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Túnel mais longo do mundo tem 57,1 km de extensão, atinge 2.450 metros de profundidade, levou quase 17 anos para ficar pronto e permite trens a 200 km/h

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 20/09/2025 às 09:42
Túnel mais longo do mundo: Túnel de São Gotardo tem 57,1 km, 2.450 m de profundidade, 17 anos de construção e trens a 200 km/h.
Túnel mais longo do mundo: Túnel de São Gotardo tem 57,1 km, 2.450 m de profundidade, 17 anos de construção e trens a 200 km/h.
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Obra suíça atravessa os Alpes com tecnologia avançada, dois tubos paralelos, segurança reforçada e transformou a mobilidade entre o norte e o sul da Europa.

A engenharia moderna transformou a forma como as pessoas e as mercadorias se deslocam pelo continente europeu. Entre arranha-céus, pontes e viadutos impressionantes, um projeto em especial se destaca por sua grandiosidade: o Túnel de Base de São Gotardo, na Suíça. Com 57,1 quilômetros de extensão, ele é considerado o túnel ferroviário mais longo do mundo.

Uma obra que atravessa os Alpes

O túnel cruza os Alpes Suíços de ponta a ponta. Ele possui dois tubos paralelos, cada um com uma linha ferroviária própria, conectados por passagens de segurança distribuídas a cada 325 metros. No total, o projeto inclui cerca de 152 quilômetros de galerias e conexões subterrâneas.

O início da construção ocorreu em 1999, depois de anos de estudos e perfurações exploratórias. O primeiro grande marco veio em 2010, quando as equipes celebraram o encontro das escavações do tubo leste. Já em 2011, foi a vez do tubo oeste ser concluído.

A inauguração oficial aconteceu em junho de 2016, marcando o início de uma nova era para o transporte europeu.

Profundidade e desafios extremos

Em alguns trechos, o túnel chega a estar sob 2.450 metros de rocha, o que o torna também o mais profundo já construído. Essa condição exigiu tecnologia avançada para lidar com pressão, calor e ventilação. Além disso, milhares de trabalhadores participaram da obra, que exigiu um planejamento meticuloso e soluções inéditas em engenharia.

Velocidade e eficiência no transporte

O Túnel de Base de São Gotardo permite que trens de passageiros operem a 200 km/h, com capacidade técnica de até 250 km/h. Já os trens de carga circulam a velocidades menores, mas com segurança garantida pelos sistemas modernos de monitoramento e proteção contra incêndios.

A nova rota reduziu em cerca de uma hora o tempo de viagem entre Zurique e Milão, beneficiando tanto turistas quanto o comércio.

O impacto logístico e econômico é significativo, já que a Suíça ocupa posição estratégica no corredor que liga o norte ao sul da Europa.

Mais do que um recorde, o túnel suíço representa inovação, integração e eficiência. Ele mostra como a engenharia pode superar barreiras naturais e oferecer soluções de mobilidade que conectam países, economias e pessoas em grande escala.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

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