Nova oportunidade no setor de energias renováveis: Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abre inscrições para curso gratuito de instalador de energia solar.
A Coordenação do Programa Huawei Power Generation, através de uma parceria entre o Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (CEAR/UFPB) e a Huawei Tecnologias, anunciaram na quarta-feira,19, novas vagas para um curso gratuito de instalador de energia solar. As inscrições já estão abertas e são 120 vagas disponíveis, sendo 60 por turma.
Saiba como será o curso gratuito de Instalador de energia solar da UFPB
O curso gratuito de instalador de energia solar (Formação de Instaladores de Sistemas Fotovoltaicos) consiste na capacitação, qualificação, formação e aperfeiçoamento profissional de curta duração, que tem como objetivo formar profissionais para atender às demandas do setor produtivo e do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do País, ampliar e diversificar as vagas educacionais.
Também visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, através da articulação com a educação profissional, estimular a articulação entre a política de educação profissional e as políticas de geração de trabalho, emprego e renda. O curso ofertado é totalmente gratuito e não conta com cobrança de taxa de inscrição.
-
Fiocruz abre 85 vagas em mestrados gratuitos com foco em saúde pública, meio ambiente e epidemiologia; saiba como se preparar para a seleção
-
Faça um curso gratuito EAD no Senar: são mais de 200 opções com certificado digital, uma grande oportunidade de capacitação para o meio rural em diversas áreas do agro
-
MEC oferece muitos cursos gratuitos com certificado na área de Informação e Comunicação; oportunidade imperdível para estudar sem gastar R$ 1 e sem sair de casa
-
Instituto Federal (IFAL) abre curso gratuito 100% online com certificado reconhecido e 160h de aula, veja como participar
O curso gratuito de instalador de energia solar será ofertado no período noturno durante os dias da semana e diurno aos sábados, com previsão de duração de cerca de três meses. Em relação aos dias da semana, a formação da Universidade Federal terá aulas planejadas, preferencialmente, para ocorrer às terças e quintas de 18 às 22 horas.
Aos sábados, as aulas acontecerão nos turnos matutino (8h às 12h) e vespertino (14h às 18h). Vale mencionar que o curso gratuito de instalador de energia solar será realizado presencialmente nas dependências do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB.
Inscrições e principais requisitos para a formação na Universidade Federal
A inscrição dos interessados no curso gratuito de Instalador de energia solar deve ser realizada das 12h do dia 13 de fevereiro até às 23h59m do dia 28 de fevereiro. A inscrição e a entrega da documentação, que deve ser compilada e enviada em apenas um arquivo PDF, serão feitas através de um formulário digital.
No ato da inscrição no curso gratuito de instalador de energia solar, o candidato deve, obrigatoriamente, anexar documentos como CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou comprovante de regularidade do CPF, Documento Oficial de Identificação com foto (frente e verso), declaração ou certidão de diploma de conclusão que comprove a escolaridade mínima exigida.
O candidato interessado na oportunidade da UFPB devem ter nacionalidade brasileira ou estrangeira com situação regular no país, ter 18 anos ou mais de idade, disponibilidade para 158 horas para participação no curso e ter concluído o ensino fundamental II (6º ao 9º ano).
Etapas do processo seletivo para a formação da UFPB
A primeira etapa será composta pela análise e avaliação da documentação comprobatória. Os documentos devem ser compilados em único PDF e enviados por meio do formulário de inscrição.
Os critérios de desempate são Formação acadêmica conforme o edital, candidatos trabalhadores (20 pontos), candidatos beneficiários titulares de transferência de renda de programas federais (20 pontos), mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, com devido registro de ocorrência policial (20 pontos), candidatos com deficiência (20 pontos).
Em caso de empate persistente após aplicações dos critérios, será considerado o candidato de maior idade. O resultado da seleção será divulgado até o dia 10 de março com notificação dos selecionados através do e-mail informado na inscrição e divulgação do portal do CEAR/UFPB.
O prazo para envio de recursos relativos ao resultado da seleção vai até o dia 15 de março. O resultado final será divulgado até o dia 18 de março, no portal do CEAR/UFPB.