1. Início
  2. / Energia Solar
  3. / Uma Araucária Solar, com 5 metros de altura e 8 metros de largura, foi instalada em cidade do Paraná, unindo sustentabilidade e arte
Localização PR Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Uma Araucária Solar, com 5 metros de altura e 8 metros de largura, foi instalada em cidade do Paraná, unindo sustentabilidade e arte

Publicado em 17/04/2025 às 18:41
Araucária Solar será inaugurada em São José dos Pinhais, unindo arte, energia renovável e educação ambiental em um monumento sustentável e interativo.
Araucária Solar será inaugurada em São José dos Pinhais, unindo arte, energia renovável e educação ambiental em um monumento sustentável e interativo. Imagem: Matheus Sebbens Rhinow
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Araucária Solar será inaugurada em São José dos Pinhais, unindo arte, energia renovável e educação ambiental em um monumento sustentável e interativo.

No próximo dia 24 de abril, São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, será palco de uma revolução sustentável: a inauguração da primeira Araucária Solar do Brasil.

O projeto une tecnologia, sustentabilidade e cultura em uma instalação artística de impacto social e ambiental, reforçando o compromisso da cidade com o futuro.

O que é a Araucária Solar?

A Araucária Solar é uma escultura de cerca de 5 metros de altura e 8 metros de largura, inspirada na árvore símbolo do Paraná.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Criada pelo artista visual André Baía, a obra foi instalada no Terminal Metropolitano Afonso Pena, um dos pontos de maior circulação da cidade, com fluxo diário de cerca de 30 mil pessoas.

A estrutura possui oito módulos solares fotovoltaicos, estrategicamente dispostos como se fossem folhas da árvore. Esses painéis captam energia solar durante o dia e a transformam em eletricidade.

A produção estimada é de 5.670 kWh por ano, o suficiente para abastecer cerca de 310 lâmpadas LED de 10W por cinco horas diárias, durante todo o ano.

Muito além de um monumento

Mais do que apenas gerar energia renovável, a Araucária Solar tem um propósito educacional e simbólico.

Segundo o artista André Baía, a instalação busca sensibilizar o público sobre a importância da sustentabilidade, do uso de energias limpas e da valorização da cultura local.

“A intenção da estrutura, além de se assemelhar a uma Árvore Araucária real e gerar energia limpa, é servir como uma ferramenta educacional que destaca a importância das energias renováveis, conservação da natureza e da cultura local”, destaca Baía.

Local estratégico e apoio coletivo

A escolha do Terminal Metropolitano Afonso Pena não foi por acaso. O local garante visibilidade e interação direta com a população, promovendo a educação ambiental de forma acessível e cotidiana.

A iniciativa é fruto da parceria entre a empresa ARBO e o Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais e patrocínio de empresas privadas como Simm, Brose, MHM, Eco Fibra e Aeroflex.

Educação para transformar

Além do monumento permanente, o projeto inclui oficinas gratuitas para estudantes da rede pública municipal, ministradas pelo próprio André Baía. Nessas atividades, os alunos aprenderão técnicas artísticas utilizando materiais recicláveis, incentivando o pensamento criativo e a consciência ecológica desde cedo.

Compromisso com o futuro

A prefeita Nina Singer celebrou a iniciativa e destacou o alinhamento com as diretrizes do município: “Recebemos a proposta de abrigar esse monumento em nosso município e prontamente aceitamos, pois está de acordo com o nosso compromisso de trazer arte, inovação e o desenvolvimento para São José dos Pinhais. A Araucária Solar é um ganho para todos os são-joseenses, que terão uma obra de arte que traz ganhos reais para o seu dia a dia”, afirmou.

Já o Diretor Presidente da SIMM Soluções, José Perales, ressaltou a importância de investir em projetos que unem tecnologia, energia renovável e responsabilidade social.

”A SIMM tem orgulho em patrocinar o projeto Araucária Solar, que simboliza inovação e sustentabilidade econômica, social e ambiental, pilares estes inseridos também nos valores de nossa empresa. Contribuir com uma solução que une arte, energia renovável e benefício social reafirma nosso compromisso com soluções inovadoras e sustentáveis”, comentou.

Inauguração da Araucária Solar

  • Data: 24 de abril (quinta-feira);
  • Às 10h da manhã;
  • Endereço: Av. Rui Barbosa, esquina com Rua Annelise Gellert Krigsner – Bairro Iná, São José dos Pinhais (próximo ao Aeroporto Afonso Pena).

A Araucária Solar não apenas embeleza a cidade, mas também inspira mudanças reais no modo como nos relacionamos com o planeta.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Andriely Medeiros de Araújo

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o CPG — Click Petróleo e Gás.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x