1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Uno por R$ 270 mil, Gol por R$ 280 mil e Corsa por R$ 170 mil! Real chega a 30 anos; veja quanto custavam os carros no lançamento da moeda e quais seriam os preços atuais
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Uno por R$ 270 mil, Gol por R$ 280 mil e Corsa por R$ 170 mil! Real chega a 30 anos; veja quanto custavam os carros no lançamento da moeda e quais seriam os preços atuais

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 03/07/2024 às 12:55
Trinta anos após o Plano Real, veja como a inflação impactou os preços de carros populares como Uno, Gol e Corsa. A transformação é surpreendente! (Imagem: reprodução)
Trinta anos após o Plano Real, veja como a inflação impactou os preços de carros populares como Uno, Gol e Corsa. A transformação é surpreendente! (Imagem: reprodução)

Você não vai acreditar nos preços de Uno, Gol e Corsa em 2024! Trinta anos após o Plano Real, os valores desses carros populares dispararam. Descubra quanto eles custariam hoje e veja como a inflação transformou o mercado automotivo brasileiro. Prepare-se para uma surpresa chocante!

Quando o Plano Real foi implementado em 1º de julho de 1994, ninguém poderia prever o impacto que a nova moeda teria no Brasil ao longo dos anos.

Essa medida visava estabilizar uma economia dilacerada pela hiperinflação e, de fato, trouxe grandes mudanças. Trinta anos depois, o real ainda está forte, mas os preços, especialmente dos carros, passaram por uma transformação impressionante.

Segundo a calculadora do Banco Central (BC), a inflação acumulada desde então é de assustadores 708%. Mas o que isso significa na prática? Se R$ 1 em 1994 equivale a R$ 8,08 hoje, quanto custariam alguns dos carros mais populares daquela época em 2024?

Nesta matéria do Click Petróleo e Gás, apresentamos informações tiradas de um levantamento feito pelo site Autoesporte. Com base no Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), mostramos quanto custariam hoje alguns dos carros mais populares de 1994. Vamos aos números?

Volkswagen Gol: a partir de R$ 89.258

O Volkswagen Gol, o carro mais vendido da história do Brasil, era oferecido em sete versões, com preços que iam de R$ 7.243 a R$ 23.117.

Atualizados pela inflação, esses valores seriam hoje de R$ 89.258 para a versão de entrada e R$ 284.877 para a GTI, versão topo de linha. Para comparar, é possível comprar um Citroën C3 Feel por R$ 86.390 ou um BYD Seal por R$ 296.800.

Fiat Uno: a partir de R$ 85.683

O icônico Fiat Uno, um dos carros mais vendidos no Brasil, era oferecido em oito versões, com preços que iam de R$ 7.254 a R$ 22.492.

Corrigidos pela inflação, esses valores correspondem hoje a R$ 85.683 para a versão de entrada e R$ 277.175 para a versão topo de linha, quase o preço de um Audi A3 de entrada.

Chevrolet Corsa: a partir de R$ 90.576

O Chevrolet Corsa, extremamente popular em 1994, tinha seu preço inicial em R$ 7.350 e chegava a R$ 11.950 na versão GLI.

Atualizando esses valores, temos R$ 90.576 para a versão Wind e R$ 147.263 para a GLI. Atualmente, o carro mais barato do Brasil, o Fiat Mobi, custa R$ 72.990.

Chevrolet Monza: a partir de R$ 205.824

O Chevrolet Monza, outro clássico brasileiro, variava de R$ 16.702 a R$ 19.900 em 1994. Hoje, esses valores se traduziriam em R$ 205.824 e R$ 245.387, respectivamente. Para efeito de comparação, o preço de um Toyota Corolla topo de linha está nessa faixa atualmente.

Ford Escort: a partir de R$ 135.704

Em 1994, o Ford Escort era vendido em 11 versões diferentes, com motores que variavam de 1.6 a 2.0. Os preços começavam em R$ 11.012 e chegavam a R$ 36.683.

Atualizando esses valores com base no IGP-M, o Escort hoje custaria entre R$ 135.704 e R$ 452.055. Para comparação, um Hyundai Creta, um dos SUVs mais populares atualmente, parte desse valor.

Comparação de Preços em 1994 e 2024

Em 1994, os carros não eram obrigados a sair de fábrica com itens de segurança como airbags, freios ABS e controles de tração e estabilidade. Nem ar-condicionado, vidros elétricos e direção assistida eram comuns em modelos de entrada.

Hoje, esses itens são praticamente padrão em todos os veículos novos. Aqui está uma comparação dos preços dos carros em 1994 e seus valores corrigidos para 2024 levando consideração o real:

ModeloPreço 1994Preço corrigido 2024
Ford EscortR$ 11.012R$ 135.704
Fiat UnoR$ 7.254R$ 85.683
Chevrolet CorsaR$ 7.350R$ 90.576
Chevrolet MonzaR$ 16.702R$ 205.824
Volkswagen GolR$ 7.243R$ 89.258
Ford VeronaR$ 17.228R$ 212.309
Fiat TempraR$ 22.250R$ 274.193
Chevrolet KadettR$ 15.520R$ 191.257
Chevrolet OmegaR$ 26.712R$ 329.180
Volkswagen FuscaR$ 7.243R$ 89.258
Volkswagen VoyageR$ 11.402R$ 140.510
Volkswagen SaveiroR$ 10.065R$ 124.034
Fonte: Autoesporte e Museu da Imprensa Automotiva (Miau)

Olhando para esses números, é impressionante ver como a economia brasileira mudou nas últimas três décadas.

Se por um lado a estabilização da moeda trouxe previsibilidade e controle da inflação, por outro, os preços dos veículos subiram consideravelmente, refletindo tanto a evolução tecnológica quanto as novas exigências de segurança e conforto.

Você se lembra dos preços dos carros em 1994? Qual modelo você gostaria de ter comprado naquela época e por quê? Deixe sua opinião nos comentários!

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015. Especialista em temas como política, empregos e economia.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x