Protótipo inspirado na chinesa Lifan promete conquistar o mercado do Brasil com preço competitivo e características inovadoras
A Shineray, conhecida por seus modelos acessíveis e de pequeno porte, anunciou recentemente que ampliará seu portfólio com motos de maior cilindrada no Brasil. Entre as novidades, destaca-se um protótipo que pode ser lançado ainda este ano, apelidado de “mini-Harley” devido ao seu design robusto e estilo estradeiro, de acordo com o site Motor1.
Expansão da Shineray no Brasil
Nos últimos anos, a Shineray conquistou a terceira posição no ranking de montadoras mais vendidas no Brasil, ficando atrás apenas de gigantes como Honda e Yamaha. O sucesso deve-se, em grande parte, à comercialização de motos pequenas e econômicas, derivadas de modelos chineses. Agora, a empresa visa o mercado de motocicletas de maior cilindrada, apostando em um público que busca qualidade a um preço acessível.
Novos modelos e parcerias estratégicas no Brasil
A expansão inclui a introdução da marca SWM para motos de até 400 cilindradas e novos modelos da própria Shineray com até 250 cilindradas. Entre os lançamentos confirmados, está a aventureira SHI 175 e sua versão injetada, SHI 175s. Além disso, a Shineray está de olho no segmento de motos estradeiras de menor cilindrada.
- Fim de uma era: 5 Carros da Jeep, Renault e Fiat saem de linha no Brasil em 2025 — descubra por que e o que esperar do mercado automotivo!
- Fim das multas abusivas? Lei acaba com radares móveis e adota drones para ‘fiscalização clara’
- Desenvolvida na África, esta moto elétrica utiliza exclusivamente energia solar e impressiona ao alcançar 6.000 km de autonomia
- Stellantis surpreende com anúncio de demissões em massa: Crise no setor automotivo afeta Citroën, Fiat e Jeep, provocando turbulência no mercado global!
O CEO da Shineray, José Edson Medeiros, gerou grande expectativa ao postar uma imagem em suas redes sociais ao lado do atleta de MMA José Aldo, onde é possível ver a nova moto. Segundo Medeiros, em junho, a Shineray comemora 18 anos de operação no Brasil, e a celebração pode incluir o lançamento deste modelo inovador. Procurada pelo Motor1.com Brasil, a Shineray confirmou que se trata de um “protótipo de um lançamento”, sem divulgar mais detalhes. Espera-se que o lançamento oficial ocorra no segundo semestre deste ano.
Origens e especificações do modelo
A moto, aparentemente derivada da chinesa Lifan, pode ser oferecida nas variantes de 150, 200 e 250 cilindradas, com poucas alterações além do tamanho do motor. Informações desencontradas no site internacional da Lifan e a imagem postada indicam que a moto possui características de diferentes modelos. Por exemplo, o emblema K19 é usado nos modelos de 150 e 200 cilindradas, mas a moto da imagem possui freio traseiro a disco, algo presente apenas na K29 de 250 cilindradas.
Detalhes técnicos da nova moto
Apesar das especulações, é possível que a Shineray tenha combinado motores e componentes de diversos modelos da Lifan para criar um produto único. Confira as especificações de cada motor;
Motor 150 cc
- Cilindrada: 149 cm³;
- Potência: 14,2 cv a 8.500 rpm;
- Torque: 1,35 kgfm a 6.500 rpm;
- Alimentação: Carburador, partida elétrica ou a pedal;
Motor 200 cc
- Cilindrada: 198 cm³;
- Potência: 17 cv a 8.000 rpm;
- Torque: 1,65 kgfm a 6.500 rpm;
- Alimentação: Carburador ou injeção eletrônica (dependendo do mercado);
Motor 250 cc
- Cilindrada: 250 cm³;
- Potência: 27,8 cv a 9.000 rpm;
- Torque: 2,36 kgfm a 7.000 rpm;
- Alimentação: Injeção eletrônica;
Dimensões e características comuns
Independentemente do motor, as medidas da moto são as mesmas:
- Comprimento: 2.230 mm
- Largura: 850 mm
- Altura: 1.090 mm
- Entre-eixos: 1.500 mm
- Vão livre do solo: 145 mm
- Altura do assento: 710 mm
- Capacidade do tanque: 14 litros
- Peso: 160-165 kg, dependendo do motor