, dependendo do mercado.
Dimensões compactas e tração nas quatro rodas são destaques do Toyota GR Yaris
Apesar do desempenho impressionante, o GR Yaris mantém dimensões de hatch compacto:
- Comprimento: 4,03 metros
- Largura: 1,82 metro
- Altura: 1,48 metro
- Entre-eixos: 2,56 metros
Essas medidas garantem agilidade em trechos urbanos e estabilidade em curvas, complementadas pela tração integral permanente, uma raridade entre os esportivos dessa faixa de tamanho e preço.
Essa tração nas quatro rodas é outro ponto que reforça o DNA de competição do modelo. Em combinação com o motor turbo e o câmbio esportivo, o GR Yaris oferece uma experiência de condução que se aproxima de modelos de categoria superior.
Lançamento do Toyota GR Yaris deve ocorrer até 2026
Embora o lançamento ainda não tenha data confirmada, tudo indica que o GR Yaris será lançado no Brasil até 2026. A expectativa é que a Toyota aguarde a consolidação do Yaris Cross no mercado nacional antes de apresentar oficialmente o novo esportivo.
Nos bastidores, a marca já trabalha com projeções de demanda e testes de viabilidade logística para viabilizar a importação. A chegada do GR Yaris também pode depender do comportamento do mercado de veículos premium e esportivos nos próximos trimestres, especialmente considerando a oscilação do dólar e os custos de importação.
Gazoo Racing amplia presença no Brasil
Com o sucesso do GR Corolla e a possível chegada do GR Yaris no Brasil, a divisão Gazoo Racing se consolida como peça-chave na estratégia da Toyota para se posicionar no mercado de carros esportivos, mesmo em países emergentes.
Além dos modelos de alto desempenho, a linha GR vem ganhando espaço em versões intermediárias, como GR-S, voltadas para consumidores que buscam uma experiência esportiva, mas com preços e manutenção mais acessíveis.
A Toyota também avalia ampliar sua linha de GR para SUVs e até modelos eletrificados nos próximos anos, o que mostra um compromisso de longo prazo com o segmento.
Fonte: AutoEsporte