1. Início
  2. / Geopolítica
  3. / Trump intensifica deportações e México reforça fronteira em meio à acordo político
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Trump intensifica deportações e México reforça fronteira em meio à acordo político

Escrito por Sara Aquino
Publicado em 07/02/2025 às 15:48
México recebe 11 mil imigrantes deportados dos EUA após novas medidas de Trump e reforça fronteira com tropas para conter imigração ilegal.
Foto: IA
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

México recebe 11 mil imigrantes deportados dos EUA após novas medidas de Trump e reforça fronteira com tropas para conter imigração ilegal.

Desde que Donald Trump reassumiu a presidência dos Estados Unidos da América (EUA), em 20 de janeiro, o governo mexicano registrou a deportação de quase 11 mil imigrantes enviados de volta ao México.

A informação foi confirmada pela presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, nesta sexta-feira (7).

Desses imigrantes, aproximadamente 2.500 são de outras nacionalidades, demonstrando o impacto das novas políticas migratórias americanas na América Latina.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Acordo entre México e EUA: Fronteira reforçada

No início da semana, Sheinbaum firmou um acordo com Donald Trump para evitar a imposição de tarifas comerciais que os Estados Unidos planejavam aplicar sobre produtos mexicanos.

Em contrapartida, o México aceitou reforçar sua fronteira com milhares de agentes da Guarda Nacional, com o objetivo de conter o fluxo de imigrantes ilegais que tentam atravessar para os Estados Unidos.

Milhares de soldados mexicano na fronteira

Como parte do compromisso assumido, o governo mexicano enviou aproximadamente 10 mil soldados para a região fronteiriça.

As tropas estão concentradas em pontos considerados estratégicos para imigração ilegal, tráfico de drogas e de armas, como os estados de Baja California, Sonora e Tamaulipas.

Autoridades mexicanas afirmam que essa ação é essencial para frear o tráfego clandestino na região e manter relações comerciais estáveis com os Estados Unidos.

Contudo, analistas alertam que a forte presença de tropas na fronteira pode deixar outras áreas do México vulneráveis à violência e ao crime organizado.

O reposicionamento de efetivos levanta preocupações sobre a segurança interna do país.

Repatriação e questão humanitária

A presidente mexicana também destacou que muitos imigrantes deportados estão sendo repatriados para seus países de origem, como Honduras.

Segundo Sheinbaum, o processo tem sido conduzido de maneira voluntária, com transporte aéreo e terrestre oferecido pelo governo mexicano.

“É voluntário. Nós os acompanharemos para que possam retornar aos seus países com segurança”, afirmou a mandatária.

Impactos políticos e econômicos

A política migratória de Trump tem gerado debates tanto nos Estados Unidos quanto no México.

Para especialistas, a manutenção do acordo entre os dois países evita uma guerra comercial que poderia colocar a economia mexicana em recessão e elevar os preços de produtos mexicanos no mercado americano, como automóveis e caminhões.

Ao mesmo tempo, a intensificação das deportações e o reforço da segurança na fronteira trazem um novo capítulo para a relação entre os dois países, com o México desempenhando um papel fundamental na estratégia de contenção da imigração indocumentada.

O desdobramento dessas medidas continuará sendo acompanhado de perto, à medida que Trump implementa sua política de segurança nas fronteiras e o México busca manter estabilidade econômica e diplomática.

Fontes:

CNN Brasil: Primeiros soldados do México chegam à fronteira após acordo com EUA;

CNN Brasil: Quase 11 mil pessoas foram deportadas para o México desde a posse de Trump

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Sara Aquino

Farmacêutica Generalista e Redatora. Escrevo sobre Empregos, Cursos, Ciência, Tecnologia e Energia. Apaixonada por leitura, escrita e música.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x