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Montadora chinesa investe em troca rápida de bateria como alternativa para acabar com a espera na recarga de carros elétricos

Publicado em 06/08/2025 às 10:32
Baterias, Carros elétricos
Imagem: Divulgação
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Montadora chinesa investe em estações de troca automatizadas, descontos e assinatura de bateria para expandir serviço a diversos países até 2025

Enquanto motoristas de carros elétricos passam horas em recarga, a Nio aposta em um método diferente: trocar a bateria descarregada por outra cheia.

A operação acontece nas Power Swap Stations, pontos de troca automatizados que substituem a bateria em menos de cinco minutos.

Além da rapidez, a montadora chinesa oferece descontos expressivos para clientes que adotam o serviço.

Em abril deste ano, a Nio contabilizava 3.354 estações ativas, a maioria na China. Até o fim de 2025, a meta é alcançar mil unidades em países como Noruega, Alemanha, Suécia e Emirados Árabes Unidos.

Tecnologia de quarta geração

As estações começaram a operar de forma experimental em 2018 e já estão na quarta geração.

Instalações semelhantes a contêineres permitem montagem até em estacionamentos de shoppings. Ao chegar com um veículo Nio, o sistema multimídia alerta o condutor, que autoriza o início do processo.

Sensores do carro e da cabine se comunicam para posicionar o veículo com precisão. Braços mecânicos removem a bateria descarregada e instalam outra carregada. Todo o procedimento é automático.

Assinatura de bateria

A Nio oferece até R$ 100 mil de desconto na compra do carro para quem optar pela bateria por assinatura.

Nesse formato, o cliente adquire apenas o veículo. A bateria continua sendo propriedade da montadora.

O dono pode recarregar por cabo normalmente, mas para usar as Power Swap Stations precisa pagar cerca de R$ 900 por mês.

Em caso de revenda, é necessário transferir a assinatura ou quitar a diferença do desconto recebido.

Manutenção constante das baterias

A cada troca, a Nio inspeciona todos os módulos removidos. Células defeituosas são substituídas por robôs, garantindo autonomia equivalente à de fábrica.

Um estudo da Universidade de Administração de Singapura aponta que o modelo é vantajoso para todos: mais vendas com preços menores e receita contínua com assinaturas.

Eficiência energética e parcerias

Em países com alta geração de energia renovável, a Nio otimiza a recarga das baterias armazenadas em horários de menor demanda. Um exemplo é o período noturno, quando há excesso de energia eólica.

Além disso, a Nio fechou parceria com a CATL, maior fabricante de baterias automotivas do mundo. O objetivo é padronizar tamanho e encaixe, permitindo que veículos de diferentes marcas usem estações de troca. Chery, Geely e GAC já desenvolvem modelos compatíveis.

Novos formatos de recarga

Entre as possibilidades, a Nio e a CATL estudam oferecer “eletricidade aditivada”, permitindo ao consumidor pagar conforme autonomia e tempo de recarga. Isso pode atender motoristas que circulam em áreas sem estações.

Segundo a CATL, o custo real de eletricidade pode chegar a R$ 0,07 por quilômetro. A previsão é que, até 2030, um terço das recargas globais seja feito por meio dessa tecnologia.

Com informações de UOL.

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Romário Pereira de Carvalho

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