A Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, inaugurou ontem uma nova usina de energia solar
A Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, inaugurou em Orindiúva a primeira usina fotovoltaica do plano de geração distribuída da empresa. A usina solar tem capacidade de 1 megawatt (MW) e potencial anual de geração de energia de 1,9 milhão de quilowatts-hora (kWh). Esse montante é suficiente para abastecer 780 casas, respondendo por 44% do município do interior do estado.
Leia ainda outras notícias do dia:
- BR Distribuidora conclui compra da Targus e entra no mercado de energia elétrica
- Petrobras tem aval do Cade e arremata participação da Total em 5 blocos de petróleo no Amazonas
- FPSO Carioca afretado pela Petrobras e operado pela Modec chega esta semana no estaleiro Brasfels para integração
- Senai abre mais de 500 vagas para cursos de qualificação gratuitos no Pará
- Painéis de energia solar bifaciais chegam ao Brasil e podem gerar até 25% mais energia
Marcos Penido, secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, disse que “Hoje, com esse exemplo da usina fotovoltaica, nós estamos trabalhando dentro da renovação da nossa matriz energética, de trazer energia renovável, energia limpa, gerando menos poluição, menos emissão de carbono, e trazendo eficiência no gasto público”.
A energia produzida na usina de Orindiúva será utilizada para compensar os créditos do consumo de energia elétrica das estações de tratamento de água e esgoto da Sabesp da cidade e de outros seis municípios da região. A alta taxa de radiação solar local, com média superior a 5,0 kWh / m² / dia por ano, é um dos fatores positivos que tornaram este projeto possível.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
O diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga, falou que “Esse processo da energia distribuída através das usinas fotovoltaicas é algo absolutamente inovador que a Sabesp traz para o mercado de saneamento. Uma solução interessantíssima tanto do ponto de vista ambiental quanto do ponto de vista econômico. A Sabesp trabalha com inovação, trabalha com preocupação ambiental, com preocupação de governança e com a questão social”.
Alceu Segamarchi Junior, diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da Sabesp, afirmou que “Isso só reforça o compromisso da Sabesp com o meio ambiente e inova mais ainda nesse quesito. A Sabesp, que é a primeira empresa de saneamento do Brasil e uma das maiores do mundo, certamente é a primeira em inovação, em investimento em fontes alternativas de energia limpa”.