A fabricante Multinacional alemã de turbinas eólicas, Nordex está aplicando investimentos em solo brasileiro para alavancar a indústria de energia eólica
A Nordex oferece excelentes condições em turbinas eólicas, sendo a energia eólica uma das fontes de energia mais importantes do país. Em meados de 2020, a capacidade instalada no Brasil chegava a 16 GW. Isso representa um aumento significativo nos últimos anos e tem visto o setor de energia eólica se tornar um elemento cada vez mais importante do mercado elétrico brasileiro. Depois da energia hidrelétrica, a energia eólica é hoje o segundo maior componente da matriz de geração de eletricidade brasileira, colocando o segundo maior país da América do Sul entre os líderes globais no campo das energias renováveis.
Leia também
- Multinacional alemã vai investir R$60 mi para produção de turbinas de energia eólica no Brasil
- Petrobras e Governo federal bem próximos de concordância sobre Cessão Onerosa.
- Energia eólica é responsável por mais de 19 mil empregos no Brasil
- No RJ, empresa de O&G inicia programa para jovens engenheiros
O poder das turbinas eólicas da Nordex
As turbinas eólicas da Nordex podem gerar significativamente mais eletricidade nas condições brasileiras do que em muitos outros países. Na verdade, devido às excelentes condições de vento, o fator de capacidade médio de uma usina eólica no Brasil pode chegar a 50 por cento – significativamente acima da média global. A título de comparação, em outros países, esse valor é tão baixo quanto 25 por cento (Fonte: ABEEólica).
Velocidades médias do vento, altamente favoráveis à geração de energia eólica onshore, podem ser encontradas principalmente na Região Nordeste do Brasil, onde o terreno litorâneo é plano.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
No estado do Piauí, o Grupo Nordex está construindo seu maior projeto de turbinas eólicas até o momento, o parque eólico Lagoa dos Ventos, com 716 MW. O Grupo também fabrica as torres de concreto das turbinas AW125/3000 e AW125/3150 em sua própria instalação de produção de torre, que fica bem próximo ao local da obra, reduzindo também os custos logísticos e acelerando a construção. Além disso, o interior do país e seus planaltos também oferecem um potencial significativo para projetos de grande porte.
Perspectiva otimista para a indústria de energia eólica do Brasil
Nos últimos três anos, o mercado brasileiro de eletricidade evoluiu de um mercado de leilões para um mercado livre de energia. Como resultado, os contratos de compra de energia (PPAs) continuam a crescer em importância.
Devido aos excelentes recursos em turbinas eólicas do país e ao fato de que, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a energia eólica representa uma fonte de energia de custo comparativamente baixo, a capacidade instalada de energia eólica deve continuar a crescer em aprox. 2,5 – 3 GW por ano.
O Grupo Nordex possui atualmente mais de mil funcionários no Brasil e, com seu atraente portfólio de produtos, está idealmente posicionado para atender às necessidades dos clientes e cumprir os requisitos do projeto.