UFMA está com milhares de vagas em um novo curso online gratuito. São 10 mil vagas com direito a certificado de conclusão.
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) anunciou nesta semana abertura de 10 mil vagas em um curso online gratuito. As oportunidades são para o curso de Comunicação Efetiva com a Pessoa com Deficiência Auditiva e Surda na Atenção Primária em Saúde.
O conteúdo do curso tem como foco profissionais da área da saúde, incluindo gestores e gerentes inseridos na Atenção Primária à Saúde. Entretanto, qualquer pessoa interessada no tema pode se inscrever para o curso online gratuito da UFMA.
Conheça melhor o curso online gratuito disponibilizado pela UFMA
Este curso com milhares de vagas lança o desafio de buscar por novas perspectivas para encontrar as diversas possibilidades de comunicação que uma pessoa com deficiência auditiva ou surda pode ter.
- Como transformar sua carreira em menos de dois anos? O SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos! Veja como participar do processo seletivo
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
- Que tal um curso gratuito de casa com R$ 2 mil no bolso? Ministério da Cultura oferece 1.000 vagas com bolsa em escrita literária!
- Que tal fazer um curso no Senai? Instituição abre quase 16 MIL vagas para diversos cursos em áreas do conhecimento, como administração, design gráfico, eletromecânica, informática, logística e marketing
Serão apresentadas peculiaridades da história da pessoa com deficiência auditiva e surda, as conquistas que a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência já alcançou, as formas de comunicação, assim como a influência das perdas auditivas no processo de comunicação e as possibilidades de restabelecimento do fluxo de comunicação com o uso de tecnologias assistivas.
Desta forma, o aluno será capaz de reconhecer algumas estratégias de cuidado para a oferta de serviços mais inclusivos pelos profissionais da Atenção Primária em Saúde. Entre os temas que serão abordados estão:
- Surdo Mudo é coisa do passado: Aqui será desmistificado a comunicação com a pessoa com deficiência auditiva e ou surdez.
- Comunicação, perda auditiva e atenção à saúde da pessoa com deficiência auditiva e ou surda: uma inter-relação necessária.
- Promovendo mudanças: comunicação inclusiva nos serviços de Atenção Primária à Saúde.
Ao final do curso, o aluno aprovado em uma das vagas terá a capacidade de reconhecer a comunicação efetiva com a pessoa com deficiência auditiva e surda nos serviços de Atenção Básica, levando em conta as possibilidades comunicativas.
Saiba como se inscrever no curso online gratuito da UFMA
Os interessados em concorrer a uma das vagas do curso gratuito da UFMA devem acessar o site de inscrições, realizar um cadastro com dados básicos, preencher um formulário eletrônico e confirmar a matrícula.
O curso online gratuito possui uma carga horária de 180 horas. As inscrições e matrículas podem ser realizadas até o dia 11 de agosto. A formação começará já no dia 5 do mesmo mês e está prevista para encerrar no dia 11 de setembro.
O curso é totalmente virtual e assíncrono, possibilitando que o aluno estude em seu próprio horário e acompanhe as aulas de qualquer lugar. Neste curso da UFMA, o participante terá direito ao acesso de vídeos, e-books, podcasts, infográficos interativos, questionários e material em PDF.
Estratégias de avaliação e Certificado da UFMA
A avaliação será composta por atividades formativas e somativas. As atividades formativas serão distribuídas ao longo dos recursos educacionais e não geram notas, entretanto ajudam na verificação da aprendizagem, como a Situação de Aprendizagem Pré e Pós-teste.
Já as atividades somativas são aquelas que contabilizam nota. O ambiente virtual de aprendizagem disponibilizará uma tentativa para responder à Situação de Aprendizagem, até duas tentativas para as atividades formativas e três tentativas para responder a cada atividade somativa.
Para a certificação neste curso online gratuito da UFMA, é necessário concluir os 3 módulos disponíveis, de 60 horas cada, visto que a certificação será correspondente à carga horária total de 180 horas. Para a emissão do certificado, o aluno deve obter nota igual ou superior a 70 na média final do curso, levando em conta as notas obtidas em cada um dos três módulos, de acordo com as Estratégias de Avaliação.