Mercado de veículos elétricos e híbridos cresce no Brasil, junto com a necessidade de blindagem
A busca constante pela sustentabilidade está modificando o mercado, inclusive o automobilístico. Isso está fazendo com que aumente o número de veículos elétricos e híbridos circulando por aí, com a crescente preocupação com emissão de gases do efeito estufa a partir do uso de combustíveis fósseis. O Brasil já registrou avanço de 78% na venda desses novos modelos nos quatro primeiros meses de 2022. Todavia, uma grande questão seria gerar carros blindados a partir desses novos veículos, tendo em vista a carcaça e disposição das baterias.
A Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) aponta que os eletrificados chegaram a 3.123 emplacamentos somente em abril de 2022, resultando em um impressionante valor total de 12.976 vendas, somente em 2022. Entretanto, a questão de segurança ao rodar pelas estradas do Brasil ainda é um dilema e a blindagem pode ser feita, mas envolve alguns desafios, a serem superados pela Autobunkers Defense. Saiba mais na matéria de hoje.
Entenda mais sobre o funcionamento dos veículos elétricos com o vídeo abaixo.
Grupo AutoBunkers Defense desenvolve novo material mais leve para blindagem de veículos elétricos e híbridos
Como sabemos, os veículos elétricos e híbridos podem ser blindados, no entanto, requerem alguns conhecimentos devido às diferenças com o carro convencional. Em primeiro lugar, esses veículos possuem posições diferentes dos geradores de energia. Ou seja, muitas vezes podem estar na frente, outras, atrás do carro. Além disso, as unidades de armazenamento de energia podem estar em locais distintos. Tudo isso afeta a distribuição de cabos pelo veículo e, consequentemente, a blindagem.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Dessa forma, a empresa que trabalha com carros blindados precisa estar atenta e mapear o veículo antes de começar qualquer ação de blindagem. Todavia, muitas vezes esse processo é dificultado devido ao processo de solda precisar de isolamento.
“Inclusive, os veículos híbridos e elétricos devem permanecer isolados do solo com o uso de cavaletes de plástico ou borracha. Nestes veículos utilizamos a blindagem Aramid Gold que é uma tecnologia exclusiva de uma blindagem executada em manta aramida e dispensa peças em aço”.
Olavo Ehmke, sócio-diretor do grupo empresarial Autobunkers Defense (2022)
A Autobunkers Defense teve a iniciativa de buscar meios para viabilizar uma forma de blindar os veículos elétricos mais facilmente. Após alguns anos de pesquisa, lançaram em 2021 uma nova blindagem com material revolucionário e mais leve feito 100% a partir de manta aramida. Esse revestimento, produzido em Kevlar, é mais fácil de usar na blindagem, mais seguro e assegura a mesma resistência que o aço mas não deixa o veículo tão pesado.
Afinal, quem é a AutoBunkers Defense?
O grupo empresarial Auto Bunkers Defense já é uma referência no mercado nacional no tocante a carros blindados, pois está há 20 anos no mercado. Seu histórico conta com mais de 15 mil carros blindados e comercializados e 7 mil blindagens executadas a pedido de cleintes.
A empresa faz as blindagens seguindo todas as recomendações do Exército Brasileiro e cumprindo todas as certificações necessárias. Ou seja, os materiais são tratados com máximo cuidado e garantem a qualidade do veículo a ser blindados.
Por confiar tanto em seu trabalho e qualidade, a empresa propõe uma garantia dos veículos zero quilômetro que recebem a blindagem da equipe. Afinal, a empresa executa o serviço dentro dos padrões recomendados pelas montadoras e importadoras atuantes em território nacional. Além disso, é certificada pela ISO 9001 e associada à ABRABLIN – Associação Brasileira de Blindagem.
Para os veículos elétricos, a Auto Bunkers Defense oferece o material de manta aramida como revestimento, o que garante tanta segurança quanto o aço mas confere mais leveza ao veículo. Além disso, viabiliza a colocação independente da posição do gerador e armazenador de energia, tendo resultados muito mais efetivos e assertivos.