1. Início
  2. / Economia
  3. / Urgente! Toyota anuncia nova fábrica em Sorocaba, criando mais de 8 mil vagas de emprego e dobrando a produção de carros na região
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Urgente! Toyota anuncia nova fábrica em Sorocaba, criando mais de 8 mil vagas de emprego e dobrando a produção de carros na região

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 08/06/2024 às 08:42
Atualizado em 07/06/2024 às 18:23
Toyota anuncia nova fábrica em Sorocaba
Foto: Divulgação/Toyota

A nova fábrica da Toyota em Sorocaba está prestes a ser inaugurada, substituindo a unidade de Indaiatuba. Com essa nova instalação, a Toyota planeja gerar mais de 8 mil vagas de emprego, impulsionando a economia local e oferecendo novas oportunidades para a região.

Uma nova fábrica da Toyota em Sorocaba está prestes a ser inaugurada, com o objetivo de dobrar a produção de carros junto à atual fábrica já instalada na cidade. O presidente da Toyota no Brasil, Evandro Maggio, anunciou a novidade nesta quarta-feira (5), destacando que a nova unidade deve gerar milhares de vagas de emprego.

Este investimento significativo reflete o compromisso da Toyota com a expansão de suas operações no Brasil, impulsionando a economia local e criando oportunidades de trabalho na região. Com tecnologias de ponta e práticas de fabricação avançadas, a nova fábrica promete aumentar significativamente a capacidade produtiva da Toyota no país.

Entenda melhor o foco da nova fábrica da Toyota em Sorocaba

Segundo o executivo em entrevista a jornalistas, o projeto da nova fábrica da Toyota em Sorocaba termina em 2026. A multinacional, basicamente, visa espelhar a planta. Em números atuais, a fábrica na cidade possui capacidade para produzir 175 mil veículos por ano. Na cidade, a empresa produz carros de modelo utilitário esportivo Corolla Cross, incluindo a versão híbrida flex, além do hatch Yaris.

A nova fábrica da Toyota em Sorocaba, promete gerar 8 mil vagas de empregos na Toyota, na realidade é uma transferência, sendo a unidade de Indaiatuba, que será fechada e transferida para Sorocaba.

O fechamento da unidade em Indaiatuba gerou manifesto por parte dos trabalhadores da unidade, assim como do sindicato da categoria. A unidade de Indaiatuba, ou Indaiá, como é chamada, produz 76 mil veículos por ano.

Com a mudança, a nova fábrica da Toyota em Sorocaba promete gerar cerca de 8 mil vagas de emprego e as contratações por meio da plataforma de seleção própria da Toyota, deve se iniciar já no segundo semestre de 2025. Isso acontece porque a nova fábrica deve entrar em operação no primeiro semestre de 2026, quando ocorre o encerramento gradual da unidade de Indaiatuba.

Nova fábrica da Toyota em Sorocaba recebe investimentos bilionários

A Toyota anunciou no começo de março plano de investimentos de 11 bilhões de reais no Brasil até 2030. Maggio afirmou que dos 11 bilhões do plano de investimento da marca, cerca de R$ 5 bilhões serão usados na expansão da nova fábrica da Toyota em Sorocaba e transferência das operações de Indaiatuba para o complexo, além do lançamento de dois carros, sendo um compacto híbrido em 2025 e um outro veículo que virá depois que a fábrica ampliada ficar pronta em 2026.

Vale mencionar que em 2020,  a empresa tomou a mesma decisão com a unidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, encerrou a unidade em setembro de 2021 e mudou as operações desta planta para Sorocaba.

Basicamente todos os setores da unidade do ABC mudaram para Sorocaba, como as áreas de marketing, recursos humanos, comercial, compras, jurídica e financeira. A área construída da unidade era de 6,2 mil metros quadrados. Já o complexo que abrigava essas áreas no ABC foi vendido.

Toyota venderá unidade antiga?

Questionado sobre publicações da imprensa local em relação à eventual venda da unidade em Indaiatuba para montadoras chinesas, Maggio afirmou que não é o foco da companhia no momento, mas reconheceu que a tendência é a montadora se desfazer da unidade.

Não seria a primeira vez que um grupo asiático ficaria com uma fábrica de veículos de uma montadora estabelecida no Brasil. A Ford vendeu sua fábrica em Camaçari (BA) para a BYD e a Mercedes-Benz vendeu uma fábrica no interior de SP para a também chinesa GWM.

A fábrica da Toyota no ABC era a mais antiga do Brasil, fora do Japão, a montadora se instalou na cidade em 1962, onde produzia o icônico utilitário bandeirante, fabricado até 2001, com um pouco mais de 103 mil unidades fabricadas.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x