A partir de uma parceira pública privada, será implantado um sistema de energia solar no Estado do Piauí
Empresas de Pernambuco, a partir de uma parceria público-privada permitirá que implantem usina solar no Piauí. O investimento da GM Gestão em Engenharia é de R$ 40 milhões. A concessão é válida por 25 anos e destina-se à operação, manutenção e gestão de duas micro-usinas fotovoltaicas com potência de 5 megawatts (MWp) cada, totalizando 10 MWp. As usinas para a geração de energia serão construídas em cerca de 1 ano.
Veja também:
- Rina está com vagas de emprego abertas para técnicos, engenheiros e inspetor, para São Paulo, Macaé e Rio de Janeiro
- RIO OIL & GAS 2020 PROMOVE VOTAÇÃO ONLINE INÉDITA DE TRABALHOS TÉCNICOS
- Mineradora Enaex Britanite contrata para vagas de emprego em São Paulo, Pernambuco e Paraná, neste dia 26
Segundo Guilherme Gondim, diretor comercial da empresa, “O governo do Estado fez a modelagem e viu que ao implantar esse modelo, ia ter uma redução de cara de 20% com gasto de energia, ou seja, irá reduzir ao valor pago a distribuidora local. No total são oito mini usinas com uma capacidade total para geração de 40 MWp”.
Guilherme ainda diz que esse modelo é extremamente benéfico. O país não tem custo, apenas o custo de modelagem do projeto. Porém, depois que a empresa ganhou a licitação de PPP, foi obrigada a ressarcir o governo pelos custos trabalhistas da empresa que contratou a pequena fábrica para implantar a modelagem.
- O maior projeto de energia renovável do mundo será maior que 47 países: Com 3.000 turbinas eólicas de até 20 MW e 60 milhões de painéis solares
- Mais impostos, consumidor! Governo federal anuncia aumento de mais de 160% no imposto de importação de painéis solares, ameaçando mercado de energia limpa e empregos
- Transição Energética Justa: A Chave para um Futuro Global Sustentável
- Investimento bilionário e 30 MIL empregos! Nordeste pronto para transformação radical com investimento colossal de MAIS de R$ 522 BILHÕES que promete mudar a região de patamar na economia brasileira
Murilo Gondim, diretor técnico da GM Gestão em Engenharia, disse que o grande positivo é que o modelo é muito útil para instituições públicas. Ele baseia-se na resolução da Aneel. O Nordeste tem um índice muito bom de radiação solar e através da compensação de energia gerada, o crédito será abatido na distribuidora de energia do Piauí”.
Além disso, essas usinas também são responsáveis pela geração de emprego e renda para o entorno. Durante a implantação dessas duas pequenas fábricas, serão gerados cerca de 60 empregos diretos. Após a entrega, 20 funcionários devem ser contratados para gerenciar e operar a estrutura.