A FSRU Wilhelmshaven contratou a Van Oord para construir um cais flutuante de unidade de armazenamento e regaseificação (FSRU) em Wilhelmshaven.
Wilhelmshaven está se tornando um importante centro para a indústria de gás natural, com a construção de uma unidade flutuante de armazenamento e regaseificação (FSRU) pela FSRU Wilhelmshaven, formada pela Engie e pela Tree Energy Solution (TES). A empresa holandesa Van Oord foi contratada para construir um cais para a FSRU em Wilhelmshaven, na Alemanha, como parte desse projeto inovador.
Com a construção do cais FSRU Wilhelmshaven, a infraestrutura necessária para o processamento de gás natural liquefeito estará disponível em Wilhelmshaven. A Van Oord será responsável pela instalação de monoestacas para acelerar o processo de construção, com um total de dez monoestacas sendo implantadas, incluindo proteção contra abrasão. Esse investimento será crucial para expandir as capacidades de importação de gás natural na região, promovendo o crescimento econômico e a segurança energética.
Projeto FSRU Wilhelmshaven: Fundações e Dragagem do Cais
As fundações são equipadas com plataformas, passarelas e móveis. Além disso, uma draga de sucção está sendo implantada para dragar o bolsão do cais e a bacia de giro, explicou Van Oord.
-
A nova Reforma Tributária muda o rumo do petróleo e do gás no Brasil e coloca o país diante do maior desafio fiscal da década
-
Petrobras e Equinor vencem leilão no pré-sal da Bacia de Campos, arrematando bloco de Jaspe com maior lance do 3º Ciclo da Oferta Permanente e excedente recorde
-
Com mais de 5.500 km de extensão, 1,4 milhão de barris transportados por dia e ramificações que cruzam metade da Europa, este colosso subterrâneo é o maior oleoduto do mundo e um dos pilares estratégicos da economia russa
-
Entre o ouro negro e o verde da Amazônia: perfuração da Petrobras na Foz do Amazonas divide o Brasil e levanta a questão — progresso ou retrocesso às vésperas da COP30?
‘Estamos orgulhosos de fazer parte deste projeto, aproveitando nosso extenso portfólio de capacidades marítimas. Através da sinergia de nosso conhecimento, experiência e equipamentos de última geração, fomos capazes de fornecer uma solução integrada e sob medida para o desafio de nossos clientes’, disse August Runge, Diretor Comercial da Van Oord.
FSRU Wilhelmshaven e a Lei de Aceleração de GNL
O cais faz parte do segundo projeto baseado na FSRU em Wilhelmshaven, apoiado pela Lei de Aceleração de GNL da Alemanha, que foi aprovada em maio de 2022 com o objetivo de colmatar a lacuna de abastecimento e reforçar a segurança do abastecimento do país.
O projeto é operado pela estatal Deutsche Energy Terminal (DET), uma subsidiária 100% do governo federal que entrou em operação comercial em 16 de janeiro de 2023.
A DET detém os contratos de afretamento e é responsável pelas operações técnicas e comerciais dos terminais flutuantes de GNL alugados pelo Estado em Wilhelmshaven, Brunsbüttel, Stade e Lubmin.
Terminal Flutuante Comissionado e Fornecedores de Reboque
O primeiro terminal flutuante da Alemanha para importação de GNL em Wilhelmshaven foi oficialmente comissionado para serviço em 17 de dezembro de 2022, após dez meses de trabalho.
O DET selecionou recentemente o Fairplay Towage Group como fornecedor de reboque para os terminais flutuantes de GNL em Brunsbüttel, Stade e Wilhelmshaven.
Fonte: © OFF Shore Energy