Ponte do Futuro terá mais de 2 km de extensão e promete transformar a mobilidade entre Cabedelo, Santa Rita e o Porto de Cabedelo.
As obras da Ponte do Futuro, um dos maiores projetos de infraestrutura da Paraíba, seguem em ritmo acelerado. Neste domingo (15), o governador João Azevêdo compartilhou nas redes sociais novas imagens da construção.
As fotos mostram o avanço das fundações da ponte, que já estão em fase de concretagem.
Ver essa foto no Instagram
— ARTIGO CONTINUA ABAIXO —Veja também
Polícia Federal desarticula esquema que fraudou o ‘Enem dos Concursos’, operação agita concurseiros e força reforço no CPNU 2 com 12 buscas e 3 prisões
![]()
Aposentado leva paixão pela aviação a outro nível e constrói casa-avião com asas, janelas e proporções realistas e local vira ponto turístico
![]()
Com apartamentos de 400 m², varandas com piscinas e suítes de 80 m² — o edifício Penthouse mais polêmico de São Paulo: projetado para milionários, virou cenário de novela, mas hoje vive momentos difíceis
![]()
Homem leva seu amor pela Torre Eiffel a outro nível: construiu réplica de 31 m no quintal, com pilares de 8,5 toneladas e pagando tudo do bolso
![]()
Obras seguem nas margens do Rio Paraíba
Segundo o governador, as intervenções estão acontecendo simultaneamente nas margens do Rio Paraíba, tanto em Cabedelo quanto em Santa Rita.
“É assim que um sonho se parece quando está virando realidade. A Ponte do Futuro está tomando forma, com as obras de fundação acontecendo nas margens do Rio Paraíba tanto em Cabedelo, quanto em Santa Rita”, escreveu João Azevêdo na publicação.
A expectativa é que a Ponte do Futuro seja inaugurada até 2026, conforme projeção feita anteriormente por Azevêdo em entrevista ao programa Arapuan Verdade. As obras começaram em fevereiro de 2025, no quilômetro 9,64 da BR-230, na estrada de Cabedelo.
Estrutura inclui duas pontes, viaduto e ciclovia
O projeto prevê a construção de duas pontes. A primeira terá 2,1 km de extensão, ligando a BR-230 à BR-101 Norte. Ela contará com pista de rolamento de 7,2 metros, passeio de 3,3 metros, ciclovia de 2,5 metros e acostamento de 2,5 metros.
A segunda ponte terá 420 metros de extensão e será construída sobre o Rio da Guia, no município de Lucena.
Essa parte do complexo incluirá também um viaduto de 40 metros sobre a linha férrea, cuja fundação já está em execução.
Investimento logístico e reforço ao Porto de Cabedelo
A Ponte do Futuro também busca melhorar o acesso ao Porto de Cabedelo, que registrou em 2024 o recorde de 1,5 milhão de toneladas movimentadas.
Há ainda articulações para reativar a ferrovia entre Cajazeiras e Cabedelo, com apoio do presidente da FIEP, Cassiano Pereira.
O projeto total está orçado em R$ 465,5 milhões e inclui prolongamentos viários, como o da PB-011 e adequações na PB-025.