Na manhã de quinta-feira (10) em São Luís, foi concluído o transporte da turbina geradora de energia, que teve assim destino ao município de Santo Antonio dos Lopes, no interior do Maranhão, para o Complexo Termoelétrico Eneva.
O transporte da turbina gigante do Complexo Termoelétrico Eneva começou no dia 13 do mês de outubro, nos EUA, mais precisamente no Porto de Albany, e chegou no Porto do Itaqui no dia 23 de outubro. Logo após reuniões, sobre tratamento e montagem das equipes PRFs, de engenheiros, técnicos e demais profissionais, a turbina deixou o Porto do Itaqui no dia 27 de novembro, em direção ao Complexo Termoelétrico Eneva.
Leia também
A turbina da Eneva foi transportada por um veículo com mais de 100 metros, sendo escoltada por um grande aparato de batedores e de uma ponte metálica modular, que é utilizada para o atravessamento em pontes de concreto ao longo da BR-135.
O equipamento será destinado a UTE Parnaíba V, usina do Complexo Termelétrico Eneva na região, num projeto de eficiência energética que vai gerar mais de 385 MW no estado, sem consumo adicional de gás.
- Energia em Alta: Eneva Alcança Resultados Recordes no Terceiro Trimestre
- Adeus carvão, olá futuro! Termelétrica do Pecém anuncia transição bilionária e promete se tornar referência nacional em energia sustentável
- Governo em alerta: Petrobras planeja recompra de refinaria vendida por US$ 1,8 bilhão em 2021
- Petrobras diz ‘que não’, nega acordo e propõe revisão de venda de refinarias ao Cade em meio a mudanças no mercado!
Deslocamento da turbina até o Complexo Termoelétrico Eneva ocorreu de forma diurna, nos 3 primeiros dias
Foram mais de 300km percorridos, por volta de 14 dias, o que foi um a menos do que o previsto. O deslocamento foi feito de forma diurna nos três primeiros dias. Nos dias seguintes os deslocamentos ocorreram de forma noturna, sendo das 23h às 5h. ao final, o transporte da turbina com destino ao Complexo Termelétrico Eneva retomou o percurso de forma diurna, sendo concluído às 9h desta quinta-feira (10).
Após todo o trajeto da turbina até o Complexo Termoelétrico Eneva, as equipes que participaram da viagem se cumprimentaram e posaram pra foto coletiva. O transporte foi considerado um sucesso com pouquíssimos imprevistos.