Transforme sua prática pedagógica com o curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva!
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está proporcionando uma valiosa oportunidade para profissionais da educação com seu curso gratuito de aperfeiçoamento em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. As inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira, dia 20, e podem ser feitas diretamente pelo formulário disponível no site da universidade.
Detalhes do curso e inscrições
Com uma carga horária de 120 horas, o curso é totalmente EAD e começa em março de 2025. Voltado para professores, equipes pedagógicas, gestores das redes públicas de ensino e profissionais da educação básica, o curso tem como objetivo principal “enriquecer as práticas pedagógicas de professores para o desenvolvimento de uma educação inclusiva”. Serão 5 mil vagas disponibilizadas, permitindo uma ampla participação, de acordo com o site jornalfloripa.
Estrutura do curso
O curso é dividido em quatro módulos essenciais:
-
Sebrae abre mil vagas em programa gratuito para impulsionar pequenos negócios
-
5 profissões digitais que ganham até R$ 15 mil por mês no Brasil com trabalho remoto e salário em dólar
-
Formação técnica têm salários de até R$ 10 mil e empregabilidade superior à de muitos graduados, diz SENAI
-
Prefeitura abre vagas em cursos gratuitos nas áreas de Logística, Transporte e Administração em parceria com SEST SENAT para qualificação profissional em Piracicaba
1º Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva
2º Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Educação Inclusiva
3º Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas
4º Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola
Esses módulos estão alinhados com os marcos legais e pesquisas atuais sobre educação especial e inclusão.
Lançamento e parcerias
O lançamento do curso foi realizado em uma cerimônia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), contando com a presença de representantes de diversas instituições parceiras. Pela Udesc, a coordenadora do curso, professora Cléia Demétrio Pereira, destacou a importância da iniciativa. A gravação do evento está disponível no YouTube.
O curso é parte de um convênio do Ministério da Educação, envolvendo a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As formações são oferecidas por instituições públicas de ensino superior que integram a Universidade Aberta do Brasil (UAB), utilizando a competência estabelecida no sistema UAB.
Mais oportunidades
Além deste curso, a Udesc também oferece a formação “Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola”, mostrando seu compromisso com a diversidade e inclusão na educação.
Parcerias de excelência
O curso conta com parcerias internas e externas, incluindo o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei) e diversos laboratórios e núcleos da Udesc, como o LabDH, Ledi, LabEduSex, MultiLabEHAD, Neab, e o Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais (Aya). A parceria com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e a Secretaria de Estado da Educação reforça o apoio e a abrangência do projeto.
Não perca essa oportunidade única de ampliação de conhecimento e qualificação profissional na área de educação inclusiva. Inscreva-se agora e faça parte dessa transformação educacional!
Para inscrever-se, CLIQUE AQUI 👈👈👈