Conheça o SR-71 BLACKBIRD, o avião supersônico com mais de 60 anos considerado o mais rápido na história do planeta.
O lendário avião supersônico de reconhecimento dos Estados Unidos, SR-71 BLACKBIRD, ganhou fama por sua velocidade e missões secretas na Guerra Fria. No dia 22 de dezembro de 1964, há 58 anos, o piloto de testes Bob Gilliland acelerava o modelo na pista da base de Edwards, na Califórnia, para alçar um histórico voo com o “pássaro negro”.
Avião supersônico SR-71 BLACKBIRD atingia velocidade máxima de Mach 3.3
A Skunk Works, um laboratório de desenvolvimento de projetos avançados da Lockheed, foi responsável por desenvolver a família de aviões que se tornou lendária na história da aviação. Antes do SR-71, o mundo conheceu o A-12, uma versão ligeiramente menor, com apenas um assento, que voou dois anos antes e era utilizado pela CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos.
Na época da Guerra Fria, voar alto e principalmente muito rápido para fugir dos mísseis antiaéreos era uma prioridade. Desta forma, o SR-71 BLACKBIRD alcançava a velocidade máxima de impressionantes Mach 3.3, cerca de 4 mil km/h. Anos depois do voo inaugural o SR-71 quebrou o recorde de velocidade operacional, atingindo 3.529 km/h.
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O primeiro avião, antes do Blackbird, era o LockHeed U-2, que começou a voar em 1956, podendo alcançar altitudes que os radares da união soviética não podiam captar, podendo tirar todas as fotos que desejam, coletar todas as informações e sair praticamente ilesos aos EUA.
Entretanto, os soviéticos já sabiam da presença do U-2, que foi abatido em 4 anos. O piloto e o avião supersônico foram capturados. Mas, apesar de ter sido construído com este intuito, o SR-71 BLACKBIRD nunca sobrevoou o território soviético. Isso aconteceu pelo fato dos soviéticos só liberarem o piloto do U-2 abatido, Francis Gary Powers, se as espionagens de aviões parassem de acontecer.
Empresas foram desenvolvidas para criação de projetos
Para o desenvolvimento do substituto do U-2, o governo dos EUA lançou uma concorrência, e duas empresas começaram a desenvolver seus projetos, chamadas Conver e LockHeed.
Na LockHeed, o primeiro conceito se chamaria U-3, e essa ideia de desenvolver o avião saiu do engenheiro Kelly Johnson, sendo este o responsável pelo design do SR-71 BLACKBIRD. O que o engenheiro propôs era algo praticamente impossível, onde a empresa teria que construir basicamente tudo do zero.
A LockHeed teve que investir não apenas para construir o avião, mas também as peças do mesmo, sendo totalmente novo e ousado. Em 1959 a empresa ganhou a concorrência e ganhou contrato de construção no novo avião supersônico espião. A partir deste momento começava o projeto Oxcart, com o novo avião A-12, citado anteriormente.
Diferenças entre o A-12 e o SR-71 BLACKBIRD
O SR-71 era um pouco maior e com um pouco mais capacidade de peso que o A-12, a própria empresa realizou uma comparação em voo, para decidir com qual eles prosseguiriam com a construção, chegando à conclusão que o SR-71 era mais capaz e então concentraram os esforços neste avião supersônico deixando o A-12 de lado.
O programa de construção do SR-71 BLACKBIRD era o mais misterioso dos EUA na década de 60, tão secreto que ninguém sabia que estava acontecendo.
O modelo era bem à frente do seu tempo e até mesmo os especialistas da época não acreditavam que era possível. Quando foi anunciado, em 1964, pelo presidente Lyndon Johnson, acabou trocando de nome, visto que, a princípio, seu nome seria RS-71. Sendo entregue ao governo dos EUA em 1966, o avião supersônico fez sua primeira missão em 1968.