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Uma motocicleta elétrica que funciona com turbina eólica e placas solares parece brincadeira, mas ela é real e está à venda na China

Publicado em 05/04/2025 às 15:13
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Créditos da imagem: YongLE Risheng
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Moto que funciona com energia solar e eólica parece brincadeira, mas é real. Protótipo une inovação e sustentabilidade no transporte de duas rodas

Uma motocicleta elétrica chinesa tem chamado atenção pela proposta inusitada: além da bateria convencional, ela conta com um teto equipado com painéis solares e uma turbina eólica. Apesar do visual estranho, o modelo CG da fabricante YongLE Risheng é real, está disponível para compra e promete rodar com energia limpa.

A empresa da China é especializada em veículos movidos a fontes renováveis e apresentou a CG como parte de sua nova linha de produtos.

A motocicleta elétrica chinesa parece uma versão modificada da clássica Honda CG125, mas funciona de forma totalmente elétrica. Seu motor tem 1500 W de potência e é alimentado por uma bateria de lítio-fosfato de 30 Ah.

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Motocicleta elétrica: painel solar no teto e turbina acoplada

O destaque do modelo está no teto da moto elétrica, que abriga um painel solar de 250 W e uma pequena turbina eólica montada acima dele. Não é um design tradicional, mas a ideia é gerar energia mesmo durante o uso. A turbina e o painel são fixados ao chassi e ao eixo traseiro com suportes laterais.

Conforme a ficha técnica, a moto elétrica pode atingir até 59 km/h de velocidade máxima e tem um alcance de 80 a 120 km em condições normais. Somente com energia solar e eólica, o alcance cai para cerca de 50 km. Ela também pode ser carregada na tomada, em um processo que leva de seis a oito horas.

Estrutura simples e peso surpreendente da motocicleta elétrica

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Créditos da imagem: YongLE Risheng

O modelo conta ainda com transmissão de três marchas, freios a disco nas duas rodas, garfo telescópico na dianteira e amortecedores hidráulicos na traseira. O peso total é de 133 kg, considerado leve diante dos componentes adicionais instalados.

Apesar da curiosidade técnica, não há dados concretos sobre o desempenho real da motocicleta elétrica. Os números divulgados não foram comprovados por testes públicos ou fontes independentes. Além disso, o design da turbina eólica levanta preocupações de segurança, especialmente no uso urbano.

Catálogo curioso da mesma fabricante

Outro produto da mesma empresa, o YLRS Fengchi160, mistura triciclo e motocicleta e traz um painel solar com duas turbinas eólicas no topo. O portfólio da YongLE Risheng também inclui barcos elétricos, carrinhos de golfe e pequenos veículos movidos a energia solar.

Não há preços disponíveis no site da fabricante. Fora da China, a aceitação do modelo CG pode esbarrar em regras locais, principalmente devido à turbina acoplada. Ainda assim, o projeto da motocicleta elétrica chinesa demonstra o quanto ideias diferentes ainda encontram espaço no mundo dos veículos elétricos.

Com informações de New Atlas.

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Romário Pereira de Carvalho

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