1. Início
  2. / Marítimo
  3. / URGENTE! Primeiro navio de cruzeiro híbrido-elétrico do MUNDO está sendo desenvolvido e vai operar na Antártica
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

URGENTE! Primeiro navio de cruzeiro híbrido-elétrico do MUNDO está sendo desenvolvido e vai operar na Antártica

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 19/02/2024 às 22:06
navio, híbrido, elétrico
Foto: reprodução ASENAV

O novo navio híbrido-elétrico, chamado Magellan Discoverer, está previsto para ser entregue em 2026

O Chile está na vanguarda da engenharia marítima e turismo sustentável com a construção do primeiro navio híbrido-elétrico de cruzeiro de propulsão elétrica híbrida nas Américas, destinado a operar na Antártica. O navio, chamado Magellan Discoverer, está sendo construído no estaleiro ASENAV, com entrega prevista para 2026.

A cerimônia de corte de aço do Magellan Discoverer, realizada em 8 de fevereiro em Valdivia, Chile, marca um marco importante para o país. O navio híbrido-elétrico expande a construção anterior do estaleiro Magellan Explorer, entregue em 2019, ambos comercializados pela Antarctica21, empresa de turismo chilena pioneira em viagens para a Antártica.

Características do navio híbrido-elétrico Magellan Discoverer

Com 6.700 toneladas brutas, o Magellan Discoverer contará com um sistema de propulsão híbrido-elétrico, dois motores principais e grupos geradores MAN. A propulsão será realizada por unidades ABB Azipod e o navio terá um sistema de armazenamento de energia com banco de baterias da Corvus Energy, proporcionando uma operação mais suave e silenciosa.

O navio híbrido-elétrico terá 308 pés (94 metros) de comprimento, cumprindo as especificações da classe de gelo Polar PC6 e os padrões de emissão Tier III. Com capacidade para 96 passageiros, o Magellan Discoverer oferecerá 40 cabines de passageiros, incluindo suítes, cabines de luxo e ocupação individual, todas com varandas privativas. Serão seis decks de passageiros, incluindo área de jantar, reuniões, salas, bar de observação, academia e sauna, além de um laboratório de ciências úmido exclusivo e uma área de observação da proa.

Sustentabilidade e eficiência energética

O navio híbrido-elétrico foi projetado para maximizar seu desempenho energético e reduzir seu impacto ambiental. Os elevadores serão equipados com um sistema de captura de energia de frenagem, alimentando o conjunto de baterias. Todos os equipamentos hidráulicos utilizarão óleo biodegradável e o sistema de refrigeração será eco-friendly.

S24 ULTRA

GALAXY S24 ULTRA - Black Friday

O Magellan Discoverer representa a tendência emergente de adicionar luxo ao mercado tradicional de cruzeiros de exploração. Seu primeiro programa antártico está programado para começar em dezembro de 2026, prometendo uma experiência única e sustentável para os viajantes que desejam explorar o Continente Branco.

Como funcionam navios sustentáveis?

Navios sustentáveis são embarcações projetadas e operadas de forma a minimizar seu impacto ambiental e maximizar a eficiência energética. Esses navios incorporam uma série de tecnologias e práticas que visam reduzir as emissões de gases de efeito estufa, melhorar a eficiência no consumo de combustível e proteger os ecossistemas marinhos.

Muitos navios sustentáveis são equipados com motores de baixa emissão ou tecnologias de propulsão elétrica, híbrida ou movida a energia solar e eólica. Navios sustentáveis são projetados para serem mais eficientes no consumo de combustível, por meio de tecnologias como cascos aerodinâmicos, sistemas de recuperação de calor, e controle de velocidade para otimizar o consumo de energia.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x