Quando entrar em operação comercial, no início de 2020, a UTE Porto de Sergipe I será a maior usina termoelétrica em operação do Brasil.
A Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I realizou, no dia 6 de dezembro, o primeiro acionamento da turbina com a utilização do gás, procedimento conhecido como First Fire. Eneva faz descoberta gigante de gás na Bacia de Parnaíba e ações da empresa disparam.
Leia também
- Muitas vagas de emprego para trabalhar na tão desejada multinacional Schlumberger
- Amaggi encerra o ano com muitas vagas de emprego para mais de 30 cargos diferentes!
- A gigante australiana Worley encerra a semana com vagas de emprego de ensino médio e superior
- Imetame inicia 2020 com 1.740 vagas de emprego em obras de construção civil e operação para seu porto em Aracruz
Em continuidade a fase de comissionamento, tiveram na última segunda-feira, 16 de dezembro, o sincronismo da primeira turbina a gás.
- Energia em Alta: Eneva Alcança Resultados Recordes no Terceiro Trimestre
- Adeus carvão, olá futuro! Termelétrica do Pecém anuncia transição bilionária e promete se tornar referência nacional em energia sustentável
- Governo em alerta: Petrobras planeja recompra de refinaria vendida por US$ 1,8 bilhão em 2021
- Petrobras diz ‘que não’, nega acordo e propõe revisão de venda de refinarias ao Cade em meio a mudanças no mercado!
A previsão é que no início da próxima semana seja atingida a potência nominal, que é de 343 MW. A geração de energia da primeira turbina será suficiente para abastecer 1,5 milhões de pessoas.
Quando entrar em operação comercial, no início de 2020, a UTE Porto de Sergipe I será a maior usina termoelétrica em operação do Brasil, com potência total de mais de 1500MW, com capacidade de geração de energia para atender 16 milhões de pessoas.
A CELSE – Centrais Elétricas de Sergipe S.A, parabenizou todos os envolvidos nesta etapa. “Parabenizamos a todos os envolvidos nessa etapa!”, disse a companhia por meio de nota em seu veículo oficial de notícias, no último sábado, 21.
A CELSE – Centrais Elétricas de Sergipe é a responsável pela implantação da maior e mais eficiente usina termoelétrica a gás natural da América Latina: a UTE Porto Sergipe I.
A empresa, criada em setembro de 2015 pela EBRASIL – Eletricidade do Brasil – e a Golar Power (Joint-Venture entre a norueguesa Golar LNG e o fundo de investimentos americano Stone Infrastructure Partners), vai gerar e comercializar energia elétrica a partir de unidades geradoras de energia termoelétrica a gás.
A UTE Porto Sergipe I entrará em operação comercial em janeiro de 2020. O combustível utilizado será o gás natural liquefeito, uma solução mais eficaz e menos poluente na comparação com o diesel e o carvão, já que reduz a emissão de gases em até 90%. A usina terá capacidade equivalente a 15% da demanda de energia do Nordeste, com potência de 1.551 MW.
Com investimento na ordem de R$ 5 bilhões em tecnologia de ponta, o empreendimento, situado no Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I, em Barra dos Coqueiros, município da Região Metropolitana de Aracaju (SE), vai gerar 2,5 mil empregos diretos durante as obras, além de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região.