1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Um enorme tesouro de moedas de ouro e prata do século XV descoberto em Israel
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Um enorme tesouro de moedas de ouro e prata do século XV descoberto em Israel

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 26/01/2025 às 20:52
tesouro, moedas de ouro, moedas, Israel
Foto: Reprodução

Arqueólogos em Israel encontraram um tesouro impressionante de moedas de ouro e prata datadas do século XV. Confira os detalhes!

Arqueólogos em Israel fizeram uma descoberta impressionante nas ruínas de uma antiga sinagoga localizada perto do Mar da Galileia: um tesouro de 364 moedas de ouro e prata datadas do século XV.

A descoberta, realizada no sítio arqueológico de Huqoq, revela detalhes fascinantes sobre o comércio e a economia da região durante o período medieval.

O contexto da descoberta em Israel

O tesouro foi encontrado dentro de dois jarros escondidos sob um muro desabado da sinagoga.

Segundo o arqueólogo Robert Kool, curador do departamento de moedas da Autoridade de Antiguidades de Israel, a coleção contém principalmente moedas provenientes da Veneza medieval e do sultanato mameluco, que governava a região na época.

A datação das moedas sugere que foram depositadas entre 1438 e 1457, com base em análises arqueológicas e na cronologia das moedas encontradas.

O tesouro de moedas quando foi descoberto pela primeira vez em Israel. Por que foi depositado perto da sinagoga medieval é um mistério.

A origem das moedas

Grande parte das moedas venezianas data do período em que Francesco Dandolo era doge de Veneza (1329-1339) até o governo de Francesco Foscari (1423-1457).

Essas moedas trazem a imagem de São Marcos Evangelista, figura bíblica tradicionalmente associada ao Evangelho de Marcos, e inscrições em latim com mensagens religiosas, como: “É a Ti, Cristo, que este Ducado é confiado, o qual Tu governas“.

Além das moedas venezianas, o tesouro de Israel inclui moedas cunhadas sob o reinado do sultão mameluco al-Ashraf Barsbay (1422-1438), que governava o Egito e a Síria.

Também foram encontradas moedas de outras regiões, como uma de prata da Sicília, cunhada durante o reinado de Jaime I (1285-1295), e até mesmo uma moeda da Sérvia.

Uma das moedas de ouro encontradas no sítio arqueológico de Huqoq.

A importância econômica das moedas venezianas

Durante a Idade Média, as moedas venezianas eram amplamente aceitas no Mediterrâneo oriental como meio de pagamento.

De acordo com Kool, “no final do século XIV, os ducados venezianos eram a única moeda de ouro europeia aceita no Egito mameluco e na Síria“.

Isso demonstra a influência econômica de Veneza na região e a importância de sua moeda no comércio internacional.

Os mistérios que cercam o tesouro

Ainda não se sabe quem depositou o tesouro ou por que ele foi deixado na sinagoga. Algumas hipóteses sugerem que o dinheiro poderia ter sido arrecadado para reparos no edifício religioso ou pertencer a um comerciante viajante que nunca retornou para recuperá-lo.

Outra possibilidade é que as moedas tenham sido doadas por peregrinos que visitavam o túmulo de Habacuque, profeta bíblico mencionado na Bíblia hebraica, cujo local de sepultamento está situado próximo a Huqoq.

A sinagoga deixou de ser utilizada por volta de meados do século XV, e a estrutura entrou em colapso com o passar do tempo.

Com isso, o tesouro permaneceu oculto por séculos até sua descoberta em 2018. No entanto, devido ao risco de saques, sua existência só foi revelada publicamente anos depois, conforme relatou a professora Jodi Magness, da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, que liderou a escavação.

Com informações de American Journal of Numismatics.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x