1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Velocidade de 4 mil km/h: SR-71 BLACKBIRD, o avião que deixou seu nome na história como o mais rápido do planeta
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Velocidade de 4 mil km/h: SR-71 BLACKBIRD, o avião que deixou seu nome na história como o mais rápido do planeta

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 24/10/2023 às 11:46
SR-71 BLACKBIRD, o avião que deixou seu nome na história como o mais rápido do planeta
Foto: Aero Magazine

Conheça o SR-71 BLACKBIRD, o avião supersônico com mais de 60 anos considerado o mais rápido na história do planeta.

O lendário avião supersônico de reconhecimento dos Estados Unidos, SR-71 BLACKBIRD, ganhou fama por sua velocidade e missões secretas na Guerra Fria. No dia 22 de dezembro de 1964, há 58 anos, o piloto de testes Bob Gilliland acelerava o modelo na pista da base de Edwards, na Califórnia, para alçar um histórico voo com o “pássaro negro”.

Avião supersônico SR-71 BLACKBIRD atingia velocidade máxima de Mach 3.3

A Skunk Works, um laboratório de desenvolvimento de projetos avançados da Lockheed, foi responsável por desenvolver a família de aviões que se tornou lendária na história da aviação. Antes do SR-71, o mundo conheceu o A-12, uma versão ligeiramente menor, com apenas um assento, que voou dois anos antes e era utilizado pela CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos.

Na época da Guerra Fria, voar alto e principalmente muito rápido para fugir dos mísseis antiaéreos era uma prioridade. Desta forma, o SR-71 BLACKBIRD alcançava a velocidade máxima de impressionantes Mach 3.3, cerca de 4 mil km/h. Anos depois do voo inaugural o SR-71 quebrou o recorde de velocidade operacional, atingindo 3.529 km/h.

O primeiro avião, antes do Blackbird, era o LockHeed U-2, que começou a voar em 1956, podendo alcançar altitudes que os radares da união soviética não podiam captar, podendo tirar todas as fotos que desejam, coletar todas as informações e sair praticamente ilesos aos EUA.

Entretanto, os soviéticos já sabiam da presença do U-2, que foi abatido em 4 anos. O piloto e o avião supersônico foram capturados. Mas, apesar de ter sido construído com este intuito, o SR-71 BLACKBIRD nunca sobrevoou o território soviético. Isso aconteceu pelo fato dos soviéticos só liberarem o piloto do U-2 abatido, Francis Gary Powers, se as espionagens de aviões parassem de acontecer.

Empresas foram desenvolvidas para criação de projetos

Para o desenvolvimento do substituto do U-2, o governo dos EUA lançou uma concorrência, e duas empresas começaram a desenvolver seus projetos, chamadas Conver e LockHeed.

Na LockHeed, o primeiro conceito se chamaria U-3, e essa ideia de desenvolver o avião saiu do engenheiro Kelly Johnson, sendo este o responsável pelo design do SR-71 BLACKBIRD. O que o engenheiro propôs era algo praticamente impossível, onde a empresa teria que construir basicamente tudo do zero.

A LockHeed teve que investir não apenas para construir o avião, mas também as peças do mesmo, sendo totalmente novo e ousado. Em 1959 a empresa ganhou a concorrência e ganhou contrato de construção no novo avião supersônico espião. A partir deste momento começava o projeto Oxcart, com o novo avião A-12, citado anteriormente.

Diferenças entre o A-12 e o SR-71 BLACKBIRD

O SR-71 era um pouco maior e com um pouco mais capacidade de peso que o A-12, a própria empresa realizou uma comparação em voo, para decidir com qual eles prosseguiriam com a construção, chegando à conclusão que o SR-71 era mais capaz e então concentraram os esforços neste avião supersônico deixando o A-12 de lado.

O programa de construção do SR-71 BLACKBIRD era o mais misterioso dos EUA na década de 60, tão secreto que ninguém sabia que estava acontecendo.

O modelo era bem à frente do seu tempo e até mesmo os especialistas da época não acreditavam que era possível. Quando foi anunciado, em 1964, pelo presidente Lyndon Johnson, acabou trocando de nome, visto que, a princípio, seu nome seria RS-71. Sendo entregue ao governo dos EUA em 1966, o avião supersônico fez sua primeira missão em 1968.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x