Ponte do Futuro terá mais de 2 km de extensão e promete transformar a mobilidade entre Cabedelo, Santa Rita e o Porto de Cabedelo.
As obras da Ponte do Futuro, um dos maiores projetos de infraestrutura da Paraíba, seguem em ritmo acelerado. Neste domingo (15), o governador João Azevêdo compartilhou nas redes sociais novas imagens da construção.
As fotos mostram o avanço das fundações da ponte, que já estão em fase de concretagem.
Ver essa foto no Instagram
— ARTIGO CONTINUA ABAIXO —Veja também
Esse cara entrou para a história ao derrotar o ChatGPT no jogo de xadrez sem perder nenhuma peça, e ainda fez piada
![]()
Cientistas liberam 200 mil larvas de ostras no mar e o motivo por trás disso vai te surpreender
![]()
A Guerra Fria foi tão tensa que os EUA testaram aviões contra bombas nucleares em megatorre de madeira sem um único parafuso ou prego
![]()
Starlink de Elon Musk se populariza entre motoristas no Brasil, mas instalação incorreta pode levar à retenção do veículo, alerta PRF
![]()
Obras seguem nas margens do Rio Paraíba
Segundo o governador, as intervenções estão acontecendo simultaneamente nas margens do Rio Paraíba, tanto em Cabedelo quanto em Santa Rita.
“É assim que um sonho se parece quando está virando realidade. A Ponte do Futuro está tomando forma, com as obras de fundação acontecendo nas margens do Rio Paraíba tanto em Cabedelo, quanto em Santa Rita”, escreveu João Azevêdo na publicação.
A expectativa é que a Ponte do Futuro seja inaugurada até 2026, conforme projeção feita anteriormente por Azevêdo em entrevista ao programa Arapuan Verdade. As obras começaram em fevereiro de 2025, no quilômetro 9,64 da BR-230, na estrada de Cabedelo.
Estrutura inclui duas pontes, viaduto e ciclovia
O projeto prevê a construção de duas pontes. A primeira terá 2,1 km de extensão, ligando a BR-230 à BR-101 Norte. Ela contará com pista de rolamento de 7,2 metros, passeio de 3,3 metros, ciclovia de 2,5 metros e acostamento de 2,5 metros.
A segunda ponte terá 420 metros de extensão e será construída sobre o Rio da Guia, no município de Lucena.
Essa parte do complexo incluirá também um viaduto de 40 metros sobre a linha férrea, cuja fundação já está em execução.
Investimento logístico e reforço ao Porto de Cabedelo
A Ponte do Futuro também busca melhorar o acesso ao Porto de Cabedelo, que registrou em 2024 o recorde de 1,5 milhão de toneladas movimentadas.
Há ainda articulações para reativar a ferrovia entre Cajazeiras e Cabedelo, com apoio do presidente da FIEP, Cassiano Pereira.
O projeto total está orçado em R$ 465,5 milhões e inclui prolongamentos viários, como o da PB-011 e adequações na PB-025.