Carro de luxo por menos de R$ 12 mil? Conheça o carro barato – Renault Laguna, que está presente no mercado de usados com vários equipamentos de série e autonomia surpreendente!
O Renault Laguna, um carro de luxo que pode ser encontrado por menos de R$ 12 mil, é frequentemente subestimado no mercado de veículos usados no Brasil. Com conforto e qualidade acima da média, esse hatch médio foi, injustamente, deixado de lado nos últimos anos. Neste artigo, destacamos a versão Renault Laguna RXE 2.0 16V NQ7 1997, uma opção acessível para quem busca luxo e economia no mercado de seminovos. Descubra por que esse modelo merece sua atenção e quais são seus principais diferenciais.
Carro de luxo da Renault é elogiado pelo seu design
O Renault Laguna foi lançado em 1993 com o objetivo de substituir o Renault 21. Por aqui ele chegou em 1995, a princípio importado pela CAOA, e a partir de 1997 pela própria Renault.
Em 1999 ele recebeu seu primeiro facelift, que lhe deu novos faróis de neblina circulares, novas lanternas, novo volante e encosto de cabeça e, o mais importante, o motor 2.0 FR4 no lugar do NQ7, que era o motor da Volvo Modular rebatizado.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
A primeira geração continuou oferecida no Brasil até 2001, quando o modelo deixou de ser importado e cedeu espaço ao Mégane.
No design do carro de luxo por menos de R$ 12 mil temos um comprimento de 4510 mm, largura de 1.750 mm, altura de 1.435 mm e distância entre-eixos de 2670 mm. O Renault Laguna conta com vários opcionais interessantes, sendo eles faróis de neblina original, aro 15 original com freio a disco nas 4 rodas.
Em seu interior, espaço não é problema para passageiros no banco traseiro. Eles contam com cintos de três pontos, apoio de cabeça, descansa-braço (embutido no encosto) e porta-objetos nas portas. Os vidros traseiros não abrem totalmente.
Renault Laguna chega aos 204 km/h
Entre os demais itens, o carro tem trio elétrico, computador de bordo (com sintetizador de voz em espanhol), ar-condicionado automático, controles de som no volante e controlador de velocidade, vários porta-objetos e bancos e volante revestidos de couro, entre outros itens de série.
Entre os equipamentos de segurança do carro de luxo por menos de R$ 12 mil, temos o já citado ABS, par de airbags infláveis dianteiros, terceira luz de freio, regulagem de altura dos faróis, limpador do vidro traseiro e faróis de neblina. É importante mencionar que há versões do Laguna com um aerofólio traseiro, teto solar, rodas de liga leve e para-choques na cor da carroceria, para dar um ar esportivo.
Em motorização, o carro da Renault entrega até 140 cavalos de potência a 6 mil RPM e 19 kgfm de torque a 4500 associados a um câmbio automático de 5 marchas. Em desempenho, o carro barato atinge um 0 a 100 km/h em 11,6 segundos e pode chegar aos 204 km/h. Já o consumo chega aos 9,5 km/l na cidade e 11,8 km/l no rodoviário.
Alguns defeitos encontrados no carro da Renault
O motorista desfruta uma boa visibilidade e posição de dirigir. Contudo, o porta-objeto lateral atrapalha o acesso às regulagens de altura e inclinação do assento e o ajuste lombar fica espremido entre o banco e o console central.
No trânsito, o câmbio provoca alguns trancos nas trocas de marcha. Como o carro da Renault embala com facilidade e o câmbio não reduz com rapidez nas frenagens, é necessário forçar bem o freio, que mostrou eficiência, graças aos discos nas quatro rodas e ao auxílio do ABS.
Vale destacar que um dos maiores benefícios do carro da Renault Laguna é a função diagnóstico, que avisa da ocorrência de problemas mecânicos, elétricos e eletrônicos. Por exemplo, se um defeito surgir no sistema de câmbio, será acusado pela voz feminina em espanhol: La caja de cambio está en sistema de securidad; favor dirigirse al concesionário más próximo.